Políticas Editoriais

Foco e Escopo

Revista eletrônica anual destinada a publicar trabalhos escritos por alunos(as) regularmente matriculados(as) nos cursos de graduação em arquivologia e em biblioteconomia e documentação da Universidade Federal Fluminense.

 

Políticas de Seção

ARTIGOS

Política padrão de seção

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESENHAS

Publica resenhas relativas a obras concernentes à arquivologia e à biblioteconomia e documentação. Os textos deverão ter de 3 a 5 páginas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

ENTREVISTA

A ENSAIO GERAL publica, em cada número, uma entrevista com convidado, que será realizada por um ou mais alunos, a critério do Conselho Editorial. A entrevista poderá ser transcrita ou disponibilizada por meio de link de acesso a canais gratuitos de vídeos, como o Youtube e o Vimeo, nos termos da lei de direitos autorais vigente no Brasil.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

RESUMOS EXPANDIDOS

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

A convite do(a) editor(a), todos(as) os(as) docentes indicarão para publicação um trabalho desenvolvido por aluno(a) na(s) disciplina(s) que leciona no Departamento de Ciência da Informação e em projetos de pesquisa e extensão. É facultado ao(à) docente não indicar trabalhos para publicação, se considerar que em sua(s) disciplina(s) não foi desenvolvido algum em condições de integrar a revista.

Os trabalhos indicados deverão ser encaminhados ao conselho editorial, cabendo ao(à) responsável pela disciplina comunicar formalmente ao referido conselho o trabalho indicado e o nome do(a) autor(a). A submissão do trabalho obedecerá ao calendário fixado pelo conselho editorial.

O conselho analisará os trabalhos indicados, cabendo a ele decidir, em virtude de excesso de candidatos(as) e/ou de competência técnica específica, encaminhar o texto para parecer externo.

Todo(a) docente do Departamento de Ciência da Informação será automaticamente constituído(a) parecerista da Ensaio Geral, exclusive o(a) professor(a) que indicou o trabalho em análise.

 

Periodicidade

Revista eletrônica semestral destinada a publicar trabalhos escritos por alunos regularmente matriculados nos cursos de arquivologia e biblioteconomia e documentação da Universidade Federal Fluminense. Cada novo número da Ensaio Geral será lançado durante a Semana Acadêmica do GCI, no início do semestre letivo, integrando oficialmente o programa do evento.

 

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

 

Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...