AVALIAÇÃO DA POLUIÇÃO SONORA E ZONEAMENTO DE RUÍDO EM ÁREA PILOTO NO MUNICÍPIO DE MANAUS-AM

Autores

  • Júlio César de Alencar Bessa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas
  • ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
  • João de Athaydes Silva Júnior UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i2.852

Resumo

O mapeamento acústico tem sido utilizado como ferramenta para a avaliação do ruído ambiental. Um grande número de fatores contribuem para o aumento dos níveis de ruído, tais como: crescimento populacional, principalmente nas áreas onde ocorre o aumento da urbanização, com a consolidação do processo de ocupação urbana; atividades associadas à vida urbana; e o aumento do fluxo de transporte rodoviário, ferroviário e aéreo. O presente estudo testou uma proposta de avaliação da poluição sonora decorrente do tráfego de veículos em uma área central do município de Manaus/AM, por meio de medições de ruído e mapeamento sonoro. A coleta de dados foi realizada em 133 pontos, em dois períodos (tarde e noite) e coletadas grandezas acústicas, meteorológicas, de tráfego e geométricas para caracterizar os locais de medição. Como resultado, constatou-se que os níveis de pressão sonora presentes em todos os pontos estavam acima dos estabelecidos pelas normas de conforto e não apresentam diferença significativa entre os períodos avaliados, além de um alto grau de dispersão. Os mapas de ruído permitiram identificar as regiões mais críticas, as fontes e respectivas áreas de influência, além de verificar onde são ultrapassados os limites normativos de pressão sonora.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Júlio César de Alencar Bessa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas

Mestrado em Processos Construtivos e Saneamento Ambiental pela Universidade Federal do Pará, Especialização pela Universidade Federal da Paraíba (1990). Atualmente é Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas e Engenheiro Civil da Prefeitura Municipal de Manaus. Tem experiência na área de Engenharia Civil.

ALINE MARIA MEIGUINS DE LIMA, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduação em Geologia pela Universidade Federal do Pará (1998), especialização em Gestão Normativa de Recursos Hídricos pela Universidade Federal da Paraíba (2007), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2000) e doutorado em Desenvolvimento Socioambiental pelo Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2007), com ênfase em análise espacial de bacias hidrográficas. Atualmente é Professora da Universidade Federal do Pará. Tendo atuado como professora da Universidade do Estado do Pará e do Centro Universitário do Pará; e como técnica em recursos hídricos e Coordenadora de Informação e Planejamento Hídrico na Secretaria de Estado de Meio Ambiente. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geologia Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: recursos hídricos, geomorfologia ambiental, gestão ambiental, sistema de informações geográficas e geotecnia.

João de Athaydes Silva Júnior, UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

Graduação em Meteorologia na Universidade Federal do Pará (1999 - 2005); Mestrado em Meteorologia, na Universidade Federal de Campina Grande (2006 - 2008), Doutorado em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido, no Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (2008 - 2012). Atualmente é professor da Faculdade de Meteorologia da Universidade Federal do Pará. Participa de projetos de pesquisa atuando na área de Geociências, com ênfase em Meteorologia Aplicada, Clima Urbano, Conforto Térmico, Micrometeorologia, Agrometeorologia, Instrumentação Meteorológica e Hidrologia em ecossistemas: de Floresta, de Manguezal, Urbanos e outros.

Downloads

Publicado

2017-05-08

Edição

Seção

Artigos