ESTUDO DA INFLUÊNCIA DO EXCESSO DE AR NA COMPOSIÇÃO DE SAÍDA DE FORNALHA SIDERÚRGICA REAL EMPREGANDO CONCEITOS TERMODINÂMICOS E MODELAGEM MATEMÁTICA

Autores

  • Leticia Fabri Turetta Universidade federal do Espírito Santo - UFES
  • Esly Ferreira Junior Costa Universidade federal do Espírito Santo - UFES
  • Andréa Oliveira Souza da Costa Universidade federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i1.804

Resumo

Indústrias siderúrgicas produzem quatro subprodutos com significativa capacidade de geração de energia e que podem ser empregados como combustível na central termoelétrica. A queima desses subprodutos na presença de ar disponibiliza o conteúdo energético do combustível e gera gases de exaustão. O objetivo deste trabalho é predizer a concentração dos gases de exaustão da fornalha de uma caldeira siderúrgica com a variação do ar disponibilizado. Para isso, foi adotado o princípio da minimização da energia livre de Gibbs para descrever o sistema. Esta metolodogia provou ser eficiente ao descrever o sistema quando diderentes alimentação de ar são adotadas.  

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leticia Fabri Turetta, Universidade federal do Espírito Santo - UFES

Graduada em Engenharia Química pela Faculdade Integradas de Aracruz (2013). Atualmente é mestranda em Engenharia Química com ênfase na linha Modelagem, Otimização e Análise de Processos pela Universidade Federal do Espírito Santos (UFES)

Esly Ferreira Junior Costa, Universidade federal do Espírito Santo - UFES

Bolsista de Produtividade Desen. Tec. e Extensão Inovadora do CNPq - Nível 2. Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), mestrado em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Engenharia Química pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - PEQ/COPPE/UFRJ (2003). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Federal do Espírito Santo. Desenvolve atividades de ensino e pesquisa nos cursos de Graduação e Mestrado em Engenharia Química. Tem experiência na área de Modelagem e Otimização de Processos, atuando principalmente nos seguintes temas: modelagem, métodos numéricos, estimação de parâmetros, otimização e ciclo de recuperação Kraft de obtenção de celulose.

Andréa Oliveira Souza da Costa, Universidade federal do Espírito Santo - UFES

Possui graduação em Engenharia Química pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (1998), mestrado em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia PEQ/COPPE/UFRJ (2000) e doutorado em Engenharia Química pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós Graduação e Pesquisa de Engenharia PEQ/COPPE/UFRJ (2004). Atualmente é Professor Adjunto IV da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Coordena o Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPEQ) da UFES (campus de Alegre, ES). Possui experiência na área de Engenharia Química, com ênfase em Termodinâmica e em Modelagem de Processos. Desenvolve estudos envolvendo, principalmente, a descrição matemática de sistemas industriais reais. Bolsista Pesquisador Capixaba (Área Engenharia), Edital FAPES no 014/2012 Bolsa Pesquisador Capixaba.

Downloads

Publicado

2017-01-30

Edição

Seção

Artigos