https://periodicos.uff.br/enfil/issue/feedRevista Enfil2023-04-05T21:17:02+00:00Reginaldo Scheuermann Costavermelhocosta@yahoo.com.brOpen Journal Systems<p>A <em>Revista Enfil</em> é uma publicação científica semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação – NuFiPE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publicamos pesquisas diversas no campo da Educação Popular, estudos críticos sobre trabalho, capitalismo e emancipação humana, assim como a relação entre trabalho e educação. Contatos: revistaenfil@gmail.com </p> <p><strong>ISSN:</strong> 2317-6628</p> <p><strong>Qualis B2</strong></p>https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57994ENTREVISTA COM DERMEVAL MARINS, COORDENADOR GERAL DO SEPE-RJ2023-04-05T20:59:24+00:00Reginaldo Costavermelhocosta@yahoo.com.br2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57962EDITORIAL2023-04-03T16:24:24+00:00Luiz Augusto Gomesluiz.augusto1201@gmail.comReginaldo Costavermelhocosta@yahoo.com.brRodrigo Gomesrlimarg@yahoo.com.br<h1>EDITORIAL</h1>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57996DOSSIÊ: EDUCAÇÃO NA PANDEMIA 2023-04-05T21:17:02+00:00Marcela Maria Almeida Silva revistaenfil@gmail.comSérgio Miguel Turcatto revistaenfil@gmail.com<p>Apresentação</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57465AS LUTAS PEDAGÓGICA E DE PROJETO DE EDUCAÇÃO DO SEPE-NITERÓI DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19 (2020-2021)2023-03-01T18:57:04+00:00Diogo Henrique Araujo de Oliveiradioguinhu.dsb2@gmail.com<p>Este artigo busca inventariar e intentar uma primeira sistematização das lutas pedagógica e de projeto de Educação, desenvolvidas pelo Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação do Rio de Janeiro – Núcleo Niterói (SEPE-Niterói) no contexto da pandemia de COVID-19, considerando o período de março a dezembro de 2020. O trabalho compõe uma agenda de pesquisas do autor sobre as lutas da classe trabalhadora sobre o direito à educação e projetos contra-hegemônicos, emancipatórios, que emergem das lutas da classe trabalhadora, em especial dos Profissionais da Educação do Estado do Rio de Janeiro e da cidade de Niterói. Num primeiro momento, inventariamos as bases das lutas pedagógica e de projeto educacional do SEPE-Niterói, em seguida focamos nas formulações construídas no contexto da pandemia de COVID-19. Percebemos a potencialidade das lutas dos Profissionais da Educação na construção de projetos alternativos à dominação burguesa.</p> <p><strong>Palavras-chave: </strong>Luta pedagógica. Sindicato. Pandemia.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57397ESTÁGIO SUPERVISIONADO NO PERÍODO DE PANDEMIA2023-02-12T21:36:37+00:00Cícera Maria Mamede Santos cicera.mamede@ufca.edu.brFrancione Charapa Alvesfrancione.alves@ufca.edu.br<p>Este trabalho tem por objetivo tecer considerações acerca do Estágio Supervisionado dos cursos de Licenciatura da Universidade Federal do Cariri em relação ao período de pandemia. Esta é uma pesquisa de abordagem qualitativa e ampara-se no método bibliográfico e documental, O estudo aponta que ao refletir sobre o estágio, os atos normativos, a realidade de uma instituição pública, e todas as situações desafiadoras vivenciadas no período de pandemia, impactam diretamente na formação docente, na consciência de atitudes e, principalmente, no ser professor e sua atuação pedagógica e cidadã.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57421ENSINANDO E APRENDENDO NO OLHO DO FURACÃO: PERCEPÇÕES E REPRESENTAÇÕES SOBRE A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM NA PANDEMIA DE COVID-19 EM PORTUGAL2023-03-01T19:10:27+00:00Silvana Ramos Lentosilvana.lento@sme.pmf.sc.gov.brSilvanaMarília Evangelina Sota Favinhamfavinha@uevora.ptMarília Favinhamfavinha@uevora.pt<p>Este artigo é um desdobramento da dissertação de mestrado intitulada “O Impacto da Pandemia de COVID-19 na Qualidade da Aprendizagem dos Alunos: Perceções e Representações da Equipa Diretiva e dos Professores num Agrupamento de Escolas do Alentejo”<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>, defendida na Universidade de Évora, em Portugal, no ano de 2022. O contexto de estudo é um agrupamento de escolas no Alentejo, que recorreu ao ensino a distância maioritariamente por computador, para seguir com a aprendizagem dos alunos no primeiro momento da pandemia. A metodologia serviu-se de método misto com triangulação de resultados, fez recurso à Matriz SWOT, apoiando-se em bibliografia específica. Os dados apontam para o alcance das metas estabelecidas no Plano de Ensino a Distância <em>online</em>, evidenciando ameaças e oportunidades, com indicação de que o período pandêmico tem proporcionado lições em gestão e docência.</p> <p><strong> </strong></p> <p> </p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1"></a> </p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57445PANDEMIA E TRABALHO REPRODUTIVO2023-03-01T19:12:57+00:00LOUIZE HELENA MEYER FRANCAlouizehmf@gmail.comAna Pereira dos Santos Rochaanarochaarthur@gmail.comNorivan Lustosa Lisboa Dutranoridutra@gmail.comMarcela Ferreira Oliveira3126566@etfbsb.edu.br<p>O estudo remoto e o trabalho reprodutivo (popularmente conhecido como trabalho doméstico) tornou-se uma realidade imposta para as estudantes de diferentes cursos do Instituto Federal de Brasília (IFB) a partir do primeiro semestre de 2020. Essa imposição aconteceu devido ao comunicado da Organização Mundial da Saúde alertando sobre o crescimento acelerado de uma doença infecciosa que se espalhava por diferentes países, causada pelo vírus SARS-CoV-2. 2. A pandemia da COVID-19 estava instalada e a população precisou adaptar-se ao novo contexto, é, portanto, sobre essa temática que o presente estudo se desenvolve. Trata-se de uma investigação sobre como o estudo remoto afetou as relações familiares, acadêmicas e as jornadas de trabalho das discentes do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) do IFB. O estudo é do tipo misto (quantitativo e qualitativo) e utilizou questionário para coleta de dados. Os resultados da pesquisa apontam que a maioria das respondentes é mulher negra ou parda, com idade entre vinte e seis a trinta anos, tem filho/s(as) em idade escolar, e este último caracteriza ao menos jornada dupla de trabalho. Sentem falta de dedicar tempo à família e relatam dificuldade em manter uma rotina de estudos e conciliar os estudos remotos com as demandas do lar. Estima-se que os resultados deste trabalho provoquem novas inquietações e questionamentos, de modo a impulsionar as discussões e, consequentemente, novos estudos e novas pesquisas.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/56091LUTAR, RESISTIR E ESPERANÇAR: O PENSAMENTO FREIRIANO NO BICENTENÁRIO DA INDEPENDÊNCIA BRASILEIRA2022-11-22T16:25:03+00:00Nayara Alves Macedonayara_macedo@yahoo.com.brMaria Tereza Goudard Tavaresmtgtavares@yahoo.com.brFlorentino Maria Lourençoflorentinomarialourenco@gmail.com<p><strong>Resumo: </strong></p> <p>O presente artigo, escrito em <em>tempos sombrios</em> e ao mesmo tempo esperançosos no Brasil, a exatamente dez dias das eleições presidenciais, objetiva reiterar forças e energias utópicas para afirmar a nossa palavra enquanto docentes que trazem a “escola na alma”, em diálogo com Paulo Freire. Compreendemos que, apesar da tristeza e da indignação por conta do contexto político, econômico e epidemiológico no país, na América Latina e África, torna-se fundamental afirmar processos de luta e esperança como matéria-prima de afirmação da vida e construção de projetos de soberania nacional. </p> <p><strong>Palavras-chave:</strong> Pensamento Freiriano; Pedagogias do Sul; Redes de Resistência.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/56675A SOBRECARGA DAS MULHERES NA EDUCAÇÃO BÁSICA DURANTE A PANDEMIA DE COVID-192022-12-13T14:46:25+00:00Marcela Almeidammasmarcela@gmail.comVanessa Cabralnessacabral@gmail.com<p>O presente artigo aborda o tema da sobrecarga vivida pelas mulheres na educação básica, no contexto da pandemia de COVID-19 (2020-2021), período em que experenciamos, como mulheres e educadoras, um aumento da nossa -- desde sempre -- extenuante jornada de trabalho, a qual aglutina, de forma estrutural, conforme nos alerta Silvia Federici, trabalho doméstico e trabalho profissional. À luz das reflexões da referida autora e também das análises empreendidas por Byung Chul-Han e Françoise Vergès, procuraremos delinear os traços principais dessa sobrecarga, enfocando as experiências por nós vivenciadas nas redes municipal de educação de Niterói e estadual do RJ, onde atuamos, elencando a diversidade de práticas estruturalmente opressoras que nos atravessam cotidianamente.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57219A PERCEPÇÃO DOS DOCENTES SOBRE O TRABALHO NA PANDEMIA DE SARS-COV-2 NO RIO DE JANEIRO2023-02-06T12:49:41+00:00DAISE SILVA DOS SANTOSdaisesilva90@gmail.com<p>Compreender a perspectiva dos docentes em relação às modificações que ocorreram no seu trabalho com a pandemia de SARS-CoV-2 é o principal objetivo desse trabalho. Trata-se de uma pesquisa de natureza descritiva por meio de uma abordagem qualitativa. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário composto por perguntas abertas e fechadas, disponibilizado por link do <em>Google Forms</em> em grupos de professores, colegas de trabalho e estudo nas redes sociais. Foram coletadas informações de 22 professores de escolas públicas de educação básica no estado do Rio de Janeiro, nas esferas municipal, estadual ou federal, que atuaram na durante o período da pandemia. A partir dos dados coletados foram elaborados gráficos para algumas questões, além da análise de conteúdo. Com isso, tornou-se possível identificar alguns fatores de realização e/ou (in)satisfação profissional durante o período, o quanto isso impactou no trabalho docente e como a gestão escolar se mobilizou para estimular os docentes.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57393PRÁTICA DOCENTE NO CONTEXTO DA PANDEMIA2023-03-01T19:03:42+00:00Charle Pazpazcharle4@gmail.com<p>Esta pesquisa propôs investigar a experiência docente no contexto da pandemia de Covid-19, a partir da experiência de professores do ensino fundamental, visando compreender os desafios e as possibilidades do processo de ensino-aprendizagem dentro desse contexto. A pesquisa é de natureza qualitativa, pelo seu viés humano, e de abordagem interpretativa. Para a coleta dos dados foi aplicado um questionário por meio do da plataforma <em>Google forms,</em> com 10 professores de uma escola da rede pública municipal de Teresina - PI. O estudo se caracteriza como estudo de caso. Os dados foram analisados com base na análise de conteúdo. Os resultados revelam que as transformações sociais sempre demandam mudanças na maneira como as pessoas aprendem e consomem informações, porém, o período pandêmico afetou as formas de ensinar e aprender em uma dimensão que não poderia ser prevista. A realidade vivenciada pelos professores mostrou o quanto esse período acentuou as desigualdades já existentes no contexto educacional brasileiro antes mesmo da pandemia, ainda não enfrentadas adequadamente pelos governos. O processo de inserção das tecnologias dentro desse contexto revelou um cenário incipiente quanto à disponibilidade de recursos tecnológicos para professores e alunos, bem como a necessidade de capacitação dos professores para atender as novas demandas do processo de ensino-aprendizagem.</p> <p> </p> <p> </p> <p>Palavras-chave: Pandemia; Ensino; Tecnologias; Desafios.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57255O NOVO PROFESSOR: O SABER DOCENTE ANTES, DURANTE E PÓS PANDEMIA DA COVID-192023-02-06T13:03:37+00:00José Ronaldo dos Santosjose.ronaldo@ufpe.brAna Lúcia Galvão Leal Chavesana.glchaves@ufpe.br<p><span style="font-weight: 400;">O presente artigo busca discutir o papel do professor antes, durante e depois da pandemia da Covid-19 e os saberes docentes necessários para uma formação sólida e inovadora. Sabemos que os impactos foram grandes para área da educação, especialmente para os professores que tiveram que se reinventar e adaptar-se em um período difícil e desafiador, pois tiveram que sair de sua rotina didática tradicional para uma cenário conflituoso, porém inovador. Sendo assim, este artigo tem como objetivo: analisar a construção do saber docente no percurso de formação que o professor desenvolveu no período de antes, durante e pós pandemia. Para a construção deste, usamos a pesquisa bibliográfica por base de alguns teóricos que são fundamentais para nossa inquietação acadêmica sobre o papel do “novo professor” no cenário educativo através de saberes docentes profissionais e humanos que possam colaborar para o processo de ensino e a aprendizagem.</span></p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57262A GESTÃO CURRICULAR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19 NA SECRETARIA DE ESTADO DE EDUCAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL NA PERSPECTIVA DA PEDAGOIA HISTÓRICO-CRÍTICA 2023-02-06T13:07:12+00:00FLAVIA DUARTEflaviapedagogica@gmail.com<p>Este artigo busca apresentar as características da gestão curricular no ensino remoto e, a partir de uma revisão bibliográfica, evidenciar a perspectiva da pedagogia histórico-crítica acerca desta modalidade de ensino. Neste aspecto, documentos norteadores elaborados pela Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal no ano de 2020 referentes ao retorno às atividades durante a pandemia do COVID-19 em substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais, permitiram reflexões acerca das grandes transformações na área educacional. Uma das grandes críticas que atravessam esse assunto se refere ao campo do currículo, que se encontra engessado nas relações de poder vigentes na sociedade, restringindo a capacidade autônoma de construção do conhecimento dos alunos. A crítica permeia a concepção da relação de poder exercida pelo currículo e a necessidade de uma prática fundamentada pelo pensamento relacionado a <em>práxis</em> indo ao encontro das ideias de emancipação educacional, uma das principais atribuições da escola pública. O referencial teórico empregado se deu por meio dos documentos existentes na página oficial da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, estudo do dicionário do pensamento marxista e autores referenciados na Pedagogia Histórico-Crítica como Saviani, Sacristán, Cury, Tomaz Tadeu e Newton Duarte.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57991OCUPA 114 – RESISTÊNCIA ESTUDANTIL EM UMA ESCOLA OCUPADA NA BAIXADA FLUMINENSE 2023-04-05T19:57:11+00:00Guilherme Xavier de Santanaguidesantana@gmail.com<p>O presente trabalho tem o objetivo de fazer um resgate do fenômeno das ocupações de escolas que aconteceram no Chile em 2006, e no Brasil em 2015 e 2016. No Brasil citamos as conjunturas de São Paulo e Goiás, até chegarmos no Rio de Janeiro para falarmos da principal e mais longa ocupação de escola na Baixada Fluminense. Utilizamos como base de interpretação e análise dos fatos e organização políticas dos estudantes a teoria política anarquista.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57362A OFENSIVA PRIVATISTA NO CONTEXTO DA PANDEMIA 2023-02-12T02:12:06+00:00RAMON MENDES DA COSTA MAGALHÃESramon.magalhaes@uemg.brRenata Spadetti Tuão spatuao@hotmail.comRodrigo de Azevedo Cruz Lamosa rodrigo1281@yahoo.com.br<p>Nesse artigo, procuramos apresentar alguns elementos que compõem a ofensiva privatista que vem aprofundando a precarização do trabalho docente no século XXI, evidenciando as questões que emergiram na conjuntura gerada pela pandemia causada pelo vírus SARS- COV-2. Para os trabalhadores da educação, a coerção sobre o trabalho docente foi imposta pela burguesia a partir do falso dilema entre a implementação do que vem sendo chamado de “Ensino Remoto” e o retorno presencial às atividades escolares antes do estabelecimento de condições seguras a esse retorno pelo Estado. Diante do exposto no artigo, identificamos a criação de uma frente móvel de ação composta por organizações empresariais, organismos supranacionais e organizações da sociedade civil que atua por dentro dos dispositivos de participação social institucionalizados, com o objetivo de garantir, de qualquer forma, o avanço da modalidade de EAD pela Educação Básica tanto na forma de Ensino Remoto, proposta para o período do isolamento social, quanto na forma híbrida, formulada para o contexto de flexibilização do isolamento. As consequências para o trabalho docente, se materializam em formas precarizadas e intensificadas de exploração, que faz com que os docentes recebam menos por suas atividades laborais enquanto tem seu tempo de trabalho ampliado, sua estrutura de trabalho custeada por meios próprios, seu espaço de trabalho transformado em fábrica de conteúdos. Apontamos a responsabilização docente como uma das estratégias desenvolvidas por essa frente móvel de ação, em convergência com as políticas neoliberais em curso, que oferecem condições para o aumento do adoecimento docente e para a desarticulação coletiva. </p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57111O IDEÁRIO NEOLIBERAL: A FORMAÇÃO DO SUJEITO EMPREENDEDOR2023-03-07T18:08:40+00:00Felipe Da Silva Duquefelipeduque@id.uff.br<p>O presente trabalho tem como ambição explorar a emergência do bloco neoliberal neoconservador a partir dos seus intelectuais formuladores, especialmente Ludwig von Mises e, diante disso, compreender sua proposição de formação para o ideário de um novo sujeito: o empreendedor. Nessa nova dinâmica, o Estado burguês assume a função de potencializar o homem empresa e desloca-lo de qualquer concepção que o sintonize a condição consciente de trabalhador, ou seja, o afasta de um propósito coletivo e transformador de mundo para o fortalecimento da meritocracia Nesta empreitada, o artigo se divide em três partes: uma breve introdução acerca da decadência do bloco histórico social democrata keynesiano, a formulação do pensamento de Mises para a construção desse novo sujeito e, por fim, comentários reflexivos em torno do que foi acumulado.</p>2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/55756FORMAÇÃO PROFISSIONAL: UMA ANÁLISE DA ATUAÇÃO DO PROGRAMA FORMARE (2019-2022)2022-08-31T00:21:23+00:00Livia Moreiramoreiralivia@id.uff.br2023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/57961EXPEDIENTE2023-04-03T16:17:00+00:002023-04-05T00:00:00+00:00Copyright (c) 2023