TEMPEROS & CONDIMENTOS: UMA “PITADA” INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA

Autores

  • Thiago Henrique Barnabé Corrêa Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - ICENE/UFTM.
  • Raíza Fonsêca Xavier Lima Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.
  • João Vitor Cagliari Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.
  • Priscila Ribeiro Barbosa Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21234

Resumo

Embora prevista nos documentos oficiais de Educação, a interdisciplinaridade ainda é um desafio nas escolas. A fim de apresentar os alimentos, em especial os temperos e condimentos, como um tema gerador capaz de promover o diálogo entre conteúdos disciplinares, o presente artigo vai ao encontro de explorar a Química no/do cotidiano dos alunos. A riqueza conceitual do tema alimentos e seu potencial educativo é um dos caminhos para aproximar o aluno do conhecimento científico. Como será tratado, muitos fenômenos relacionados aos alimentos carecem de interpretação que pode ser explorada e elucidada em aulas de Química. Nesta ótica, a química torna-se uma abordagem universal e uma linguagem capaz de explicar fenômenos triviais, mas não óbvios, do nosso dia a dia. Assim, o ensino através da Ciência é o escopo desta proposta que contempla uma educação para além da sala de aula.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Corrêa, T. H. B., Lima, R. F. X., Cagliari, J. V., & Barbosa, P. R. (2016). TEMPEROS & CONDIMENTOS: UMA “PITADA” INTERDISCIPLINAR NO ENSINO DE QUÍMICA. Ensino, Saude E Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21234

Edição

Seção

Artigos