A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2010-2016)

Autores

  • Glória Cristina Marques Coelho Miyazawa Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo - Câmpus São Roque
  • Edda Curi Universidade Cruzeiro do Sul
  • Rita de Cássia Frenedozo Universidade Cruzeiro do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21262

Resumo

O presente trabalho apresenta um panorama de como a inserção da educação ambiental na formação inicial de professores tem sido abordada nas pesquisas desenvolvidas nos programas de pós-graduação brasileiros no período de 2010-2016. Os resumos das 36 dissertações e teses encontradas foram lidos e analisados. Os resultados mostram que a maioria das pesquisas foi de mestrado acadêmico, com predomínio em programas de pós-graduação na área de Educação, em instituições públicas federais, seguidas pelas estaduais e três instituições privadas. As teses de doutorado, na quase totalidade, foram feitas em programas da região sudeste com exceção de quatro, sendo duas na região nordeste, uma na centro-oeste e uma na sul. Na análise dos referenciais teóricos encontrou-se uma ampla diversidade de conceitos, baseada nos pressupostos estabelecidos para a educação ambiental, como a preocupação com questões ambientais; fundamentos da educação ambiental na vertente conservadora e na vertente crítica; transversalidade e interdisciplinaridade; ambientalização universitária e curricular, dentre outros. Todos os estudos foram de natureza qualitativa, com identificação das técnicas de pesquisa: análise de documentos, entrevistas, questionários, grupo focal, observação participante, análise textual discursiva, análise de conteúdo e metatexto. Alguns estudos mostraram cursos ambientalizados ou em processo de ambientalização e outros, poucos indícios da inserção da educação ambiental no currículo. Identificaram-se lacunas referentes à falta de pesquisas relacionando a formação inicial com a prática profissional dos egressos e à ausência de atividades interdisciplinares e transdisciplinares envolvendo a educação ambiental, nos cursos de formação inicial de professores.

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Publicado

2017-09-03

Como Citar

Coelho Miyazawa, G. C. M., Curi, E., & Frenedozo, R. de C. (2017). A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES: UM PANORAMA DAS TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS (2010-2016). Ensino, Saude E Ambiente, 10(2). https://doi.org/10.22409/resa2017.v10i2.a21262

Edição

Seção

Artigos