Geografia e Pandemia da COVID-19 - Chamada para Edição Especial

Edição Especial sobre o tema Geografia e Pandemia da Covid-19: possibilidades e rupturas. Nesse sentido serão bem-vindas análises geográficas das mais diversas áreas, como sociedade e natureza, economia, política, cultura e afins.

A proposta do tema visa abranger reflexões sobre as potenciais transformações socioespaciais, no Brasil e no Mundo, diante da atual crise de saúde. Almejam-se ponderações sensíveis ao delicado cenário, e que busquem utilizar como inspiração a Arte, o Bem, o Desejo, o Devaneio como possibilidades do momento a rupturas.

A avaliação dos textos e imagens submetidos será cega e em pares, e por isso os trabalhos devem ser enviados, inicialmente, sem identificação de autoria, instituição e e-mail. São aceitas produções de até três autores. Apenas após o aceite, estes devem ser incluídos abaixo do Título e no canto direito da página.

INSTRUÇÕES PARA AUTORES:

Os interessados deverão se cadastrar no site do periódico http://www.periodicos.uff.br/ensaios_posgeo para realizar a submissão.

Os artigos precisam ser inéditos, ter no máximo 5 laudas, e adotar, obrigatoriamente, as seguintes normas editoriais:

  • Utilizar o template criado exclusivamente para a seção artigos da edição especial e disponível para download aqui (clique aqui para baixar);
  • O formato dos arquivos deve ser doc ou docx, e não ultrapassar o tamanho de 3MB, pois o site OJS (Open Journal System) não suporta;
  • Folha A4 com margens esquerda e direita recuadas a 2,5 cm, e as superiores e inferiores a 3 cm;
  • Empregar fonte Times New Roman em tamanho 12;
  • Apresentar espaçamento entre linhas de 1,5 e texto justificado;
  • Conter:
  1. Título: centralizado, e em negrito e caixa alta; Subtítulos: alinhados à esquerda e em caixa alta;
  2. Resumo: deve ser incluído no início e no idioma em que foi submetido o artigo. Deve-se redigi-lo conforme as normas da NBR 6028 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Exige-se um máximo de 5 linhas, fonte Times New Roman tamanho 12, espaçamento simples, e a indicação de 3 palavras-chave separadas por ponto e vírgula;
  3. Referências bibliográficas devem estar no fim do texto e seguir as normas NBR 6023 da ABNT, ou seja, alinhadas à margem esquerda do texto, com espaço simples e separadas por espaço duplo.
  4. Figuras, gráficos e tabelas devem estar inseridos no texto na sua devida localização, e apresentar legenda e fonte;
  5. As citações carecem estar indicadas no texto por um sistema de chamada autor-data. Em caso de citação direta, inclui-se a página. Se o trecho referenciado apresentar mais de três linhas, deve-se recuá-lo 4 cm da margem.

Os textos e imagens da seção Visualidades precisarão ser inéditos, ter no máximo 5 laudas, e adotar, obrigatoriamente, as seguintes normas editoriais:

  • Utilizar o template criado exclusivamente para a seção visualidades da edição especial e disponibilizado para download aqui (clique aqui para baixar);
  • O formato dos arquivos deve ser doc ou docx, e não ultrapassar o tamanho de 3MB, pois o site OJS (Open Journal System) não suporta;
  • Folha A4 com margens esquerda e direita recuadas a 2,5 cm, e as superiores e inferiores a 3 cm;
  • Empregar letra Times New Roman em tamanho 12;
  • Exibir espaçamento entre linhas de 1,5 e texto justificado;
  • Conter:
  1. Título: centralizado, em negrito e caixa alta;
  2. Justificativa: máximo de uma lauda. Deve apresentar contextualmente as imagens e explicar sua relevância;
  3. As Figuras (fotografias, desenhos ou croquis) devem estar inseridas no texto na sua devida localização e legendadas. A resolução mínima exigida é de 10MP;
  4. Em caso de vídeos, devem estar representados por uma imagem associada ao link de publicação no site YouTube. Os formatos aceitos são avi e mp4.

As submissões estarão abertas de 15 a 30 de abril de 2020. A Edição Especial está prevista para ser lançada dia 20 de maio de 2020.

Dúvidas, informações ou problemas técnicos entrem em contato com a Equipe Editorial pelo e-mail revistaensaiosdegeografia@gmail.com.

Aguardamos suas contribuições.