CARACTERIZAÇÃO DE ROCHA GRANÍTICA PARA SER UTILIZADA COMO LASTRO NA ESTRADA DE FERRO CARAJÁS

Autores

  • Ronderson Queiroz Hilario
  • Gilberto Fernandes
  • Hebert da Consolação Alves
  • Gabriel Cordeiro Costa
  • Eduardo Afonso Dias
  • Igor Guilherme Santos
  • Pedro Henrique M de Andrade Coutinho
  • Edgar Alfredo Sá
  • Ralph Werner Heringer Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v20i5.9513

Resumo

O lastro ferroviário deve ser constituído por materiais pesados e duráveis, dotados de grãos angulares, não contaminados e livres de pó. Em função da disponibilidade e de considerações econômicas, uma gama extensiva de materiais tem sido empregada como lastro, tais como granitos, basaltos, rochas calcárias, escórias e outras litologias. Uma das principais funções do lastro é a de manter a posição da via resistindo às forças verticais, laterais e longitudinais aplicadas aos dormentes. O lastro também provê resiliência e absorção de energia pela via que, em troca, reduz as tensões nos materiais subjacentes para níveis aceitáveis. São requeridas para o lastro faixas granulométricas que permitam uma resposta mecânica proporcional à carga por eixo e que facilitem a drenagem da via. O presente trabalho tem como objetivo avaliar e caracterizar as propriedades físicas e mecânicas de um agregado pétreo proveniente de uma rocha granítica localizada na região norte do Brasil para ser utilizada na Estrada de Ferro Carajás. O estudo torna-se extremamente relevante, pois o conhecimento das propriedades físicas é essencial para aumentar a qualidade e aperfeiçoar o processo de utilização do material em questão. A caracterização do granito foi realizada por meio dos ensaios de: análise granulométrica, determinação da abrasão “Los Angeles”, da resistência ao choque - índice de tenacidade TRETON, massa específica aparente, absorção e porosidade aparente, forma do material, teor de fragmentos macios e friáveis, teor de argila em torrões, carga pontual e resistência a intempéries. Todos estes índices têm como referência os padrões estabelecidos pela ABNT NBR 5564 e ASTM (American Society of Testing Materials).

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Publicado

2018-12-19

Edição

Seção

Artigos