ANALISE DE UM RETIFICADOR MONOFÁSICO COM ALTO FATOR DE POTÊNCIA UTILIZANDO O CONVERSOR BOOST INTERLEAVED DE DUAS FASES FRENTE ÀS NORMATIVAS IEC61000-3-2 (2009) CLASSE D.

Autores

  • Israel Divan Lopes da Costa UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
  • Carlos Renato Magalhães Duarte Unileste - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais
  • Diego Santos Gonçalves Unileste - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/engevista.v20i4.9558

Resumo

Este artigo objetiva-se a avaliar de maneira prática, a aplicação do conversor boost intercalado no modo pre-regulador de fator de potência, como solução ao problema de distorção harmônica e empobrecimento do fator de potência que os retificadores convencionais associados a filtro capacitivo, interface inicial entre a rede elétrica monofásica ou trifásica e muitos dos sistemas eletrônicos de potência, inserem no sistema elétrico. O baixo fator de potência, baixa eficiência energética, inserção de distorção harmônica e interferência eletromagnética se tornaram hoje os principais distúrbios gerados de maneira indireta pelas cargas que compõe o sistema elétrico de potência. Retificação com alto fator de potência se torna neste contexto, uma obrigatoriedade frente às normativas IEC61000-3-2 e IEEE519. A preocupação com a qualidade da energia elétrica levará a uma nova topologia, que trata da retificação em alto fator de potência utilizando-se da estratégia do PFC Ativo aplicando o conversor boost, e como otimização de eficiência desta estrutura será demostrado posteriormente o conversor em arranjo intercalado – Interleaved PFC. Ao analisarmos de maneira prática os resultados obtidos, percebe-se o quão benéfico se torna para o sistema elétrico de potencia, trabalhar-se com correção ativa de fator de potencia integrada a sistemas front-end em equipamentos eletroeletrônicos. A densidade de potencia de um equipamento pode melhorar significativamente ao se intercalar múltiplos conversores no que se relaciona a minimização dos elementos passivos filtrantes de componentes EMI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Israel Divan Lopes da Costa, UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais

Mestrando em Engenharia Elétrica, linha Eletrônica de Potência, pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2018). Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais, UNILESTE (2017).Tem interesse pelas áreas de conversores estáticos de potência, aplicabilidade de conversores ao sistema elétrico de potência e processamento de energia.

Carlos Renato Magalhães Duarte, Unileste - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Possui graduação em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais (2006) e mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2009). Atualmente, é engenheiro de manutenção - Usinas Siderúrgicas de Minas Gerais S/A e professor assistente do Centro Universitário do Leste de Minas Gerais no curso de Engenharia Elétrica.

Diego Santos Gonçalves, Unileste - Centro Universitário do Leste de Minas Gerais

Graduado em Engenharia Elétrica pelo Centro Universitário do Leste de Minas Gerais. Tem interesse em processamento de energia e engenharia biomédica.

Downloads

Publicado

2018-10-01

Edição

Seção

Artigos