https://periodicos.uff.br/ensaios/issue/feed Ensaios 2021-03-25T00:00:00+00:00 Lucas Loureiro Leite revistaensaios.uff@gmail.com Open Journal Systems <p>ISSN: <strong>2175-0564</strong> / Periódico criado por discentes da graduação em Ciências Sociais da UFF ligados ao Nectar - Núcleo de Estudos Cidadania, Trabalho e Arte, seu vínculo institucional. Tem como objetivo contribuir para a divulgação e incentivo a pesquisa, recebendo trabalhos de graduandos, pós-graduandos e profissionais da área de Ciências Sociais e Humanas. </p> https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/46434 Religião, política e luta de classes: As reflexões de Friedrich Engels sobre o fenômeno religioso 2020-10-05T02:18:36+00:00 Wallace Cabral Ribeiro cabralwallaceribeiro@yahoo.com.br O<strong> </strong>objetivo desta pesquisa é identificar e analisar como Friedrich Engels trata sociologicamente a questão do fenômeno religioso e sua articulação orgânica com a política no contexto de luta de classes. Para alcançar este objetivo, nos deteremos sobre suas reflexões acerca dos conflitos sociorreligiosos protagonizados pelos camponeses na Alemanha entre 1524 e 1525. A principal obra analisada é <em>As Guerras camponesas na Alemanha</em> de 1850, na qual o autor procura compreender o significado da experiência religiosa a partir das “circunstâncias materiais existentes”, levando em consideração suas múltiplas determinações, que envolvem aspectos históricos, estruturais, conjunturais, situacionais e espaciais em suas dimensões micro e macro sociais. Dois pesquisadores participaram desta pesquisa concedendo cada um deles uma entrevista, com o propósito de compreender a complexidade do sistema de pensamento de Engels, seus métodos, conceitos e categorias. São eles: Michael Löwy e Lívia Cotrim (<em>in memoriam</em>). 2021-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Wallace Cabral Ribeiro https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/46499 Licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos: a sustentabilidade como restrição ao engajamento na ação coletiva 2020-10-11T16:14:57+00:00 Cassia Cardoso de Miranda cassiacmiranda2@gmail.com <p align="JUSTIFY"><span lang="pt-BR">O artigo tem como objetivo analisar especificidades que compõem a estrutura de restrições e oportunidades para os conflitos socioambientais decorrentes da implantação de empreendimentos eólicos no Brasil, na etapa de seu licenciamento ambiental. Para isso, apresenta algumas particularidades da implantação desta tipologia de empreendimentos de geração de energia, tanto em relação aos impactos quanto à legislação associada a eles. Por fim, sugere que sua</span><span lang="pt-BR"> divulgação vinculada à ideia de desenvolvimento sustentável implica grande aceitação social e, portanto, desmobiliza as resistências iniciais a sua instalação. Tais condições impõem restrições e oportunidades singulares para o engajamento na ação coletiva e demandam o desenvolvimento de novos repertórios confro</span><span style="color: #000000;"><span lang="pt-BR">ntacionais que reivindiquem o não subdimensionamento de seus impactos e a devida atenção à legislação associada a esses empreendimentos.</span></span></p> 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Cassia Cardoso de Miranda https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/40845 Emoções para sentir e pensar: interações entre professores e alunos 2020-07-11T19:08:28+00:00 Bruna Navarone Santos bnavarone@gmail.com <span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">P</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">retend</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">e-se</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0"> compreender o papel das emoções no processo formativo dos jovens de escolas estaduais em Nova Iguaçu, mediante análise de conteúdo de entrevistas semiestru</span><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">tur</span><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">adas que foram realizadas com dois professores e dois alunos destas escolas. Considerando os sentimentos que expressamos como mediados por normas coletivas implícitas que orientam comportamentos, investig</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">a-se</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0"> como as emoções nas performances dos docentes e discentes são e</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">xpressadas </span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">para </span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">lidar com</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="none"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0"> o proce</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">sso de ensino e aprendizagem. Também </span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">se </span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">analis</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">a</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0"> alguns</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0"> significados atribuídos à</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0"> hierarquia</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0"> n</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">a relação entre educadores e estudantes</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0">,</span></span><span class="TextRun SCXW57552888 BCX0" lang="PT-BR" xml:lang="PT-BR" data-contrast="auto"><span class="NormalTextRun SCXW57552888 BCX0"> e como ocorre a negociação destas posições hierárquicas entre eles no processo de ensino e aprendizagem.</span></span> 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Bruna Navarone Santos https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/40767 Repensando os cânones do Pensamento Social Brasileiro: as teses de 1905, de Manoel Bomfim. 2020-02-22T00:04:16+00:00 Patrick Silva dos Santos patricksds@id.uff.br José Geraldo dos Santos geraldo.jgs@hotmail.com Este artigo tem por objetivo apresentar as teses de Manoel Bomfim (1868-1932) em <em>A América Latina: males de origem (1905)</em>, livro escrito no período em que ele se doutorava na França. Com isso, pretendemos demonstrar a importância de suas teses, no que concerne, uma forma de interpretar o Brasil que o aproxima das produções posteriores dos cânones pertencentes a chamada, geração de 30. Assim, a reflexão do médico sergipano em relação ao problema brasileiro e latino-americano subsidiou a formação de textos posteriores de outros autores (ainda que, sem ter sido citado diretamente). Em síntese, estes elementos orientam-nos na adoção de uma perspectiva de repensar os cânones do Pensamento Social Brasileiro. 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Patrick Silva dos Santos, José Geraldo dos Santos https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/40212 Análise do Material Didático do Pronatec Empreendedor e a Neoliberalização na Formação Escolar 2019-12-23T19:34:48+00:00 Kássia De Paula Rangel Pedrosa kassia.prpedrosa@gmail.com <p><span>O artigo a seguir se propõe a discutir o material didático ofertado pelo Pronatec Empreendedor. Para iniciar a investigação desta pesquisa, foi comentado contexto histórico da Educação Profissional no Brasil, depois foi analisada a legislação que instituiu o Pronatec e, por fim, foram apontadas contradições discursivas do partido político que engendrou esta política pública. A metodologia utilizada foi análise documental e levantamento bibliográfico, a fim de verificar se o material ofertado ressaltava e estimulava a construção de uma subjetividade neoliberal entre os jovens. </span></p> 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Kássia De Paula Rangel Pedrosa https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/37382 Processo de conversão e desconversão político-religiosa entre Judeus e Neopentecostais conservadores. 2019-06-28T20:37:31+00:00 Olga Christina de Oliveira Zunino olgaczunino@gmail.com <p>Este artigo está em um ponto intermediário das análises econômicas, sociopolíticas e religiosas da contemporaneidade. Ele se propõe a refletir como a conjuntura política e econômica atual está desenvolvendo a aproximação externa e afastamento interno de atores políticos dentro do campo neopentecostal e judaico. Para isso, é apresentado o conceito de conversão e desconversão como o resultado de um processo político fundamentado na unificação de judeus e neopentecostais conservadores em uma nova comunidade. Isso provoca a reformulação de suas religiosidades, mas também de outros indivíduos da mesma comunidade: por meio do questionamento da identidade desses indivíduos quando possuem crenças políticas divergentes.</p> 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Olga Christina de Oliveira Zunino https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/43026 Neofascismo e Neoliberalismo: o fenômeno Bolsonaro 2020-06-03T16:48:44+00:00 Matheus de Carvalho Barros matheuskdp2@hotmail.com <p>É possível classificar Jair Bolsonaro como um Neofascista? A partir desta pergunta, o objetivo do trabalho é analisar a ascensão e atuação do presidente do Brasil e a suas possíveis relações com a ideologia fascista/neofascista, tendo em vista que o movimento político encabeçado por Bolsonaro se enquadra no processo global de ascensão de uma extrema direita reacionária e autoritária nos últimos anos. Como base para tal empreitada, utilizaremos como referência metodológica textos de importantes nomes das ciências sociais brasileira, assim como, autores de relevância no cenário internacional sobre o estudo da ideologia e do movimento fascista, apontando as semelhanças e particularidades do <em>bolsonarismo </em>em relação aos outros movimentos de extrema-direita pelo mundo.</p> 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Matheus de Carvalho Barros https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/46309 Walter Benjamin à brasileira? A extrema-direita bolsonarista sob a luz dos conceitos de historiografia burguesa e estetização da política 2020-09-24T16:43:49+00:00 Felipe Vieira Britto felipevieirarj1996@gmail.com A partir de um resgate crítico das categorias de estetização da política e historiografia burguesa, apresentadas por Walter Benjamin respectivamente no ensaio “A obra de arte na era de sua reprodutibilidade técnica” e nas teses “Sobre o conceito de história”, esse trabalho tem como objetivo fazer uma análise da narrativa hegemônica, difundida no Brasil pelos meios privados de comunicação de massa, que levou à ascensão da extrema-direita representada na figura de Jair Bolsonaro. Tendo analisado, sob a lente de uma combinação entre as categorias benjaminianas e estudos de outros autores sobre o período iniciado em 2005, com o escândalo do “Mensalão” e encerrado em 2018, com a eleição de Jair Bolsonaro, esse trabalho conclui que a ascensão da extrema-direita no Brasil deve-se, em partes, a um processo de estetização da política característico da metodologia fascista. 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Felipe Vieira Britto https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/40681 Resenha do Livro BRICS e o futuro da ordem global 2020-02-17T15:27:08+00:00 Brendon Lucas Pereira Silva brendonlucas@id.uff.br <p>Nesta resenha será tratada o livro "BRICS e o futuro da ordem global", escrito por Oliver Stuenkel. Tem como objetivo fazer uma analise sobre a "Biografia Histórica" dos BRICS, desde a criação do conceito BRICs pelo economista chefe da Goldman Sachs, a ascensão do grupo devido a crise de 2008, a inclusão da África do Sul no grupo, a criação do Novo Banco de Desenvolvimento do BRICS e um Arranjo Contingente de Reservas. </p> 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Brendon Lucas Pereira Silva https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/37513 Partida 2019-07-28T22:23:58+00:00 Cláudio Gonçalves da Silva clagsilva@gmail.com 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Cláudio Gonçalves da Silva https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/49393 Revista Ensaios - v.17 - jul-dez/2020 - Completo 2021-03-24T16:08:25+00:00 Revista Ensaios revistaensaios.uff@gmail.com <p>Revista Ensaios - v.17 - jul-dez/2020</p> <p>Volume completo</p> 2021-03-25T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 RE Revista Ensaios https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/49395 Comissão Editorial 2021-03-24T16:18:52+00:00 Revista Ensaios revistaensaios.uff@gmail.com 2021-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 RE Revista Ensaios https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/49397 Editorial 2021-03-24T16:43:24+00:00 Mariana dos Santos Vianna marianadsv@id.uff.br 2021-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 Mariana dos Santos Vianna https://periodicos.uff.br/ensaios/article/view/49399 Sumário 2021-03-24T16:53:44+00:00 Revista Ensaios revistaensaios.uff@gmail.com 2021-03-31T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2020 RE Revista Ensaios