DESENVOLVIMENTO DE UMA EMPILHADEIRA ADAPTADA PARA UM TRATOR

Autores

  • Tiago Sinigaglia UFSM
  • Cristiano Ziegler FAHOR
  • Luan Marcel Förster FAHOR

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i3.898

Resumo

A adaptação de sistemas mecânicos em equipamentos já existentes é uma possiblidade na engenharia e visa praticidade e economia de custos. O objetivo é projetar um equipamento que facilite a elevação e o transporte de cargas em diversos setores da indústria e principalmente da agricultura. Sendo assim no decorrer deste trabalho é possível compreender como pode ser desenvolvida uma empilhadeira acoplada em um trator. Esta empilhadeira pode suportar 2.000 quilos em carga distribuída sobre os garfos, a uma altura de até 3 metros. Uma vantagem desse tipo de equipamento é que ele é acoplado a um trator eliminando a necessidade de compra de uma empilhadeira automotriz. Na apresentação e análise dos resultados é realizado o dimensionamento do garfo e da torre, neste tópico são apresentados cálculos de esforços, momento de inércia, análise da carga e momento fletor gerado pela carga. É realizado o desenho de todo o equipamento utilizando a ferramenta computacional SolidWorks, indicando os componentes projetados e também estudando as simulações de carga estática para análise da estrutura. Neste trabalho foi concluído que há a possibilidade de projetar um equipamento de elevação e transporte de carga que seja acoplável a um trator. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tiago Sinigaglia, UFSM

Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Horizontina. Cursando Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSM, bolsista CAPES.

Cristiano Ziegler, FAHOR

Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Horizontina. Cursando Programa de Pós Graduação em Engenharia de Produção da UFSM, bolsista CAPES.

Luan Marcel Förster, FAHOR

Engenheiro Mecânico pela Faculdade de Horizontina.

Downloads

Publicado

2017-07-27

Edição

Seção

Artigos