ANÁLISE DOS INDICADORES DE DESEMPENHO DE UM CENTRO DE DISTRIBUIÇÃO DE BEBIDAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/engevista.v18i1.705Resumo
As empresas têm utilizado cada vez mais os indicadores de desempenho como meio de monitorar seus resultados. Conhecer o comportamento dos processos é importante para busca dos resultados operacionais almejados. Sendo assim, este trabalho apresenta um estudo sobre o comportamento de três indicadores de desempenho operacionais utilizados em um Centro de Distribuição Direta e sua contribuição para o desempenho operacional. Os indicadores selecionados foram: percentual de vendas efetuadas aos clientes da base, percentual de devolução e percentual de fora de rota. Partindo da hipótese de que esses indicadores refletem o volume de vendas, com o auxilio do software livre GrETL, foi analisado o modelo dos mínimos quadrados, depois realizado o teste de RESET, a análise de correlação e por fim o ajuste utilizando Cochrane- Orcutt. De acordo com os dados analisados aceitou-se a hipótese inicial, revelando que o modelo composto pelas 3 variáveis explica 51% do volume de vendas.