ANÁLISE DA ABORDAGEM SINGLE POINT RANS PARA O ESCOAMENTO DO TIPO JATO LIVRE AXISSIMÉTRICO E INCOMPRESSÍVEL

Autores

  • Gisely Luzia Ströher Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Joel Fernando Nicoleti Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Cláudia Regina de Andrade Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Edson Luiz Zaparoli Instituto Tecnológico de Aeronáutica
  • Gylles Ricardo Ströher Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v14i3.292

Resumo

Foram efetuadas diversas simulações numéricas para o escoamento do tipo jato livre axissimétrico, incompressível e turbulento, no intuito de avaliar numericamente as afirmações de Taulbee (1989), George (1989) e George e Davidson (2004) as quais convergem na afirmação de que a modelagem single-point RANS (Reynolds-averaged Navier–Stokes) não possui a física necessária para contabilizar a dependência assintótica da origem do jato no seu desenvolvimento. O objetivo principal deste trabalho limita-se a mostrar alguns resultados, sem tentar solucionar tal afirmação. Adicionalmente é apresentada uma breve análise da influência das condições de origem do jato sobre a região completamente desenvolvida do escoamento. Os resultados das simulações corroboram a afirmação dos referidos autores e também indicam que não há um conjunto geral de constantes dos modelos de turbulência que  se apresente universalmente válido. Foi verificado que a região completamente desenvolvida mostra-se dependente não apenas da quantidade de momento na saída do bocal, conseqüentemente, os jatos atingem diferentes estados auto-similares em função dos detalhes de sua origem, contrapondo a hipótese clássica da auto-similaridade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisely Luzia Ströher, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Química-Bacharel pela Universidade Estadual de Maringá (2002) e mestrado em Química pela Fundação Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (2004). Finalizando o Doutorado em Química pela Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Química, com ênfase em Química, atuando principalmente nos seguintes temas: cromatografia, alimentos, colesterol e ácidos graxos.

Joel Fernando Nicoleti, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestrado em Engenharia e Ciências de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual de Campinas (2005) e pós-doutorado em Engenharia de Alimentos pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (2009). Ministrou aulas em instituições particulares de ensino superior durante os anos de 2002 e 2008 e atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus Apucarana.

Cláudia Regina de Andrade, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

Possui graduação em Matemática Aplicada (1991), Mestrado em Meteorologia pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1994) e Doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1998). Atualmente é professora Associado I do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem atuado na área de Transferência de Calor, orientando e publicando trabalhos nos seguintes temas: sistemas ambientais aeronáuticos e CFD (Dinâmica de Fluidos Computacional).

Edson Luiz Zaparoli, Instituto Tecnológico de Aeronáutica

ossui graduação em Engenharia Mecânica-aeronáutica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1977), mestrado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1981) e doutorado em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (1989). Atualmente é professor Associado II do Instituto Tecnológico de Aeronáutica. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Transferência de Calor, atuando principalmente nos seguintes temas: elementos finitos, cfd, sistemas ambientais aeronáuticos, cfd (dinâmica de fluidos computacional) e escoamento interno.

Gylles Ricardo Ströher, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (2003), mestrado (2005) e doutorado (2008) em Engenharia Aeronáutica e Mecânica pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica ( ITA ) . Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Engenharia Aeroespacial, Química e Mecânica, com ênfase em Dinânica dos Fluídos Computacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Sistemas, Fenômenos de Transporte e Escoamento Cisalhante Livre

Downloads

Publicado

2012-08-31

Edição

Seção

Artigos