O impacto da idade de veículos automotores no inventário de emissões de gases de efeito estufa
DOI:
https://doi.org/10.22409/engevista.v22i1.65795Palavras-chave:
frota, eficiência energética, gases de efeito estufa, GHG ProtocolResumo
A idade média dos automóveis em circulação desempenha um papel crucial no contexto ambiental. Devido à ausência de tecnologias avançadas de controle de emissões, veículos mais antigos geralmente apresentam um desempenho ambiental inferior em comparação com os mais recentes. A evolução das regulamentações e padrões de emissões ao longo dos anos ajudou a desenvolver tecnologias para veículos mais econômicos e sustentáveis, o que contribuiu para essa diferença no desempenho ambiental. Com isso, veículos mais recentes têm dispositivos mais sofisticados, como conversores catalíticos, sensores de oxigênio e sistemas de injeção eletrônica de combustível, que ajudam a reduzir significativamente as emissões de gases poluentes. Dado o cenário nacional em relação à frota veicular, onde ainda há uma parcela significativa de carros antigos em circulação, foi realizado um Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa pelo Programa Brasileiro GHG Protocol, considerando o ano de fabricação de 11 modelos do veículo Hyundai HB20 motor 1.0-12V fabricados de 2012 até 2023. Os resultados indicam que a idade dos veículos e o seu consequente enquadramento em programas de controle de emissões da sua época de fabricação impactam diretamente nas emissões de gases do efeito estufa. Ao comparar os modelos mais recentes com os mais antigos, verificou-se uma redução significativa nas emissões de gases poluentes. Os veículos fabricados nos últimos anos, que incorporaram tecnologias mais avançadas de controle de emissões, apresentaram níveis substancialmente mais baixos de dióxido de carbono (CO2) em relação aos modelos mais antigos, comprovando que renovar a frota com veículos mais modernos e eficientes é fundamental para reduzir o impacto ambiental.
Downloads
Referências
ABNT. ABNT PR 2030: Ambiental, social e governança (ESG) - Conceitos, diretrizes e modelo de avaliação e direcionamento para organizações. Associação Brasileira de Normas Técnicas. Rio de Janeiro, dez. 2022.
ALMEIDA FILHO, G. PROGRAMA INOVAR-AUTO: Atendimento das metas de eficiência energética e suas externalidades. 2018. Dissertação – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2018.
ANDRYCH-ZALEWSKA, M., CHLOPEK, Z., MERKISZ, J., et al. "Research on exhaust emissions in dynamic operating states of a combustion engine in a real driving emissions test", Energies, v. 14, n. 18, 1 set. 2021.
ASSIS, T. M., D’AGOSTO, M. de A. "Guia para Inventário de Emissões - Gases de Efeito Estufa nas atividades logísticas", p. 1–69, ago. 2020.
BEKUN, F. V., ALOLA, A. A., SARKODIE, S. A. "Toward a sustainable environment: Nexus between CO2 emissions, resource rent, renewable and nonrenewable energy in 16-EU countries", Science of the Total Environment, v. 657, p. 1023–1029, 20 mar. 2019.
BRANCO, M. C. A inspeção veicular como instrumento de controle da poluição atmosférica nas grandes cidades. 2015. Dissertação – Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
BRASIL. PORTARIA 75/2015. DOU. Brasília, jun. 2015.
CETESB. Emissões Veiculares no Estado de São Paulo. . São Paulo, 2021.
DIAS, C., PEREIRA, M., SILMARA, B., et al. "Benefits of new PROCONVE phases for light duty vehicles, considering vehicle refueling emissions in the São Paulo Metropolitan Area". mar. 2021. Anais [...] São Paulo, SIMEA, mar. 2021.
FGV. Programa Brasileiro GHG Protocol. 2023. Disponível em: https://eaesp.fgv.br/centros/centro-estudos-sustentabilidade/projetos/programa-brasileiro-ghg-protocol. Acesso em: 10 jun. 2023.
FGV. Valores de referência para o potencial de aquecimento global (GWP) dos gases de efeito estufa -versão 2.0. . São Paulo, mar. 2022.
IBAMA. Programa de controle de emissões veiculares (Proconve). 2022. Ibama. Disponível em: https://www.gov.br/ibama/pt-br/assuntos/emissoes-e-residuos/emissoes/programa-de-controle-de-emissoes-veiculares-proconve.
ICCT. A crise da Covid-19 não justifica o adiamento da adoção de limites de emissão mais rigorosos para os veículos no Brasil. . São Paulo, [s.n.], 2020. Disponível em: https://theicct.org/a-crise-da-covid-19-nao-justifica-o-adiamento-da-adocao-de-limites-de-emissao-mais-rigorosos-para-os-veiculos-no-brasil/.
INMETRO. Programa Brasileiro de Etiquetagem-PBE. 2021. Inmetro. Disponível em: https://www.gov.br/inmetro/pt-br/assuntos/avaliacao-da-conformidade/programa-brasileiro-de-etiquetagem/conheca-o-programa. Acesso em: 10 jun. 2023.
JAWORSKI, A., MADZIEL, M., KUSZEWSKI, H. "Sustainable Public Transport Strategies—Decomposition of the Bus Fleet and Its Influence on the Decrease in Greenhouse Gas Emissions", Energies, v. 15, n. 6, 1 mar. 2022.
LAW, A. J., MARTINEZ-BOTAS, R., BLYTHE, P. "Current vehicle emission standards will not mitigate climate change or improve air quality", Scientific reports, v. 13, n. 1, p. 7060, 1 dez. 2023. DOI: 10.1038/s41598-023-34150-7.
LEAL, S. Relatório revela a maior emissão em quase duas décadas. 2023. IPAM. Disponível em: https://ipam.org.br/relatorio-revela-a-maior-emissao-em-quase-duas-decadas/1/8.
LIU, Y., SHENG, H., MUNDORF, N., et al. "Integrating norm activation model and theory of planned behavior to understand sustainable transport behavior: Evidence from China", International Journal of Environmental Research and Public Health, v. 14, n. 12, 18 dez. 2017.
MOZAFARI, H., SOLTANPOUR, A., JAZLAN, F., et al. "Sustainable Fleet Operation Strategies to Minimize the Economic and Societal Emission Costs", 2023 IEEE Conference on Technologies for Sustainability (SusTech), p. 252–253, 19 abr. 2023.
ONU. Objetivos de Desenvolvimento Sustentável | As Nações Unidas no Brasil. 2022. Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: 29 nov. 2022.
PROCLIMA. Gases do Efeito Estufa. 2022. CETESB. Disponível em: https://cetesb.sp.gov.br.
SINDIPEÇAS. Relatório da Frota Circulante 2022. . São Paulo, mar. 2022.
TCHANCHE, B. "Dynamics of Greenhouse Gas (GHG) Emissions in the Transportation Sector of Senegal", Earth (Switzerland), v. 2, n. 1, p. 1–15, 1 mar. 2021.
TORO GONZÁLEZ, J. Ignácio. Proposta de precificação das emissões de Gases de Efeito Estufa no Setor Elétrico Brasileiro por meio de sistema de comércio de emissões. 2020. Tese – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2020.
UDEMBA, E. N., TOSUN, M. "Energy transition and diversification: A pathway to achieve sustainable development goals (SDGs) in Brazil", Energy, v. 239, 15 jan. 2022.
UN. Veículos Usados e o Meio Ambiente - Uma Visão Global sobre Veículos Comerciais Leves Usados: Fluxo, Escala e Regulamentação. . Nairobi, [s.n.], 2020.
WANG, W., LIU, M., WANG, T., et al. "Sulfate formation is dominated by manganese-catalyzed oxidation of SO2 on aerosol surfaces during haze events", Nature Communications, v. 12, n. 1, 1 dez. 2021.
WRI BRASIL. 4 gráficos para entender as emissões de gases de efeito estufa por país e por setor. 2020. WRI Insights. Disponível em: https://www.wribrasil.org.br/noticias/4-graficos-para-entender-emissoes-de-gases-de-efeito-estufa-por-pais-e-por-setor. Acesso em: 9 jun. 2023.
WRI BRASIL. Metodologia do GHG Protocol da agricultura. . Campinas, 2015.