ANÁLISE COMPARATIVA DAS AÇÕES DE SUSTENTABILIDADE NAS EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO PESADA DO SETOR DE INFRAESTRUTURA NO BRASIL

Autores

  • Luis Roberto Arruda UFF
  • Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas UFF
  • Sérgio Luiz Braga França UFF

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v15i3.339

Resumo

O presente estudo realiza confrontação entre os referenciais teóricos considerados para o desenvolvimento sustentável e a sua incorporação nas práticas e modelos de decisão utilizados nas empresas de construção pesada. Trata-se de um estudo realizado a partir de análise documental e em relatórios de sustentabilidade divulgados pelas empresas. Utiliza-se de recurso metodológico da  análise de conteúdo para desenvolver prescrições sobre a sustentabilidade na gestão das empresas analisadas. Os resultados apontam quatro principais conclusões: 1) o contexto social, político e econômico direcionou as empresas para a implantação de práticas de gestão  sustentáveis; 2) o desenvolvimento de pessoas segue o modelo tradicional de treinamento e desenvolvimento;  3) observam-se evidências do esforço em equilibrar objetivos econômicos, obtenção de lucro, com práticas de responsabilidade social como forma de caracterizar o compromisso empresarial com a sustentabilidade e 4) nas práticas empresariais analisadas não se adotam medidas eficazes e indispensáveis para transformar os modelos de decisão, que continuam a priorizar o fator econômico em detrimento das vertentes social e ambiental. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Roberto Arruda, UFF

M.Sc. em Sistema de Gestão pela Universidade Federal Fluminense. Graduado em Pedagogia (UFRJ). Especialista em Gestão de Instituições de Ensino (UFSC). Gerente de Projetos no SENAI-RJ.

Osvaldo Luiz Gonçalves Quelhas, UFF

Professor adjunto da Universidade Federal Fluminense (UFF). Presidente da Associação Brasileira de Engenharia de Produção (2006-2009). Membro da Comissão de Responsabilidade Social do Instituto Brasileiro de Petróleo. Formado em Engenharia Civil (1978). Mestrado em Engenharia Civil (1984). Doutorado em Engenharia de Produção da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 1994). Professor do programa do Doutorado em Engenharia Civil da UFF

Sérgio Luiz Braga França, UFF

Doutor em Engenharia Civil (UFF), ênfase em Gestão, Produção, Qualidade e Desenvolvimento Sustentável. Especialista em Engenharia de Segurança do Trabalho (UFF). Auditor Líder em Sistema de Gestão Ambiental (BVQI).  Professor Adjunto IIdo Departamento de Engenharia Civil (UFF). Gerente de Projetos e Coordenador de cursos de pós graduação do LATEC/UFF. Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologia para a Sustentabilidade (NITS/UFF). 

Downloads

Publicado

2013-03-21

Edição

Seção

Artigos