A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: CONCEPÇÕES, COMPONENTES CURRICULARES E POSSIBILIDADES DE AÇÕES SEGUNDO OS LICENCIANDOS

Autores

  • Melissa Reis Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Nathan da Matta Oliveira Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Raiele do Valle Perlingeiro Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)
  • Tatiana Galieta Faculdade de Formação de Professores (FFP)/Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21145

Resumo

O presente artigo relata uma pesquisa realizada com alunos de um curso de licenciatura em Biologia cujo objetivo geral consistiu na investigação das concepções de Educação Ambiental (EA) que esses licenciandos possuem buscando relacioná-las à formação acadêmica propiciada nas diferentes disciplinas que compõem o currículo do curso. A metodologia empregada foi de natureza quantiqualitativa e o instrumento de coleta de dados consistiu em um questionário com questões fechadas e abertas. Os resultados da análise dos 104 questionários respondidos apontam para a predominância de concepções de EA dos tipos integradora e de resolução de problemas. Com relação aos componentes curriculares, os licenciandos identificaram Ecologia e Laboratório de Ensino como as disciplinas obrigatórias fundamentais para o estudo da EA. Finalmente, eles consideram-se aptos não só a trabalharem com temas ambientais como também levariam em conta o conhecimento do entorno social escolar em suas aulas sobre EA em suas futuras ações como professores.

 Palavras-chave: educação ambiental, formação inicial de professores, ensino de biologia.

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Como Citar

Reis, M., Oliveira, N. da M., Perlingeiro, R. do V., & Galieta, T. (2013). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE BIOLOGIA: CONCEPÇÕES, COMPONENTES CURRICULARES E POSSIBILIDADES DE AÇÕES SEGUNDO OS LICENCIANDOS. Ensino, Saude E Ambiente, 6(3). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21145

Edição

Seção

Artigos