Analise da influência do raio do punção e do sentido de laminação na deformação de chapas de aço no processo de dobra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v21i1.13192

Resumo

O processo de dobra de chapas metálicas é relativamente simples e vem sendo muito utilizado na indústria para dar forma nas peças das mais diversas formas. Durante esse processo a chapa é exposta a esforços de tração e compressão simultaneamente, o que pode gerar defeitos. O objetivo deste trabalho é analisar essas deformações em chapas de aço carbono ASTM A-36 provenientes do processo de dobra. Esta pesquisa foi classificada como experimental, e para ser desenvolvidas foram utilizadas chapas de aço dobradas em paralelo e em perpendicular ao sentido de laminação, sendo estas dobradas através de valores mínimos de dobra normalizados pela Norma DIN 6935 e com raios mínimos não normalizados pela referida norma. Dessas chapas foram extraídas amostras que passaram por caracterização através de ensaio metalográfico e avaliação de micro-dureza, tanto no raio interno como externo da dobra. Foram encontradas deformações em todas as amostras analisadas, sendo que, nas amostras fabricadas com raios não normalizados houve excesso de deformações. Foi possível perceber que essas deformações podem ser potencializadas de acordo com o raio do punção utilizado, o que acarreta no surgimento de trincas, o encruamento e o endurecimento na seção dobrada da chapa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cassiano Rodrigues Moura, Instituto Federal de Santa Catarina, SC/Brasil.

Possui graduação em Engenharia de Produção e Sistemas (UDESC). Mestre em Ciências e Engenharia de Materiais (UDESC). Pós graduado em Logística. Pós graduado em Engenharia de produção. Professor do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), alocado no Câmpus Geraldo Werninghaus. Tem experiência nas áreas de Mecânica, e Engenharia de Produção, com ênfase em Desenvolvimento de Produtos.

Referências

BENSON, S. D. Reviewing bottom bending and nested parts, April 2002, thefabricator.com, 2002.

CERVO, A.; BERVIAN, P. Metodologia Científica. 5. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2004.

MESQUITA, E. L. A.; RUGANI, L. L. Estampagem dos aços inoxidáveis. ACESITA S. A., 1997.

MORAIS, W. A. de; BORGES, H. C. Adequações nas práticas dos novos processos de corte e dobra para otimizar o desempenho de aços planos. Tecnol. Metal. Mater. Miner., São Paulo, v. 7, n. 1-2, p. 54-60. 2010.

RODRIGUES, J.; MARTINS, P. Tecnologia da Deformação Plástica Vol.II. Lisboa: Escolar Editora, 2010.

SANTOS, R. A. dos. Influência da força pós dobra e da geometria da ferramenta no retorno elástico em processos de dobramento de aços de alta resistência. Tese de Doutorado. Universidade Federal do Paraná. 2013.

Downloads

Publicado

2019-02-22

Edição

Seção

Artigos