DETERMINAÇÃO DE MODELOS DISCRETOS PARA UMA PLANTA DIDÁTICA DE MONITORAÇÃO E CONTROLE DE FLUXO COMPARANDO ESTIMADORES RECURSIVOS

Autores

  • Brehme Dnapoli Reis de Mesquita Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará
  • Rejane de Barros Araújo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v16i2.498

Resumo

Este artigo apresenta a estimação de modelos matemáticos discretos para uma planta didática de monitoração e controle de fluxo usando algoritmos recursivos. Usando o modelo auto regressivo (AR), auto regressivo com entradas exógenas (ARX) e auto regressivo com média móvel e entradas exógenas (ARMAX), comparou a eficiência da estimação usando o Estimador Recursivo de Variáveis Instrumentais e o Estimador Recursivo de Aproximação Estocástica, de acordo com a função custo de cada algoritmo recursivo. As simulações foram feitas usando o software MATLAB®, e foram obtidos os gráficos das respostas dos modelos estimados.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Brehme Dnapoli Reis de Mesquita, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Brehme Dnapoli Reis de Mesquita é graduado em Engenharia de Controle e Automação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará. Tem interesse em pesquisa nas áreas de Identificação, Controle e Automação de Sistemas com Dinâmica Linear ou Não-Linear; Análise de Sistemas Caóticos; Matemática Computacional Aplicada; Inteligência Artificial; e Educação em Ciência e Engenharia. Em atividades extra-curriculares, participou ativamente na criação do comitê Jovem da Sociedade Brasileira de Automática (SBA Jovem) e do Centro Acadêmico do Curso, participando de gestões de ambas as entidades.

Rejane de Barros Araújo, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará

Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2001) e mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Pará (2003). Atualmente é professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará - IFPA. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Engenharia de Controle e Automação, atuando principalmente nos seguintes temas: ambiente computacional, controle digital, controle em tempo real, controle de processos, modelagem e identificação de sistemas.

Downloads

Publicado

2013-08-09

Edição

Seção

Artigos