AVALIAÇÃO DA EFICIÊNCIA DE INIBIÇÃO DE COMPOSTOS ORGÂNICOS PARA TRATAMENTO DE ACIDIFICAÇÃO DE POÇOS DE PETRÓLEO A PARTIR DE ANÁLISES ESTATÍSTICAS

Autores

  • Elizandra Cananéa Elias UFRJ
  • Erika Christina Ashton Nunes Chrisman UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v13i2.266

Resumo

O uso de inibidores de corrosão para o controle do processo corrosivo de materiais metálicos em meios agressivos consiste em uma prática tradicional da indústria petrolífera. Os compostos orgânicos estão sendo estudados para avaliar o seu comportamento frente ao potencial de inibição. Estudos revelam que certos compostos com presença de heteroatomos de N, S e O apresentaram eficiência de inibição significativa. Entretanto, a maioria destes compostos apresenta toxicidade elevada quanto à tolerância máxima de seres vivos. Este trabalho tem como objetivo a aplicação de análises estatísticas (analise fatorial – MANOVA) para avaliar as condições operacionais envolvidas em processos de acidificação de poços de petróleo. Os resultados experimentais revelam que a metodologia estatística proposta poderia ser utilizada para indicar novas formulações de inibidores comerciais a partir compostos orgânicos que apresentassem baixa toxicidade e alta eficiência de inibição para vários metais e ligas metálicas em meios agressivos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elizandra Cananéa Elias, UFRJ

Recem doutora pelo programa de tecnologia de processos químicos e bioquímicos (TPQB) pela Escola de Química da UFRJ. Atuação em áreas de desenvolvimento de produtos, otimização de processos e planejamento de experimentos.

Erika Christina Ashton Nunes Chrisman, UFRJ

Professora Assistente I da UFRJ/EQ/DPO

Área de pesquisa: Planejamento de Experimentos, Otimização de processos e Analise de Asfaltenos.

Downloads

Publicado

2010-12-07

Edição

Seção

Artigos