PENSANDO A POLÍTICA COM JACQUES DERRIDA: NOTAS SOBRE O DESESPERO NA UTOPIA PEDAGÓGICA
PENSANDO A POLÍTICA COM JACQUES DERRIDA: NOTAS SOBRE O DESESPERO NA UTOPIA PEDAGÓGICA
DOI :
https://doi.org/10.22409/enfil.v9i13.49223Résumé
Este texto tem como objetivo pensar a política com Jacques Derrida, a partir da qual a incomensurável dívida com “a diferença” e “a alteridade” é tratada de forma radical, conforme exposto neste trabalho e tantos outros. Pretendo discutir algumas das críticas ao filósofo franco-argelino no campo curricular, sobretudo, a respeito da sua suposta despolitização, geradas sob o rótulo de “pós-estruturalista”. Com isso, a proposta enfatiza significantes como “política” e “utopia”, os quais se articulam, de algum modo, às questões curriculares e às críticas mencionadas. Neste estudo: exponho rastros biográficos do filósofo Jacques Derrida, apontando o caráter político em toda sua vida-obra; posteriormente, trago à baila as utopias pedagógicas e algumas questões postas no pós-estruturalismo e em Derrida; a seguir, destaco a política na dimensão pós-utópica e a seguir a perspectiva de alguns leitores a respeito, sem buscar um elogio à antiutopia ou distopia. O que não há é uma reivindicação de “fundamentos dados” ou de uma utopia pedagógica prescritiva e pretensamente universal. Finalizo o texto, ressaltando que em vez de imobilizar, o pensamento torna a discussão hiperpolítica, submetido à calculabilidade, mas atento a ataques à democracia e à justiça.
Palavras-chave: política; currículo; utopia pedagógica.
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