APLICAÇÃO DO PLANEJAMENTO EXPERIMENTAL NO MÉTODO DE ELETRO-COAGULAÇÃO PARA A REMOÇÃO DE MATÉRIA ORGÂNICA DE EFLUENTES FRIGORÍFICOS

Autores

  • Carlos Eduardo Borba Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Aline Roberta de Paula Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Fernando Rodolfo Espinoza-Quinones Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Aparecido Nivaldo Módenes Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Paulo Sérgio Teodoro Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v14i3.386

Resumo

Este trabalho tem por objetivo otimizar o processo da eletro-coagulação (EC) no tratamento de efluentes industriais com alta carga orgânica. Para tanto, foi construído um reator de eletro-coagulação com 6 placas de alumínio paralelas e eqüidistantes e  volume efetivo de 800 mL, com variáveis de operação o pH inicial, o tempo de eletrólise e a intensidade de corrente elétrica.  Utilizando a metodologia das superfícies de resposta, um planejamento fatorial 3³ dos experimentos de EC foi conduzido na obtenção dos parâmetros ótimos do reator.  As variáveis de resposta para avaliar a eficiência do processo foram porcentagem de remoção de cor, DQO e turbidez. A condição ótima do processo foi encontrado para valores de pH, tempo de eletrólise e corrente de 5, 52,5 min e 4 A, respectivamente, obtendo reduções de DQO, cor e turbidez em torno de 87, 94 e 98%, respectivamente. O tratamento de eletro-coagulação de efluente industrial de frigorífico se mostrou apresentar um melhor custo benefício do que o método convencional, indicando que o método EC é uma alternativa promissora em aplicações industriais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Borba, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Graduado em Engenharia Química pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2003), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2006) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná. Atua principalmente na área de simulação de processos envolvendo transferência de massa e calor.

Downloads

Publicado

2012-08-17

Edição

Seção

Artigos