https://periodicos.uff.br/enfil/issue/feed Revista Enfil 2025-02-26T00:17:25+00:00 Reginaldo Scheuermann Costa vermelhocosta@yahoo.com.br Open Journal Systems <p><strong>A <em>Revista Enfil</em> </strong>é uma publicação científica semestral do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Filosofia Política e Educação – NuFiPE, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal Fluminense – UFF. Publicamos pesquisas diversas no campo da Educação Popular, estudos críticos sobre trabalho, capitalismo e emancipação humana, assim como a relação entre trabalho e educação. Contatos: revistaenfil@gmail.com </p> <p><strong>ISSN:</strong> 2317-6628</p> <p><strong>Qualis B2</strong></p> https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/66759 DECLARAÇÃO UNIVERSAL DECLARAÇÃO UNIVERSAL DA LAICIDADE NO SÉCULO XXI 2025-02-26T00:17:25+00:00 Jean Baubérot revistaenfil@gmail.com Micheline Milot revistaenfil@gmail.com Roberto Blancarte revistaenfil@gmail.com <p>Declaração apresentada por Jean Baubérot (França), Micheline Milot (Canadá) e Roberto Blancarte (México) no<br>Senado Francês, em 9 de dezembro de 2005, por ocasião das comemorações do centenário da separação Estado<br>Igrejas na França.</p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/66757 DEMOCRACIA PARA QUEM? ENSAIOS DE RESISTÊNCIA 2025-02-25T23:54:36+00:00 Anna Clara Granado annaclaragranado@gmail.com Maíra Indio do Brasil mairadezerto@gmail.co <p>DAVIS, Angela. <strong>Democracia para quem? Ensaios de resistência</strong>/Angela Davis/Patricia Hill Collins/Silvia Federici. São Paulo: Boitempo, 2023.</p> <p>&nbsp;</p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/66609 EXPEDIENTE 2025-02-14T10:36:00+00:00 Revista Enfil revistaenfil@gmail.com 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/65584 GRAMSCI E FREIRE: UM DIÁLOGO ACERCA DA FILOSOFIA DA PRÁXIS E DA LIBERTAÇÃO 2024-12-09T11:57:42+00:00 Janiara de Lima Medeiros jlmedeiros@id.uff.br Silvio Marcos Dias Santos silviosantos@id.uff.br <p>O artigo pretende um diálogo entre a filosofia da Práxis e a filosofia da libertação. Aborda inquietações acerca do processo de transformação o ser humano oprimido em sujeito livre. Para tanto, estabelece relações entre a leitura crítica e a formação humana numa perspectiva de integralização do sujeito social. Trata a liberdade à luz de Antonio Gramsci (1891-1937) e de Paulo Freire (1921-1997), destacando aspectos entre os olhares teóricos dos pensadores marxistas que alicerçam a formação política moderna, cujos pensamentos resultaram em importantes legados para a educação integral e as práticas pedagógicas contemporâneas. Busca compreender os objetos de análise de Gramsci e de Freire, centrada nas realidades nacionais por eles abordadas: os operários da Itália, oprimidos pelo fascismo e, no caso brasileiro, os “oprimidos” marginalizados pelo capitalismo brasileiro, cuja palavra e direitos são recorrentemente dificultados por fazerem parte de uma população periférica. Reflete sobre os entraves que cotidianamente subtraem a possibilidade do pensar consciente, crítico e liberto das violências imputadas a essa classe social. Trata-se de uma análise teórica e qualitativa, que compreende a hegemonia como um conceito de impactos controversos na edificação de uma formação crítica para a liberdade em prol da luta pela transformação social na atual conjuntura brasileira.</p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/64960 OS “DEZ MANDAMENTOS” NAS ESCOLAS PÚBLICAS DA LUISIANA 2024-11-12T23:34:23+00:00 Rafael Venturini Trindade simoneandrade.sas@gmail.com <p><span data-contrast="none">A lei de 2024 que exige a exibição de uma versão particular dos Dez Mandamentos em todas as salas de aula públicas da Luisiana marca um ponto crítico no debate sobre a laicidade da educação estatal nos Estados Unidos. Com a eleição do governador republicano Jeffrey Landry, apoiado por Donald Trump, a aliança entre políticos evangélicos e católicos no poder legislativo do Estado permitiu a promulgação da </span><em><span data-contrast="none">Louisiana House Bill 71, Act No. 676</span></em><span data-contrast="none">, que está sendo contestada juridicamente por um grupo local de pais religiosos e não religiosos. Considerando o contexto mais amplo de expansão do nacionalismo cristão nos EUA, este artigo examina cronologicamente os fatos que permitiram o avanço da lei em questão e a oposição a ela. Apontam-se, ainda, os possíveis desdobramentos jurídicos da lei com a nova composição da Suprema Corte do país, destacando os riscos para a democracia e a liberdade de consciência no longo prazo.</span><span data-ccp-props="{&quot;201341983&quot;:0,&quot;335551550&quot;:6,&quot;335551620&quot;:6,&quot;335559739&quot;:0,&quot;335559740&quot;:240}">&nbsp;</span></p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/65361 PAULO FREIRE EM LETRA DE FORMA 2025-01-24T03:49:49+00:00 Artur de Morais Silva prof.artur.alfa.iserj@gmail.com <p>A partir da fala do autor em torno das atividades administrativas, exercidas à testa da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (1989-1991), este artigo propõe “desocultar” o conhecimento sistematizado por Paulo Reglus Neves Freire (1921-1997), compatibilizando sua gnosiologia político-filosófica e empírica com referenciais teóricos e o exercício da gestão democrática da educação. O texto destaca, “em letra de forma”, a problematização de relações de saber e de poder, sobremaneira, no atual contexto produtivista das relações sociais e educacionais do país, com a reescrita das memórias de Paulo Freire acerca de sua experiência institucional, cuja narrativa revela a liberdade de ser, pensar e estar no mundo, contribuindo para revigorar sua Pedagogia Progressista, libertadora e socialista.</p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/65417 “EU VIM PARA DEUS PELO AMOR” 2025-01-23T19:51:20+00:00 Samuel Barbosa Junior samuelbarjr@gmail.com Letícia Anderson leticiaanderson.ufrj@gmail.com Maria Luiza Afrizio malu.afrizio21@gmail.com <p><span style="font-weight: 400;">Este artigo se insere no campo de reflexões sobre educação, política e religião. Especificamente, buscamos analisar a presença evangélica em colégios públicos estaduais de Campo Grande, zona oeste do Rio de Janeiro, tanto em em sua face religiosa, quanto política relacionada à extrema direita, considerando principalmente as consequências de seus posicionamentos belicosos para o trabalho com a diversidade religiosa. Através da análise de entrevistas coletadas em dois desses colégios com docentes de História, Filosofia, Sociologia e Ensino Religioso, propomos uma reflexão sobre as dificuldades de se promover uma educação para a liberdade em um contexto de intolerância político-religiosa em relação a crenças minoritárias, concluindo que essa dinâmica tem ajudado a manter a hegemonia judaico-cristã e exercido um controle moral e comportamental dos discentes em pleno âmbito do ensino público estadual.</span></p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/65650 A OFENSIVA FASCISTIZANTE DO SEGMENTO EVANGÉLICO NO BRASIL 2024-12-06T18:42:18+00:00 Luiza Colombo luiza.colombo@yahoo.com.br <p>O artigo analisa a atuação de representantes da chamada nova pedagogia da hegemonia evangélica no governo bolsonarista (2019-2022), especificamente na ocupação do Ministério da Educação (MEC). Nesse sentido, o relevo foi dado às aproximações e tensionamentos do segmento evangélico em relação aos outros grupos políticos que fizeram parte do governo – como os militares e a ala olavista – assim como em relação aos grupos não governistas. Com base no arcabouço teórico gramsciano e na concepção de Estado ampliado (integral) como ferramenta teórico-metodológica, a pesquisa concluiu que os ministros da Educação atuaram em prol da realização da política de militarização das escolas e a defesa da legalização e da regulamentação da política de Educação Domiciliar, e que estas foram interfaces da nova pedagogia da hegemonia evangélica e do projeto bolsonarista de fascistização.</p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/65392 “SE TIVESSE MENOS EXU, A GENTE FAZIA” 2024-12-16T18:24:04+00:00 Clarice Cruz Terra clarice.terra@iff.edu.br <p><span style="font-weight: 400;">O artigo pretende pensar sobre o racismo religioso na escola, a partir da narrativa do processo de criação de uma peça no IFF Cabo Frio. Esta&nbsp; pesquisa se alinha aos estudos com os cotidianos e utiliza a narrativa como metodologia. A partir desta experiência, penso sobre: a colonização e o apagamento das culturas afro-brasileiras; a branquitude e seus privilégios; o avanço das pautas conservadoras e o crescimento das religiões evangélicas no Brasil. Por fim, aponto as Leis 10.639 e 11.645 como possibilidades de enfrentamento destas questões, desde que implementadas coletivamente nas escolas.</span></p> <p>&nbsp;</p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/65445 A EDUCAÇÃO, RELIGIÃO E LAICIDADE: UMA ANÁLISE DAS PAUTAS RELIGIOSAS NO COTIDIANO ESCOLAR. 2024-11-21T09:54:52+00:00 Marcio de Oliveira Ramos revistaenfil@gmail.com Sylvia Pillar Oliveira Tassis Frasson sylviapillarfrasson@gmail.com <p><strong>RESUMO</strong></p> <p>Há anos, tivemos como cenário um crescimento da direita no Brasil apoiado pelas religiões evangélicas, como as neopentecostais. A escola é indispensável, mas interesses corporativistas se sobrepõem a isso, através do proselitismo, que discrimina pluralidade religiosa. O governo Bolsonaro houve conflitos, enfatizando a religião nas políticas. Tentando fortalecer as igrejas evangélicas neopentecostais, se dá a perseguição as religiões de matrizes africanas. Na escola acontece uma imposição das religiões evangélicas, a escola é lugar de diversidade.</p> <p>&nbsp;</p> <p>Evangélicos; educação; proselitismo.</p> <p>&nbsp;</p> <p>&nbsp;</p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/64712 EDUCAÇÃO DA INTUIÇÃO SENSÍVEL: RESGATANDO A VERDADE NO CAPITALISMO DIGITAL 2025-02-25T21:07:46+00:00 Tomas Guillermo Polo tomasguillermopolo@gmail.com <p>Este artigo examina a disseminação de desinformação e a influência das plataformas digitais na era da pós-verdade, destacando como a psicometria utilizada pelas redes sociais, publicidade e a indústria do entretenimento manipula o inconsciente, implantando opiniões, criando desejos e provocando emoções. Analisando a comoditização da cultura e a performação das ações, o estudo utiliza teorias de Freire, Horkheimer, Adorno, Kahneman e Haidt para explorar a necessidade de uma educação que vá além da alfabetização midiática, incorporando o desenvolvimento das intuições emocionais e sensíveis. A pesquisa enfatiza a importância de uma autopercepção crítica e uma reflexão profunda para resistir eficazmente às manipulações digitais e às pressões culturais, propondo uma nova abordagem educacional.</p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/66758 ENTREVISTA COM ANA BEATRIZ QUIROGA POR ANNA CLARA GRANADO E MAÍRA INDIO DO BRASIL 2025-02-26T00:12:55+00:00 Anna Clara Granado annaclaragranado@gmail.com Maíra Indio do Brasil mairadezerto@gmail.com <p>Ex-Coordenadora da Sala Lilás - Niterói e do Eixo de Enfrentamento à violência da CODIM, doutoranda em Ciência Política pela UFF, mestre em Política Social - UFF, graduada em Letras - português/literatura (UFF). Habilitada em Libras. No presente momento atuo com a elaboração e gestão de políticas públicas de gênero, e desenvolvendo pesquisas, principalmente, nas seguintes temas: sexualidade, diversidade, gênero e violência de gênero.</p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025 https://periodicos.uff.br/enfil/article/view/66756 OS EVANGÉLICOS NEOFASCISTAS NA EDUCAÇÃO: UMA DISPUTA DE HEGEMONIA 2025-02-25T21:44:40+00:00 Luiz Augusto Gomes luiz.augusto1201@gmail.com Reginaldo Costa vermelhocosta@yahoo.com.br Rodrigo Lima rlimarg@yahoo.com.br <p><strong>Os evangélicos na educação: em busca da reforma intelectual, moral e econômica.</strong></p> 2025-02-26T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2025