https://periodicos.uff.br/enfil/issue/feedENCONTROS COM A FILOSOFIA - ISSN 2317-66282021-01-24T13:47:44+00:00Reginaldo Scheuermann Costavermelhocosta@yahoo.com.brOpen Journal Systems<p>Encontros com a Filosofia é uma revista semestral vinculada ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação - NuFiPE - UFF</p>https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47813LENDO GRAMSCI EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19 2020-12-23T00:32:27+00:00Ana Loleanalole@gmail.comRodrigo Lima Ribeiro Gomesrlimarg@yahoo.com.br2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/45644CINCO CRISIS Y UNA PANDEMIA2020-10-12T21:11:27+00:00Javier Balsajjbalsa@unq.edu.ar<p>En este artículo, en primer lugar, se caracteriza la situación de crisis de hegemonía que existía en el mundo con anterioridad a la llegada del Covid-19. Se la considera una crisis por falta de proyectos que procurasen realmente la hegemonía, ya que existe una crisis de los proyectos socialista, neoliberal y de conciliación de clases. En segundo lugar, se formulan algunas hipótesis sobre cómo podría estar incidiendo la pandemia en este contexto. Y, finalmente, se presentan tres posibles escenarios para la pospandemia.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/44549UMA LEITURA GRAMSCIANA DA CONJUNTURA INTERNACIONAL DA PANDEMIA NA PERSPECTIVA DAS RELAÇÕES DE FORÇA2020-10-22T13:54:25+00:00Rodrigo Duarte Fernandes dos Passosrodrigo.passos@unesp.br<p>O texto buscar apresentar respostas preliminares para as seguintes questões: 1) Em termos gramscianos, a pandemia de COVID-19 apresenta elementos suficientes para uma nova periodização histórica? 2) Em nível preliminar, qual o seu impacto e significado como conjuntura internacional e como parte de um processo mais amplo? A hipótese preliminar a ser defendida aponta ser a conjuntura histórica da pandemia em curso uma nova “tradução”, em sentido gramsciano, do fordismo enquanto hegemonia dos Estados Unidos, não se constituindo assim, enquanto evento conjuntural, numa ruptura de maio alcance que dê ensejo a uma nova temporalidade histórica em termos de uma grande transformação. A análise se baseia na metodologia histórica de Gramsci de relações de força.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/44536A RESTAURAÇÃO REACIONÁRIA NO BRASIL EM TEMPOS DE PANDEMIA2020-10-09T07:26:23+00:00LUCIANA ALIAGAlualiaga1@yahoo.com.br<p>Neste artigo buscaremos em primeiro lugar expor brevemente os principais argumentos daqueles que sustentam a interpretação do autoritarismo contemporâneo brasileiro como uma reedição do fascismo com novos contornos. Em seguida pretendemos utilizar o conceito de “revolução-restauração”, formulado por A. Gramsci nos <em>Quaderni del Carcere</em>, como modelo heurístico para interpretação do bolsonarismo como uma forma específica da restauração autoritária no Brasil.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/44509O INTELECTUAL ORGÂNICO DO BOLSONARISMO E O CASO DA PANDEMIA2020-10-09T07:27:32+00:00Claudio Reisclaudio.reiss@yahoo.com.br<p>O bolsonarismo busca ser um movimento integral, tanto para dentro quanto para fora do Brasil. O seu posicionamento, diante da história, é restaurador, ou seja, reacionário. Olavo de Carvalho é o autor que fornece grande parte da visão de mundo dos bolsonaristas. Em sua obra, este movimento encontra formulações sobre os mais variados temas. Ele busca se afirmar como um filósofo capaz de dar respostas sobre todo e qualquer aspecto da vida social. Neste contexto de pandemia, suas formulações gerais interferem na maneira como o Presidente da República se relaciona com os protocolos científicos.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47789SOCIEDAD Y ESTADO EN LA PANDEMIA ACTUAL: ANÁLISIS CON GRAMSCI2020-12-22T18:31:53+00:00Lucio Oliveroliverbar@hotmail.com<p>En América Latina la crisis de salud provocada por la presencia del coronavirus adquiere un color particular al pasar por un prisma económico e ideológico político en cada sociedad. No obstante, en general es un elemento que incide acentuando los problemas de las actuales crisis de hegemonía del Estado que experimentan varios países de América Latina y que afecta las prospectivas como región. La normalidad latinoamericana es de crisis orgánica del Estado a nivel regional y es con referencia a esa normalidad que buscamos analizar el impacto del fenómeno viral actual con algunas referencias a la luz que al respecto puede proporcionar el pensamiento crítico de Gramsci.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47792GRAMSCI E A CONSTRUÇÃO/ATIVAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL CONTEMPORÂNEA2020-12-22T18:50:17+00:00Telma Cristiane Sasso de Limatelma.lima@fsso.ufal.br<p>Qual o papel dos indivíduos na construção do(s) sujeito(s) histórico(s) que podem compor um programa popular dedicado à instauração de uma nova hegemonia/vontade coletiva? Através dessa indagação problematizamos o atual processo político brasileiro cuja efervescência remonta, desde 2013, a protestos de diferentes matizes ideológicos, pautas e repertórios. Exploramos o argumento gramsciano de que, para catalisar o processo de construção de uma mentalidade dirigente nas classes subalternas, é necessário considerar o protagonismo político de indivíduos e coletivos organizados e ativos coletivamente na sociedade civil cujas interações, essencialmente democráticas, tensionam, disputam e pressupõem antagonismos político-ideológicos. Esperamos adensar reflexões em prol do trabalho político de base que, em longo prazo e processualmente, fermente o “indivíduo” e a sociedade de “tipo novo”.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/45648CAPITALISMO, TRABALHO E GRUPOS SUBALTERNOS: OS IMPACTOS DA COVID-19 NA VIDA E SAÚDE DOS TRABALHADORES.2020-10-09T07:26:59+00:00Eliesér Toretta Zenelieserzen@ifes.edu.brDouglas Christian Ferrari de Melo Christian Ferrari de Melodochris.ferrari@gmail.comCaio Costa Louback Costa Loubackhilleltheelder48@gmail.com<p align="center">Este artigo tem como objetivo analisar as relações sociais capitalistas no contexto da pandemia da covid19 e os impactos na vida, saúde e trabalho dos grupos subalternos (as). Para realizar tal intento realizamos um estudo bibliográfico a partir do referencial teórico marxiano e gramsciano. A partir desse aporte teórico buscou-se analisar o contexto da pandemia da covid-19 e de seus impactos na vida, saúde e trabalho dos subalternos. O estudo revelou, que os impactos da covid-19, se abateu de forma mais profunda nos trabalhadores (as), devido as condições desiguais de acesso a saúde, desemprego, moradia e condições dignas de trabalho e salário, engendradas pela desigualdade estrutural produzida pelas relações sociais capitalistas.</p><p> </p><p> </p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/46448CRISES DO CAPITAL, EDUCAÇÃO E (DES)MEDIDAS CONJUNTURAIS: UMA ANÁLISE SOB A LENTES DE ANTONIO GRAMSCI2020-10-22T13:50:55+00:00Zuleide S. Silveirazuleidesilveira@gmail.com<p>O texto tem como objetivo analisar os rumos da educação no Brasil no contexto de pandemia de Covid-19 à luz das contribuições de Antonio Gramsci. Presenta-se estruturado em três seções. Na primeira seção, revela os aspectos, mais gerais, do desdobramento da crise estrutural no seio do Estado Integral; na segunda, evidencia a dupla dimensão do Estado educador e a luta que trava no combate à covid-19; na terceira, apreende as medidas governamentais relativas à educação e os rumos da educação no contexto de crise sanitária. Nas considerações finais, retoma alguns poucos pontos do texto e aponta para desafio tático da classe trabalhadora.</p><p> </p><p> </p><p> </p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/45790POLÍTICAS E TENDÊNCIAS ATUAIS PARA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA: DESAFIOS PARA A FORMAÇÃO UNITÁRIA2020-09-21T22:31:11+00:00Dr. Cezar Luiz MARIcezar.demari@ufv.brJúlia Fitaroni Moreira Diasfitaronijulia@gmail.comSavana Diniz Gomes Melosdgmufmg@gmail.com<p>Problematizamos os papéis da universidade na perspectiva unitária gramsciana focando as tendências da educação superior desenvolvidas a partir da Constituição Federal de 1988. Observamos que a manutenção da divisão de classes sociais expressas nas clivagens entre educação privada e pública e as reformas para o “livre mercado”, reforçam os limites históricos e sociais para a formação unitária. As instituições de educação superior, a ciência, a autonomia universitária e os valores coletivos de solidariedade são constantemente questionados pelas ideologias dominantes, apresentando, de outro lado, novos desafios à formação intelectual das classes trabalhadoras.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/46346O PROBLEMA EDUCACIONAL EM MATO GROSSO COMPLEXIFICADO PELO AGRONEGÓCIO E PELA PANDEMIA CONTRADIÇÕES E PERSPECTIVAS2020-10-14T18:26:07+00:00Elismar Bezerra Arrudaelismar.b.arruda@gmail.com<p><strong>Resumo</strong></p>Este trabalho trata do problema educacional, no sentido de determinar o seu significado concreto na realidade mato-grossense, em que o Agronegócio se desenvolve como supremacia econômica e política. O esforço se desenvolve sob a concepção de que essa caracterização inicial é condição para as definições da política de estruturação e desenvolvimento da Educação Básica, e de que a efetivação dessa política impacta a realidade com consequências e perspectivas econômico-sociais importantes para a sociedade em geral. Busca-se demonstrar que, se a Educação Básica é elemento estratégico para o desenvolvimento da sociedade em geral, a sua universalização, que pressupõe uma nova e massiva oferta da EJA, assim como a sua negação às massas, não se efetiva alheias às necessidades e aos interesses específicos e contraditórios dos grupos ou classes sociais fundamentais.2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47811EXPEDIENTE 2020-12-23T00:22:12+00:00Luiz Augusto de Oliveira Gomesluiz.augusto1201@gmail.comReginaldo Scheuermann Costavermelhocosta@yahoo.com.brRodrigo Lima Ribeiro Gomesrlimarg@yahoo.com.br2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47807 O PROGRAMA DUPLA ESCOLA E O NATA: ESTUDO CRÍTICO SOBRE PARCERIA PÚBLICO-PRIVADA E O ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO ESTADO DO RIO DE JANEIRO2020-12-22T23:34:07+00:00Natália Silva Pereirapereira.naty@gmail.com2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47812NEOFASCISMO E PANDEMIA: OS VELOZES DILEMAS DA ATUALIDADE 2020-12-23T00:27:07+00:00Luiz Augusto de Oliveira Gomesluiz.augusto1201@gmail.comReginaldo Scheuermann Costavermelhocosta@yahoo.com.brRodrigo Lima Ribeiro Gomesrlimarg@yahoo.com.br2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47810ENTREVISTA REVISTA ENFIL RAPHAEL/SEPE 2020-12-23T00:16:25+00:00Reginaldo Scheuermann Costavermelhocosta@yahoo.com.br2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47808 OLHARES PLURAIS E ALTERNATIVAS POSSÍVEIS: UMA LEITURA PARA ALÉM DA COVID-192020-12-22T23:53:40+00:00Roberta Kerr dos Santosroberta_kerr@hotmail.com<p>.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47809 CRIMINALIZAÇÃO DA POBREZA NO ESTADO PENAL CONTEMPORÂNEO EM DIREITOS HUMANOS, ALTERNATIVAS PENAIS E TRABALHO: DIÁLOGOS INTERDISCIPLINARES2020-12-23T00:02:46+00:00Ana Caroline Gimenes Machadoanacaroline.gimenes.m@gmail.com<p>.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47800COLOMBIA, UN RUMBO INCIERTO: DE LA UNIVERSIDAD DE LA GUERRA A LA UNIVERSIDAD PARA LA PAZ2020-12-22T22:16:03+00:00Miguel Ángel Herrera Zgaibmaherreraz@hotmail.com<p>En este escrito se trata de realizar unas aproximaciones históricas de la vida y luchas universitarias en una coyuntura estratégica de especial relevancia para los rumbos presentes de la paz en Colombia. Esta problemática educativa en su compleja relación con la política, la economía y la cultura es el teatro y antecedente que motiva y conecta una secuela de luchas reivindicativas que desembocan en una intensa serie de movilizaciones, a lo largo de los tres últimos meses del año 2018. Este ciclo de plantones, movilizaciones concurridas y bloqueos de instalaciones universitarias marca el paso de la Universidad de la guerra a la reconstrucción de la universidad de la paz, interrumpida, aplazada por más de medio siglo. En suma, el advenimiento de la Universidad de la Paz sólo es posible con una efectiva transformación del sentido común dominante, que consagró hasta hace poco a la guerra como instrumento adecuado para recuperar la convivencia y el disfrute de la vida de la comunidad nacional colombiana.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47802PRECISAMOS SABER FAZER AS PERGUNTAS CERTAS 2020-12-22T22:34:05+00:00Fernando Roberto de Freitas Almeidarevistaenfil@gmail.com<p>A perplexidade com desenvolvimentos recentes da política brasileira vem sendo contemplada com diversas análises sobre a complexidade da sociedade contemporânea. Contudo, a evolução social que a provocou não ocorreu apenas aqui. Resulta de movimentos globais no sistema capitalista, que levaram à implantação de uma razão de mundo neoliberal, individualista e agressiva.</p> <p> </p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/46291IDEOLOGIA E CULTURA EDUCACIONAL - Estudo crítico sobre o conservadorismo em educação no Brasil2020-10-22T13:59:54+00:00Diego Fonseca Dantasdiegodantas@id.uff.br<p>O tema deste ensaio é a relação ideologia e educação, tendo como objetivo geral investigar os componentes ideológicos que deram e ainda dão forma ao conservadorismo estrutural brasileiro, e que em momentos determinados pela conjuntura histórica. O estudo toma como pressuposto o fato de o desenvolvimento da educação pública escolar de massa no Brasil ter carecido, desde a primeira hora, da iniciativa, do interesse e do apoio efetivo dos governantes do país, dentro de um contexto e caráter de classe e sobre a expansão da hegemonia do capital. Visando apreender elementos para uma crítica ontológica do pensamento conservador no campo educacional brasileiro, considerando os períodos de maior incidência, bem como a dinâmica das suas metamorfoses conceituais ao longo do tempo até a atualidade.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/47804DIFICULDADE DE ACESSO À EDUCAÇÃO NO PERÍODO DE PANDEMIA: A EXPERIÊNCIA DO PRÉ-VESTIBULAR SOCIAL DR. LUIZ GAMA2020-12-22T23:18:17+00:00Caio Augusto Rocha da Silvarevistaenfil@gmail.comGlayce Nascimento da Silvaglayce_nascimento@hotmail.comMatheus Guarino Sant’Anna Lima de Almeidamatheus_almeida@id.uff.br<p>O presente trabalho tem como objetivo analisar a realidade social e como ela impactou a rotina de estudos dos estudantes do Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama, uma vez que havia originalmente um planejamento para aulas e atividades presenciais, que foram diretamente afetadas devido à pandemia de Covid-19. Inicialmente, foi previsto um ano letivo no pré-vestibular, com inicialmente 800 estudantes, o que se transformou em 283 inscrições para o acompanhamento das atividades propostas para suprir a demanda que fosse possível de forma remota. Pode-se enxergar uma queda exponencial no quantitativo de estudantes que, pelos mais variados motivos, descontinuaram o acompanhamento do pré-vestibular. Pelos fatos descritos até aqui, foi necessário articular esse levantamento com os estudantes presentes, com o intuito de, por meio de um espaço amostral, ainda que reduzido, verificar quais motivos possam ter contribuído para a persistência ou desistência da rotina de estudos dos estudantes do Pré-Vestibular Social Dr. Luiz Gama. Para esse trabalho, foi utilizado as respostas dos estudantes no formulário de inscrição, além de uma pesquisa feita pelos autores deste artigo junto aos estudantes, e relatos das discussões ocorridas com os demais educadores do pré-vestibular. A partir disso, foi concluído que muito ainda tem que ser discutido ao tratar sobre dificuldades no acesso a educação e tecnologia e precisa ser iniciado um debate sobre a educação popular nos meios digitais.</p>2021-01-24T00:00:00+00:00Copyright (c) 2020