https://periodicos.uff.br/ensaiogeral/issue/feedEnsaio Geral2021-11-20T00:00:00+00:00Ensaio Geralensaiogeralrevistaeletronica@gmail.comOpen Journal Systems<p>A <em>Ensaio Geral</em> é um periódico eletrônico destinada a publicar trabalhos escritos por alunos/as regularmente matriculados/as nos cursos de graduação de Arquivologia e de Biblioteconomia e Documentação da Universidade Federal Fluminense. A data do lançamento de cada número será definido pelo Conselho Editorial da <em>Ensaio Geral</em>.<br /><strong>ISSN:</strong> 2764-1953</p>https://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/52108Nota editorial2021-10-29T19:21:32+00:00Conselho Editorial Editorialensaiogeralrevistaeletronica@gmail.com<p>Nota editorial.</p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50810As políticas públicas, de Pierre Muller2021-07-14T21:23:16+00:00Jorge Lucas Franco Ferreirajorge_lucas@id.uff.br2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/48484Capa2021-01-27T17:51:36+00:00Thiago Lacazola@thiagolacaz.com.brPatrícia Ossespatriciaosses@yahoo.com.br<p>Thiago Lacaz é designer gráfico com especialização pela University of Reading, Reino Unido.</p> <p>Patrícia Osses é professora no curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Uberlândia.</p>2021-11-20T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/52107O historiador vai ao arquivo no mundo de oligarcas e fascistas2021-10-29T19:15:17+00:00Marco Antonio Silveiramantoniosilveira@yahoo.com.br<p>Este artigo tem por objetivo reconstituir aspectos da relação entre historiadores e arquivistas, inserindo-a, de maneira ensaísta, no contexto de mudanças sofridas pela sociedade brasileira desde a instauração da Nova República até os dias atuais, nos quais se assiste ao conflito travado por oligarcas e fascistas pela obtenção de hegemonia política e institucional.</p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50632Arquitetura da informação e o comércio eletrônico à luz das cinco leis de Ranganathan2021-07-14T21:05:21+00:00Larissa Vidal Negreiros de Azevedolarissavna@id.uff.br<p>Objetiva, de modo geral, mostrar a relação entre as cinco leis da Biblioteconomia criadas por Ranganathan e o comércio eletrônico através da arquitetura da informação. Conceitua arquitetura da informação e apresenta os sistemas de organização, navegação, rotulação e busca propostos por Rosenfeld, Morville e Arango, além de trazer um panorama sobre o profissional arquiteto da informação. Caracteriza comércio eletrônico e destaca as técnicas de <em>Search Engine Optimization</em> – SEO, termo que pode ser traduzido como otimização para os motores de busca, e evidencia os motivos pelos quais as competências do bibliotecário condizem com essa atividade. Historiciza de forma breve a trajetória de Shiyali Ramamrita Ranganathan como bibliotecário e salienta a criação das cinco leis da Biblioteconomia. Exibe adaptações de cada uma dessas leis para o meio digital e as relaciona com o contexto do comércio eletrônico. </p> <p><strong>Palavras-Chave: </strong>Arquitetura da Informação. Comércio Eletrônico. Ranganathan. Cinco Leis da Biblioteconomia. Organização da Informação.</p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50703User Experience2021-07-14T21:00:26+00:00Anna Beatriz Marques da Costa Santosannacosta.nave@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Atualmente, as crianças nascem numa cultura onde tecnologias da informação e comunicação são socialmente integrais. O uso de jogos com conteúdo educativo no desenvolvimento da educação infantil é recomendado, especialmente em meio digital; porém, frequentemente, esses sites não possuem interface adequada às características e necessidades do público infantil. Este artigo disserta sobre a interação entre crianças e interfaces de jogos educativos digitais, e objetiva apresentar diretrizes para a avaliação da Usabilidade e UX de sites de jogos educacionais, com foco no usuário criança, conceituando Usabilidade, Arquitetura da Informação, e </span><em><span style="font-weight: 400;">User Experience</span></em><span style="font-weight: 400;">. Aborda a criança como nativo digital e seu desenvolvimento cognitivo, e explora o papel do bibliotecário na criação de interfaces digitais, jogos no desenvolvimento cognitivo da criança, e sobre como a usabilidade de sites de jogos educativos digitais pode afetar a experiência da criança com seu conteúdo. É uma pesquisa exploratória e qualitativa utilizando-se da técnica de revisão bibliográfica.</span></p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50737A importância da função pedagógica na biblioteca escolar brasileira2021-07-21T21:07:19+00:00Vitória Nascimentovitoriarn@id.uff.br<p>A biblioteca escolar tem a função de atuar como instrumento auxiliador da escola para o bom desenvolvimento acadêmico dos alunos, de seu hábito de leitura e de sua competência e letramento informacional. Por meio da historicização da criação das bibliotecas escolares no Brasil, dos bibliotecários e da identificação da legislação brasileira que lhe diz respeito, este artigo busca responder a importância do papel pedagógico do bibliotecário na formação acadêmica dos alunos. Para ilustrar como a biblioteca escolar pode fazer a diferença no desenvolvimento da aprendizagem e da promoção da competência em informação dos jovens estudantes, optou-se por descrever o caso conhecido como O Estudo de Ohio, analisado pela professora Bernadete Campello em seu livro “Biblioteca escolar: conhecimentos que sustentam a prática”.</p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/50846Políticas de memória2021-07-21T21:14:58+00:00Nathália Antunes da Silvanathaliaantunes@id.uff.brAna Karolina dos Santos Pereiraanakarolinapereira@id.uff.brVitor Serejo Ferreira Batistavitorserejo@id.uff.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo toma como tema de estudo a construção da memória, no intuito de provocar o debate sobre as políticas de memória, praticadas por sociedades detentoras de maior poder político, assim como ações emitidas pelo silêncio e por ressignificação cultural. Para a realização desta proposta, tomamos por objeto de estudo os filmes </span><em><span style="font-weight: 400;">Toda a memória do mundo</span></em><span style="font-weight: 400;"> e </span><em><span style="font-weight: 400;">As estátuas também morrem, </span></em><span style="font-weight: 400;">do cineasta francês Alain Resnais e outros colaboradores. Construímos a análise deste artigo a partir do pensamento teórico desenvolvido pelos historiadores franceses Jacques Le Goff e Pierre Nora, pelo sociólogo austríaco Michael Pollak e pela também historiadora brasileira Renata Andreoni e concluímos que civilizações são silenciadas ao longo da história especialmente considerando a visão européia para outros continentes como o africano, e também é considerado sobre a preservação da memória, pois essa não depende somente do povo de quem a produz mais de quem se diz preservar.</span></p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/51008Analisando uma leitora2021-07-28T18:33:51+00:00Maria Tereza Cavalcante da S. Motamt_mota@id.uff.br<p>Apresenta uma análise de uma entrevista gravada pelo Museu Virtual da Leitura, projeto proposto pelo professor Joaci Pereira Furtado na disciplina “Indústria editorial do livro”. Disserta sobre a vivência da entrevistada, Jennifer, em relação ao seu contato com os livros, desde a infância. Aponta os benefícios do contato regular com as obras, um dos reflexos decorrentes da leitura durante o crescimento, relacionando tais fatores com a experiência adquirida por Jennifer ao longo de seu desenvolvimento. Reflete sobre algumas memórias da entrevistada, correlacionando-as com seus gostos e hábitos de leitura, buscando compreender a importância de uma memória afetiva na formação de um leitor assíduo, conforme Daniel Pennac e outros autores importantes que se escreveram sobre o assunto. Aborda também o abrangente uso da literatura infantil e reflete o papel da escola e da biblioteca na formação do(a) leitor(a).</p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/51192A Ciência Cidadã e as perspectivas acerca da produção e divulgação científica2021-09-07T19:26:39+00:00Vinícius Ribeiro Soares dos Santosviniciusrsds@id.uff.br<p>Discute-se uma possível aproximação entre a Ciência da Informação e o conceito de Ciência Cidadã. Conceitua-se a Ciência Aberta e o Acesso Aberto enquanto movimentos que discutem a transparência do fazer científico e garantem o acesso à informação produzida, e o papel da Ciência Cidadã nesse contexto. A metodologia empregada é a análise de conteúdo. Identifica-se pouca produção por parte da Ciência da Informação acerca da Ciência Cidadã. Apesar disso, a Biblioteconomia apresenta relatos de sucesso em parceria com a Ciência Cidadã. Conclui-se que a relação entre as áreas tende a se intensificar no futuro, com a necessidade de se trazer experiências empreendidas pelas bibliotecas para serem analisados no campo interdisciplinar da Ciência da Informação.</p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/51236A cor da informação2021-08-28T22:51:16+00:00Bárbara Cristina Marques dos Santos Ribeirobarbara_marques@id.uff.br<p>O presente estudo aborda o uso da informação para constituição da identidade coletiva negra. Para tanto, apoia-se no conceito de informação étnico-racial e estuda o canal <em>Papo de Preta</em>, hospedado pelo <em>YouTube</em>, objetivando verificar como a informação étnico-racial disseminada pelo canal impacta a identidade racial de seus internautas. Recorre à aplicação de questionário dirigido aos inscritos do canal como instrumento para coleta de dados. A partir dos dados coletados com a pesquisa empírica, infere que os internautas respondentes buscam o canal para informar-se sobre questões raciais, sobretudo aquelas relativas à existência de pessoas negras, bem como às questões políticas e históricas desta população, modificando suas percepções raciais a partir da informação disseminada nos vídeos.</p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/51428Os livros digitais vão suceder os livros físicos?2021-08-31T20:07:06+00:00Renata Antunes de Mello e Alvimrenata.rama97@gmail.com<p>Este artigo trata sobre os livros digitais e seu novo espaço adquirido no gosto dos leitores, porém, é proposto uma desmistificação de uma aparente sobreposição aos livros impressos. Os e-books conquistaram seu espaço na vida do leitor, onde a sua acessibilidade, preço e portabilidade devem ser consideradas para a popularização da literatura, a qual propiciam, como resultado, a compra de exemplares físicos. Para tanto, é discutido a perspectiva do colecionismo e do livro entre um objeto de uso ou de posse, este último sendo uma característica dos colecionadores.</p> <p>Palavras-chave: Livros digitais; Livros impressos; Colecionismo;</p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geralhttps://periodicos.uff.br/ensaiogeral/article/view/51488 Biblioteca, informação, educação e memória2021-09-11T22:10:22+00:00Evelyn Gonçalves Pereira Netoevelynpereira@id.uff.br<p>Relato de experiência sobre ação de extensão voltada para a organização e catalogação do acervo da Biblioteca Aurélia Quaresma, localizada no Colégio Estadual Aurelino Leal, Niterói, RJ, instituição de ensino centenária, criada em 1918, como escola profissional feminina. Descreve as etapas do projeto, como a escolha da metodologia usada para identificar e organizar o conjunto documental e bibliográfico sobre custódia da biblioteca, a criação da base de dados, os recursos usados para a descrição dos documentos e os resultados preliminares. Traz reflexões sobre as partes desafiadoras do projeto e as estratégias usadas para superá-las, destacando a importância da criação de um catálogo de acesso remoto como recurso para apoio às atividades pedagógicas, curriculares e culturais realizadas pela comunidade escolar. Conclui ressaltando a importância da Biblioteca Aurélia Quaresma como lugar de formação, cultura e memória da história da educação no Brasil.</p>2021-10-29T00:00:00+00:00Copyright (c) 2021 Ensaio Geral