ESTUDO DA NÃO LINEARIDADE GEOMÉTRICA, INSTABILIDADE E RUPTURA DE ESTRUTURAS ESPACIAIS RETICULADAS (STUDY OF GEOMETRIC NON-LINEARITY, INSTABILITY AND RUPTURE OF SPACE FRAMES STRUCTURES)

Autores

  • Roberto Carlos Pavan UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó-SC
  • Evandro Paulo Foletto UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Chapecó-SC
  • Silvio Edmundo Pilz UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. https://www.unochapeco.edu.br/
  • Marcelo Fabiano Costella UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. https://www.unochapeco.edu.br/

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v21i1.10957

Resumo

Neste trabalho foi desenvolvido um programa computacional, em ambiente MATLAB, para análise de pórticos espaciais, utilizando o método da rigidez, bem como apresenta-se uma metodologia para consideração dos efeitos de segunda ordem decorrentes da interação axial-flexão (não linearidade geométrica) e instabilidade elástica. Também foi adicionado ao código um critério de ruptura para os membros. Através dos resultados obtidos foi possível constatar que, na maioria dos casos, houve aumento dos deslocamentos e esforços na estrutura decorrentes da não linearidade geométrica, bem como, a maioria dos membros atingiram a ruptura com um nível de carregamento menor quando comparado com a análise linear.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberto Carlos Pavan, UFFS - Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Chapecó-SC

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Católica de Pelotas (UCPEL-1991), mestrado (UFRGS/ESTRUTURAS/1994) e doutorado (UFRGS/ESTRUTURAS/2008) em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECÓ) de 03/1995 a 05/2013. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Análise Estrutural, atuando principalmente nos seguintes temas: materiais compostos, mecânica do dano contínuo, concreto armado, modelagem numérica, Etools- Ferramentas Computacionais de Apoio ao Ensino e a Aprendizagem em Engenharia/Estruturas. Atualmente professor com dedicação exclusiva da UFFS-Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Chapecó-SC e professor convidado do Programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação da Unochapecó. 

Evandro Paulo Foletto, UNOESC - Universidade do Oeste de Santa Catarina - Chapecó-SC

Graduado em Engenheira Civil pela UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. Atualmente exerce a função de professor na  Universidade do Oeste de Santa Catarina – UNOESC - Chapecó-SC

Silvio Edmundo Pilz, UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. https://www.unochapeco.edu.br/

Possui graduação em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1984), especialização em Projetos e Análise de Estruturas pela UFRGS (1997) e mestrado em Engenharia (2005). Professor titular da Universidade Comunitária da Região de Chapecó há mais de 17 anos e diretor da SEP Engenharia Ltda há mais de 20 Tem mais de 32 anos de experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto e Segurança Contra Incêndio, atuando principalmente nos seguintes temas: concreto, incêndio, fundações e desempenho Projetou mais de 2,0 milhões de m2 de projetos de estrutura de concreto armado e protendido e mais de 1,6 milhões de m2 de projeto de proteção e combate contra incêndio. Possui mais de 1.300 Anotações de responsabilidade de projetos e/ou execuções de obras de engenharia. É professor do Mestrado - PPGTI (Programa de Pós Graduação em Tecnologia e Gestão da Inovação) da Unochapecó.

Marcelo Fabiano Costella, UNOCHAPECÓ - Universidade Comunitária da Região de Chapecó. https://www.unochapeco.edu.br/

Engenheiro civil desde 1997, mestre em Engenharia Civil e doutor em Engenharia de Produção pela UFRGS (2008). Atualmente é docente do Mestrado Profissional em Tecnologia e Gestão da Inovação da Universidade Comunitária da Região de Chapecó (UNOCHAPECO), docente do Mestrado Acadêmico em Engenharia Civil na Faculdade Meridional (IMED) e ministra disciplinas em especializações de Engenharia de Segurança do Trabalho em várias instituições no sul do Brasil. Tem experiência na área de Engenharia Civil, tendo executado mais de 50.000 m² de obras de edificações verticais, e na área de Gestão de Produção Civil com foco no desempenho de edificações habitacionais e Engenharia de Produção, com ênfase em Segurança do Trabalho .

Downloads

Publicado

2019-02-22

Edição

Seção

Artigos