SEMENTES DE MORINGA OLEIFERA NA CLARIFICAÇÃO DE EFLUENTE DE INDÚSTRIA DE INGREDIENTES PARA ALIMENTAÇÃO ANIMAL: COMPARAÇÃO COM O COAGULANTE CONVENCIONAL E ESTUDO DAS CONDIÇÕES OPERACIONAIS

Autores

  • Aniela Pinto Kempka Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Luciane Pozzobon Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v17i2.595

Resumo

A semente de Moringa oleifera caracteriza-se por possuir capacidade coagulante e floculante, sendo, portanto, utilizada na clarificação de água principalmente por comunidades de baixa renda no interior do Brasil, onde é cultivada para esta aplicação. Devido a esta capacidade de clarificação, vários estudos apontam o potencial uso desta semente na etapa primária do tratamento de efluentes industriais constituídos de matéria orgânica. Neste sentido este estudo objetivou comparar o uso de Moringa oleifera e de sulfato de ferro (coagulante convencional) na clarificação do efluente de indústria de ingredientes para alimentação animal. Ainda, utilizando a técnica de planejamento experimental, buscou-se as melhores condições operacionais em termos de agitação e concentração de coagulante. Para a maioria dos experimentos, os percentuais de clarificação obtidos com o uso de sementes de Moringa e de sulfato de ferro não diferiram estatisticamente. As condições operacionais que apresentaram os melhores percentuais de clarificação com uso de Moringa foram a concentração de 138 mg/L de semente triturada e 100 rpm de agitação, chegando-se a 53,20 % de clarificação, seguida da condição de 200 mg/L de semente e 50 rpm, com 48,40 %. Avaliando-se um possível incremento no percentual de clarificação, fez-se uma decantação prévia do efluente antes da adição da semente de Moringa, onde verificou-se que a adição direta da semente no efluente não decantado previamente apresentou os  melhores resultados para clarificação e quanto a remoção de DQO, não havendo, portanto, a necessidade de uma decantador primário para retirada do excesso de sólidos, como convencionalmente é utilizado.

(SEEDS OF Moringa oleifera  IN THE CLARIFICATION OF WASTEWATER OF  INDUSTRY OF INGREDIENTS OF ANIMAL FEED: COMPARISON WITH THE CONVENTIONAL COAGULANT AND STUDY OF OPERATING CONDITIONS)

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aniela Pinto Kempka, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutora em Engenharia Química. Professora Adjunta do Departamento de Engenharia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste - UDESC.

Luciane Pozzobon, Universidade do Estado de Santa Catarina

Discente do Departamento de Engenharia de Alimentos do Centro de Educação Superior do Oeste - UDESC.

Downloads

Publicado

2014-12-03

Edição

Seção

Artigos