INOVAÇÃO E PRODUÇÃO: ANÁLISE CONCEITUAL E EMPÍRICA DO CASO PAVIMENTAÇÃO COM ASFALTO

Autores

  • Antônio Ricardo Pimentel de Oliveira Petrobras S.A.
  • Peter Rudolf Seidl UFRJ - Escola de Química
  • Waldimir Pirró y Longo UFF - Núcleo de Estudos Estratégicos

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v14i1.338

Resumo

O trabalho visa verificar a existência de um sistema setorial de inovação e produção em pavimentação no Brasil, identificar disfunções ou lacunas neste sistema, e propor soluções para a adequada estruturação. A pavimentação de rodovias é chave para o crescimento e competitividade do Brasil. A análise tem por suporte o conceito de sistemas de inovação, e por método, o estudo de caso, segundo a abordagem do Projeto ESSY europeu, específica aos casos setoriais. São relatados referentes aos seguintes aspectos do setor: [1] conhecimento e processo de aprendizado; [2] suas empresas (firmas), organizações não-empresariais, redes e instituições; [3] dinâmica setorial de longo prazo e coevolução; [4] políticas públicas; [5] fronteiras geográficas; e [6] desempenho internacional. A pesquisa indicou desafios, tanto para engenheiros rodoviários, quanto para gestores deste modal: o percentual de pavimentação atingido na malha rodoviária brasileira é modesto; ela apresenta excesso de tráfego e sobrecarga sobre seus pavimentos; e evidências apontam para práticas de dimensionamento defasadas do nível de solicitação aplicado nas rodovias. Verificou-se coexistirem: efeitos positivos decorrentes das políticas e ações no campo científico, tecnológico e da educação, gerando aprendizado e inovações, assim como introdução de inovações pelas firmas; e as conseqüências ainda vigentes do enfraquecimento ocorrido nos órgãos rodoviários, que limitam o aproveitamento pleno das oportunidades de inovação.

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Publicado

2011-08-20

Edição

Seção

Artigos