TRAJETÓRIAS INSTITUCIONAIS E AS REGIONALIZAÇÕES OFICIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO

Autores

  • Pedro Paulo Biazzo Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Professor do Departamento de Geografia do Colégio Pedro II

Palavras-chave:

Instituições Governamentais, Regionalização, Estado do Rio de Janeiro.

Resumo

Para compreender o desenvolvimento regional de modo abrangente e consistente, sem distinguir e isolar regiões específicas, o tema da regionalização emerge como problema essencial. As particularidades de diversas regiões, vistas de modo relacional, podem ser variavelmente enxergadas através desse instrumento técnico que, por sua vez, é utilizado conforme contextos políticos e institucionais. No entanto, para pensar o desenvolvimento regional e a regionalização, cabe em primeiro lugar questionar: quem os promove? Quais foram e quais são os órgãos de governo que trabalharam para estabelecer a regionalização e para viabilizar sua utilização? Este artigo, parte integrante de pesquisa de doutorado em andamento, tem como objetivo reconstituir a genealogia institucional, federal e estadual, de órgãos estatais voltados à Geografia e à Estatística, que realizaram estudos basilares para divisões regionais em vigor e/ou as utilizaram em programas de desenvolvimento regional no Estado do Rio de Janeiro. Paralelamente à trajetória institucional reconstituída procurou-se apontar brevemente as concepções de região que fundamentaram as regionalizações oficiais utilizadas por cada um dos órgãos públicos envolvidos. Como primeiro resultado, elaborou-se esquema genealógico composto por 16 instituições.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Paulo Biazzo, Doutorando em Geografia pela Universidade Federal Fluminense e Professor do Departamento de Geografia do Colégio Pedro II

Graduado e Mestre em Geografia pela UERJ, Professor Efetivo do Departamento de Geografia do Colégio Pedro II e Doutorando em Geografia pela UFF.

Downloads

Publicado

2012-10-26

Como Citar

BIAZZO, P. P. TRAJETÓRIAS INSTITUCIONAIS E AS REGIONALIZAÇÕES OFICIAIS DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO. Ensaios de Geografia, v. 1, n. 1, p. 91-114, 26 out. 2012.

Edição

Seção

Artigos