ESTIMATIVA DE ÁREAS DE INUNDAÇÃO: MODELO HIDROLÓGICO E HIDRÁULICO PARA UMA SUB-BACIA DE RIO VERDE – GO.

Autores

  • Greyce Bernardes de Mello Rezende UFMT
  • José Eduardo Alamy Filho UFU

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i4.888

Resumo

Uma das situações mais críticas em termos de drenagem urbana está relacionada com o transbordamento de canais que drenam sub-bacias urbanizadas. Nessas condições, as vazões induzidas pelas chuvas são amplificadas pelo efeito da urbanização, apresentando antecipação dos tempos de pico e aumento das vazões. Quando estas vazões atingem os talvegues das sub-bacias, há um efeito transitório de propagação de cheias nos canais de macrodrenagem. O transbordamento ocorre quando as profundidades superam a altura da calha. Nesses casos, a água invade a planície de inundação, gerando zonas de alagamento. Nesse contexto, o objetivo da presente pesquisa é apresentar uma metodologia para realizar prognósticos de zonas afetadas por enchentes em sub-bacias urbanas. O método proposto baseia-se em três tipos de modelos fundamentais: o hidrológico, que estabelece a relação entre precipitação e vazão; o hidráulico, que calcula o escoamento dentro do canal; e o modelo de terreno, utilizado para estimativa de áreas alagadas.  Para tanto, necessita-se da caracterização da bacia, do uso e ocupação do solo, da equação de chuva e da distribuição temporal da tormenta. As características geométricas do canal também devem ser levantadas, bem como as curvas de nível no entorno do canal.  Para efeito de aplicação, utilizou-se uma sub-bacia urbana da cidade de Rio Verde - GO, e estimou-se zonas inundadas geradas por cenários relativos a diferentes períodos de retorno das chuvas: 2 anos, 20 anos e 100 anos. Conclui-se que tal metodologia apresenta utilidade na elaboração de Planos Diretores de Drenagem Urbana, uma vez que há a possibilidade de simulações de cenários de propagação de cheias, norteiando a gestão da drenagem urbana, no sentido corretivo e preventivo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Greyce Bernardes de Mello Rezende, UFMT

Professora Adjunto I do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal de Mato Grosso. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Goiás, mestre em Planejamento e Infra-Estrutura Urbana pela Universidade Federal de Uberlândia e doutora em Recursos Naturais pela Universidade Federal de Campina Grande

José Eduardo Alamy Filho, UFU

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Uberlândia (1998), mestrado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) (2002) e doutorado em Engenharia Hidráulica e Saneamento pela Universidade de São Paulo (EESC/USP) (2006). Atualmente é professor associado da Universidade Federal de Uberlândia.

Downloads

Publicado

2017-10-09

Edição

Seção

Artigos