PROJETO WARKA WATER: UM ESTUDO SOBRE VIABILIDADE DE COLETA DE ÁGUA ATRAVÉS DO ORVALHO NA CIDADE DE CAMPO MOURÃO – PR.

Autores

  • Felipe Trovatti Grecco Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR
  • Roberto Widerski UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
  • Jeferson Rosa Soares FURG - Universidade Federal do Rio Grande
  • Marisa Biali Corá UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v19i5.962

Resumo

 Neste trabalho foi abordada a capacidade de provimento de água através de um coletor de orvalho, dada a importância da exploração de novos recursos hídricos, visto o déficit de acesso à água por muitas pessoas no mundo todo. Um protótipo em escala reduzida do projeto WarkaWater foi construído e testado nas dependências da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Campo Mourão (UTFPR-CM) a fim de verificar a funcionalidade da estrutura, bem como abordar de maneira mais categórica a possibilidade de se obter água através de um recurso hídrico pouco explorado como o orvalho. Devido a características peculiares do hidrometeoro, sua formação se deu em baixa escala, inviabilizando estudos detalhados do processo de formação e eficiência do projeto. Entretanto, através da análise de alguns fatores meteorológicos, a cidade de Campo Mourão mostrou-se favorável à exploração desta fonte de água. Resumidamente, verifica-se a possibilidade de concretização do projeto WarkaWater através de técnicas simples e materiais locais, identificando-se sua capacidade de funcionamento relacionada à escala de construção e condições climáticas e geográficas favoráveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe Trovatti Grecco, Universidade Tecnológica Federal do Paraná - UTFPR

Graduando em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná- UTFPR

Roberto Widerski, UTFPR - UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina (1985) e mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com ênfase em Projeto de Arquitetura e Urbanismo

Jeferson Rosa Soares, FURG - Universidade Federal do Rio Grande

Mestrando em Educação Ambiental na Universidade Federal do Rio Grande -PPGEA/FURG, no Grupo de Pesquisa: Educação Ambiental nos Processos de Gestão Ambiental. Estudante do Curso de Licenciatura em Geografia-FURG 2016. Especialista em Educação em Ciências - UNIPAMPA (2013), graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental pela Universidade Norte do Paraná (2011). Militar do Exército Brasileiro (Técnico em Enfermagem) - Esquadrão de Comando da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada - Brigada Charrua. Possui experiência com Agricultura Irrigada, Licenciamento Ambiental na Área, Auditorias Ambientais, Sistemas de Gestão Ambiental, Planos de Gestão Ambiental, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Planos de Gerenciamento de Resíduos Sólidos de Saúde, Recuperação de Áreas Degradadas, Estudos de Impactos Ambientais e Relatórios de Impactos Ambientais, Agroecologia, Educação Ambiental, Recursos Hídricos.

Marisa Biali Corá, UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Mestre em Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Regional - PPGDR da UTFPR (Campus de Pato Branco - PR). Especialista em Gestão Empresarial - Enfase em Finanças. Graduação em Administração com enfase em comércio exterior pela Universidade Paranaense -UNIPAR (2008). 

Downloads

Publicado

2017-12-04

Edição

Seção

Artigos