COMPARANDO OS IMPACTOS AMBIENTAIS DOS PROCESSOS DE PRODUÇÃO INDUSTRIAL E ARTESANAL DO DOCE DE LEITE POR MEIO DE ANÁLISE DO CICLO DE VIDA (COMPARING THE ENVIRONMENTAL IMPACTS OF INDUSTRIAL AND ARTISANAL “MILK CANDY” PRODUCTION PROCESS THROUGH LIFECYCLE...)

Autores

  • Elbert Muller Nigr Universidade Federal de Minas Gerais
  • Aline Capanema de Barros Universidade Federal de Minas Gerais
  • Sonia Denise Rocha Universidade Federal de Minas Gerais
  • Eduardo Romeiro Filho Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v17i3.670

Resumo

Este artigo apresenta a aplicação da análise do ciclo de vida (ACV) em um produto típico da culinária brasileira, o doce de leite, preparado a partir de uma mistura básica de leite e açúcar. Embora exista a fabricação em escala industrial, boa parte da produção ainda é realizada de forma artesanal por um grande número de pequenas empresas ou por mulheres, neste caso para consumo da própria família. O objetivo do estudo é mensurar e comparar os impactos ambientais de cada tipo de processo (se industrial ou artesanal), como forma de subsidiar políticas de incentivo à melhoria dos sistemas de produção artesanal. Para tanto, foi realizada a análise individual nos dois tipos de processos produtivos, determinando também o impacto ambiental por etapas do ciclo de vida. A coleta de dados para o estudo foi realizada por meio de visitas a produtores artesanais e industriais de doce de leite. Os dados coletados em pesquisa de campo foram inseridos no software Simapro e a análise de impacto do ciclo de vida foi feita com o método Eco-indicator 99. Os resultados revelaram que a produção artesanal de doce de leite apresenta menos prejuízo ao ambiente em relação ao modelo industrial. Entre as categorias de impacto avaliadas neste estudo, destacam-se a respiração de partículas inorgânicas, uso da terra e consumo de combustíveis fósseis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Romeiro Filho, Universidade Federal de Minas Gerais

Graduado em Desenho Industrial pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1987), Mestre (1993) e Doutor (1997) em Engenharia de Produção pela Coppe Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professor visitante no Design for Sustaintability Program, da Faculty of Industrial Design Engineering, Delft University of Technology, Holanda (2010). Atualmente é Professor Associado da Escola de Engenharia da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência nas áreas de Engenharia de Produção e Design, com ênfase em Metodologia de Projeto do Produto, atuando principalmente nos seguintes temas: Projeto do Produto, Design para Sustentabilidade, Ergonomia do Produto e Projeto Auxiliado por Computador. Autor dos livros CAD na Indústria: Implantação e Gerenciamento (Editora da UFRJ, 1997) e Projeto do Produto (Campus/Elsevier, 2010).

Downloads

Publicado

2015-02-26

Edição

Seção

Artigos