ESTUDO DA REDUÇÃO DA ESPESSURA DE CHAPAS EM PSAI NA TERMOFORMAGEM DE CAIXAS INTERNAS DE REFRIGERADORES

Autores

  • Diego Marcolin Antunes Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE
  • Noeli Sellin Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v15i2.418

Resumo

A influência da redução da espessura de chapas extrudadas em poliestireno de alto impacto (PSAI) utilizadas na fabricação de caixas internas de refrigeradores sobre a qualidade final das peças, consumos de matéria-prima e energia e na produtividade foi avaliada. Chapas com espessura reduzida foram extrudadas e conformadas em caixas internas pelo processo de termoformagem. Foi verificada uma distribuição não uniforme do PSAI, resultando em caixas com espessura fora dos padrões internos exigidos. Para contornar este problema, foram aplicados plugues conformadores (Feltro, Ambatex e Teflon), nos pontos de maior complexidade do molde na termoformagem das caixas, e aplicada ferramentas Seis Sigma, ensaios mecânicos e ciclagem térmica para avaliar a qualidade das mesmas. Uma comparação entre o consumo de matéria-prima e energia e produtividade antes e depois da redução da espessura das chapas e da implantação dos plugues foi efetuada. Os melhores resultados foram observados para as peças moldadas com uso dos plugues conformadores de Feltro. Houve redução de aproximadamente 4,5% no consumo de matéria-prima, aumento de produtividade em 103 chapas/dia na extrusora, 247 caixas internas/dia na termoformadora e queda do consumo de energia na etapa de pré-aquecimento de 8% e de aquecimento de 17 %.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Marcolin Antunes, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

<?xml:namespace prefix = o ns = "urn:schemas-microsoft-com:office:office" />

 

Graduado em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade da Região de Joinville (2008), mestrado em Engenharia de Processos pela Universidade da Região de Joinville (2011). Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Gestão de pessoas e processo. Atualmente, é engenheiro e atua na área de fabricação de refrigeradores da empresa Whirlpool S.A em Joinville/SC.

Noeli Sellin, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Graduada em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) (1995), mestrado (1998) e doutorado (2002) em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente, é professora pesquisadora e leciona nos cursos de graduação em Engenharia Ambiental, Engenharia Química e Engenharia Mecânica e no curso de Mestrado em Engenharia de Processos da Universidade da Região de Joinville (UNIVILLE). Tem experiência em engenharia química, com ênfase em processos industriais e produção mais limpa, com projetos envolvendo os seguintes temas:propriedades e processos de tratamento de superfície de materiais; materiais poliméricos e compósitos; tratamento e reaproveitamento de resíduos agrícolas, agroindustriais e industriais; conversão termoquímica de resíduos (biomassa) por combustão, pirólise e briquetagem.

Downloads

Publicado

2013-01-27

Edição

Seção

Artigos