Análise de estabilidade do processo de wet blue em couros através da aplicação das ferramentas estatísticas

Autores

  • Ederson Santos FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara
  • Ederson Santos FACCAT - Faculdades Integradas de Taquara
  • Diego Augusto de Jesus Pacheco Uniritter
  • Fernando Elemar Vicente dos Anjos IFRS - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v20i1.1029

Resumo

Este artigo apresenta um estudo de caso aplicado em uma empresa que realiza o processo de wet blue em couros, situada na região metropolitana de Porto Alegre. Neste acaso, aplicam-se as ferramentas de repetitividade e reprodutibilidade (R&R), cartas de controle estatístico de processo e análise dos índices de Cp (capacidade) e Cpk (capabilidade) em um processo com índices de 22% de rejeição e altos índices de reclamações de clientes por falta de conformidade. O sistema de medição demonstrou variação de 25,01%, uma variação crítica que não impedia a aceitação desse sistema. Entretanto, o processo demonstrou-se totalmente fora de controle, com índices de Cp de 0,51 e de Cpk de 0,45. Analisou-se o processo e definiram-se os principais pontos que necessitavam de ajustes para a estabilização do processo e a redução dos mostradores de rejeição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Augusto de Jesus Pacheco, Uniritter

Graduação e mestrado en engenharia de produção e doutorando em engenharia de produção pela UFRGS, professor  e coordenador do curso de engenharia de produção da Uniritter.

Fernando Elemar Vicente dos Anjos, IFRS - Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul

Graduação e mestrado en engenharia de produção pela Unisinos, professor do Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS)

Downloads

Publicado

2018-02-19

Edição

Seção

Artigos