Adsorção como um processo complementar à Hidrodessulfurização na redução da emissão de SOx pela queima de óleo diesel

Autores

  • Caroline Carriel Schmitt Universidade Federal do Paraná
  • Elaine Vosniak Takeshita Universidade Federal do Paraná
  • Sandra Shirley Ximeno Chiaro CENPES – PETROBRAS
  • Carlos Itsuo Yamamoto Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i2.863

Resumo

A remoção de compostos de enxofre do diesel através da adsorção em carvão ativado foi investigada, bem como a possibilidade de regeneração aplicando-se a técnica de lavagem por solvente. A adsorção realizada em batelada com diesel sintético e comercial mostrou que é possível remover grande parte do enxofre presente, reduzindo 73% da concentração de enxofre do diesel sintético e 44% do diesel comercial. Em leito fixo foi possível atingir 77% de remoção de enxofre. Além disso, 54,8% da capacidade adsortiva foi restaurada após a lavagem do carvão ativado empregando-se etanol, mostrando que a adsorção de compostos sulfurados como etapa complementar à Hidrodessulfurização é uma técnica promissora a qual merece destaque na obtenção de níveis reduzidos de sulfurados no diesel comercial.

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Biografia do Autor

Caroline Carriel Schmitt, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Engenharia Química – Universidade Federal do Paraná. `

Programa de Pós Graduacao em Engenharia Química - PPGEQ 

Elaine Vosniak Takeshita, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Engenharia Química – Universidade Federal do Paraná. `

Programa de Pós Graduacao em Engenharia Química - PPGEQ 

Carlos Itsuo Yamamoto, Universidade Federal do Paraná

Departamento de Engenharia Química – Universidade Federal do Paraná. `

Programa de Pós Graduacao em Engenharia Química - PPGEQ 

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Publicado

2017-05-08

Edição

Seção

Artigos