TRAÇADORES HIDROSSOLÚVEIS PARA CARACTERIZAÇÃO DE RESERVATÓRIOS DE PETRÓLEO
DOI:
https://doi.org/10.22409/engevista.v18i1.679Resumo
Traçadores são substâncias que permitem caracterizar hidrodinamicamente um sistema, através da marcação física de uma determinada porção do fluido presente neste, e de sua identificação após percorrer um determinado percurso.
Essa ferramenta tem ampla aplicabilidade para a indústria petrolífera, em função do uso da água industrial nas diversas fases da vida de um campo. Mundialmente, a produção de petróleo é feita a partir da circulação de um grande volume de água (injetada e produzida). Neste contexto, o uso dos traçadores hidrossolúveis tem como objetivo a ecoeficiência, ou seja, o aumento da produção atrelada à redução das entradas (recursos hídricos) e saídas (efluentes líquidos) do sistema. Apesar do grande potencial, a aplicação desta tecnologia na área de petróleo ainda é pouco disseminada devido à falta de substâncias traçadoras que atendam requisitos técnicos e ambientais, sejam economicamente viáveis e comercialmente disponíveis.
Com o desenvolvimento tecnológico, o maior conhecimento da técnica de uso de traçadores e a crescente importância que as questões ambientais vêm assumindo nos últimos anos, algumas substâncias que eram utilizadas como traçadores não são mais legalmente permitidas e/ou economicamente viáveis. Assim, este trabalho faz o levantamento do estado da técnica com o objetivo de identificar traçadores relatados na literatura que sejam promissores para aplicação na área de petróleo.