Políticas Editoriais

Foco e Escopo

A Ensaios é voltada para a publicação de artigos, resenhas, ensaios, poemas, entrevistas e outras expressões científicas voltadas para a área das Ciências Humanas. Com caráter interdisciplinar, a revista corresponde à crescente presença das Ciências Sociais na formação de estudantes de outras áreas das Ciências Humanas e das Artes, e aos próprios interesses dos estudantes de Ciências Sociais na produção acadêmica de outras áreas.

A revista pretende ser estímulo à diversidade na produção científica, à interlocução entre graduandos, pós-graduandos e pós-graduados sem que se perca uma postura crítica frente ao campo de produção acadêmica.

Dirigida por estudantes da Universidade Federal Fluminense, a Ensaios pretende colaborar também com a formação profissional daqueles diretamente envolvidos na elaboração dessa publicação científica.

Contribuições deverão ser submetidas eletronicamente através do link:http://www.uff.br/periodicoshumanas/index.php/ensaios/user/register


Por favor, consulte as normas completas antes de submeter um manuscrito no campo Submissões.

 

 

Políticas de Seção

Entrevista

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Artigos

Nesta seção encontra-se artigos científicos de areas afins relativas as Ciências Humanas.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Poemas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios

Esta seção abrange as três formas de texto respeitando os seguintes critérios de publicação: 1) Ensaios: coerência e coesão textual. O trabalho deve ter introdução, desenvolvimento e conclusão. 2) Resenhas: relevância. Serão publicadas as resenhas dos textos mais utilizados nas bibliografias dos cursos e a de textos inéditos e/ou recentes. Traduções: originalidade. Serão publicadas somente traduções de textos inéditos em língua portuguesa.

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Traduções

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Imagens

Não verificado Submissões abertas Verificado Indexado Não verificado Avaliado pelos pares

Homenagem

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Ensaios2

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Resenhas

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares

Registro de pesquisa

Verificado Submissões abertas Verificado Indexado Verificado Avaliado pelos pares
 

Processo de Avaliação pelos Pares

Assim que recebidos, os trabalhos serão avaliadas pelos editores a fim de verificar se estão de acordo com as normas de publicação da Revista.

Caso não estejam normalizadas, os autores serão comunicados por e-mail para que realizem as modificações necessárias. Se estiverem de acordo com as normas, as colaborações serão encaminhadas para dois pareceristas e, em caso de pareceres contraditórios, uma terceira avaliação será requerida. A revisão é feita com base no blind review sendo emitido um parecer, que é encaminhado ao autor.

Os pareceres serão divididos em 3 (três) categorias: aprovado; aprovado com ressalvas; reprovado. Os trabalhos "aprovados com ressalvas" serão reenviados aos autores para correção e ajustes no prazo de 10 (dez) dias úteis. Os trabalhos "reprovados" terão como retorno os pareceres que justificam a recusa. Os "aprovados" serão publicados mediante notificação ao autor.

 

 

Periodicidade

A Ensaios, de periodicidade semestral, publica artigos acadêmicos prioritariamente de graduandos.

 

Política de Acesso Livre

 

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporcionando maior democratização mundial do conhecimento.


 

 

Arquivamento

 

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração. Saiba mais...



 

 

Justificativa

É inédita a edição de uma revista eletrônica focada em trabalhos de graduandos de Ciências Sociais. Tal experiência proporcionará a familiarização, em especial dos estudantes da UFF, com a produção e interlocução acadêmicas, além de suprir a necessidade de divulgação de trabalhos realizados no âmbito do nosso Curso de Ciências Sociais. Seu caráter interdisciplinar favorecerá a ampliação da interlocução e dos interesses acadêmicos.

O projeto estimulará a reflexão dos alunos sobre a formação acadêmica em suas bases e a difusão da produção científica de forma livre e gratuita, além de proporcionar aos graduandos de diversas áreas espaço para publicação de seus trabalhos. Servirá também como laboratório para desenvolvimento de habilidades e conhecimentos práticos de edição e difusão da produção acadêmica.

A iniciativa beneficiará a realização de eventos sobre temáticas norteadoras das edições, estendendo a interseção do projeto nas diversas esferas acadêmicas. Ao ampliar os meios de divulgação e acesso aos resultados da pesquisa e da reflexão acadêmica, reforça-se outro aspecto próprio à produção do conhecimento, e sem o qual não se realiza: seu alcance pelo maior número de pessoas e das mais variadas formas.


 

Conselho Editorial

Revista Ensaios - Conselho Editorial 2017

Ana Rosas Mantecón (Universidad Autônoma Metropolitana Iztapalapa, Mexico)

Andrea Roca (University of British Columbia, Canadá)

Anni Raw (Durham University, Grã-Bretanha)

Antoine Hennion (Centre de Sociologie de l' Innovation de l'Ecole Nationale Supérieure des Mines de Paris, França)

Arturo Morato (Universidade de Barcelona, Espanha)

Cornelia Eckert (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Glaucia Villas Bôas (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Howard Becker (Pesquisador e autor independente que vive em São Francisco)

Irlys Barreira (Universidade Federal do Ceará)

José Vicente Tavares (Universidade Federal do Rio Grande do Sul)

Maria Antonietta Trasforini (Università degli Studi di Ferrara, Itália)

Mariza Peirano (Universidade de Brasília)

Sergio Miceli (Universidade de São Paulo)

Paula Guerra (Universidade do Porto, Portugal)

Vera Zolberg (in memoriam) (The New School for Social Research, EUA)

Voica Puscasiu (Universitatea Babeş-Bolyai, Romênia)