AVALIAÇÃO PRELIMINAR DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR PRIVADA UTILIZANDO ANÁLISE ENVOLTÓRIA DE DADOS E RESTRIÇÕES AOS PESOS

Autores

  • Darciane Alves Justino Faculdade Redentor
  • Silvio Figueiredo Gomes Júnior Facudade Redentor
  • André Raeli Gomes Faculdade Redentor

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v16i1.458

Resumo

Em um mercado caracterizado por níveis cada vez maiores de competitividade e o surgimento de demandas mais complexas e em constantes mudanças para a manutenção das instituições de ensino, faz crescer a percepção de que as abordagens padrões adotadas para a avaliação de desempenho não são mais suficientes. O cenário atual requer análises multidimensionais e o referenciamento de unidades eficientes através do estabelecimento de benchmarks. Este artigo consiste em avaliar de forma quantitativa os cursos de graduação de uma Instituição de Ensino Superior (IES) Privada, localizada no interior do Estado do Rio de Janeiro, através da metodologia Análise Envoltória de Dados (DEA). Foi utilizada ainda a técnicas de restrições aos pesos para melhor avaliação destes cursos. A criação deste índice de eficiência fornece um instrumento a mais aos gestores da IES para aperfeiçoamento do processo de ensino-aprendizagem.  

Palavras-chave: Análise Envoltória de Dados, Cursos de Graduação, Eficiência, Ensino Superior

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Publicado

2013-06-26

Edição

Seção

Artigos