SUSTENTABILIDADE EM COPAS DO MUNDO: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DA EMISSÃO DE GASES DO EFEITO ESTUFA PROVENIENTES DOS TRANSPORTES E DAS DEMAIS INFRAESTRUTURAS

Autores

  • Rodrigo Tóffano UFRJ
  • Glaydston Mattos Ribeiro UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v18i2.848

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar a emissão de gases do efeito estufa oriundos da construção/reforma de estádios de futebol e da utilização da rede de transportes e demais infraestruturas das últimas três Copas do Mundo FIFATM Alemanha 2006, África do Sul 2010 e Brasil 2014. A apreciação que adotou a emissão de dióxido de carbono equivalente (tCO2e) como unidade comparativa, evidencia a contribuição majoritária do sistema de transportes, principalmente, decorrente de deslocamentos internacionais, na emissão de gases do efeito estufa. Esta característica indica a necessidade de uma reflexão acerca dos transportes envolvidos em grandes eventos esportivos.

 

PALAVRAS-CHAVE: Sustentabilidade, Gases do Efeito Estufa, Copas do Mundo, Transporte.

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Biografia do Autor

Rodrigo Tóffano, UFRJ

Arquiteto & Urbanista pela Universidade Federal Fluminense (2008), mestre em Engenharia de Edificações e Ambiental pela Universidade Federal de Mato Grosso (2013). Atualmente, é doutorando em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Glaydston Mattos Ribeiro, UFRJ

Engenheiro Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1999), Mestre em Engenharia de Transportes pelo Instituto Militar de Engenharia (2002), Doutor em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2007) e Pós-Doutor pela HEC-Montréal/Universidade de Montréal (2011). É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Transportes da COPPE/UFRJ e também atua no Programa de Pós-Graduação em Energia do CEUNES/UFES.

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Publicado

2016-12-14

Edição

Seção

Artigos