OS SENTIDOS DA INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DOS OLHARES DE LICENCIANDAS EM FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO

Autores

  • Gisele Soares Lemos Shaw Universidade Federal do Vale do São Francisco (professora adjunta) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (doutoranda)
  • João Batista Teixeira da Rocha UFSM

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21278

Resumo

Apesar dos incentivos legais e da literatura especializada à implementação da interdisciplinaridade no ensino, falta formação de professores para esse tipo de trabalho. Isso se aplica principalmente junto a professores da área de Ciências da Natureza, que precisam saber integrar conhecimentos de diferentes disciplinas, principalmente da Biologia da Química e da Física. Nesse artigo apresentamos a importância da formação docente para o exercício do trabalho interdisciplinar e acompanhamos os sentidos da interdisciplinaridade e as práticas de quatro licenciandas em Ciências da Natureza durante seu processo formativo. Os dados das participantes foram coletados por meio dos relatos de suas memórias sobre o ensino, discussões que ocorreram em aulas de estágio, análise de seus relatórios do primeiro estágio e através de entrevistas individuais. Para análise foi utilizada a análise textual discursiva. Apontamos que três participantes apresentaram compreender a importância da interdisciplinaridade, pensaram ter efetivado essa prática, mas não o fizeram de fato. A quarta licencianda conseguiu integrar interdisciplinarmente conhecimentos da Biologia, da Matemática e da Língua Portuguesa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Soares Lemos Shaw, Universidade Federal do Vale do São Francisco (professora adjunta) e Universidade Federal do Rio Grande do Sul (doutoranda)

Professora Adjunta da Universidade Federal do Vale do São Francisco – UNIVASF, onde trabalha no Colegiado de Ciências da Natureza no qual ministra as disciplinas de Didática das Ciências e Docências em ciências: cultura escolar e cultura científica e lidera o Núcleu de Pesquisa Educação em Ciências. É doutoranda em Educação em Ciências: química da vida e da saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), mestre em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), especialista em A Construção do Conhecimento e o Ensino de Ciências e Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Possui experiência em educação, com ênfase em Ensino de Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura Escolar, Didática, Ensino de Ciências, Interdisciplinaridade e História da Disciplina Escolar Ciências.

João Batista Teixeira da Rocha, UFSM

Possui Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1986), e Doutorado em Ciências Biológicas (Bioquímica) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (1996). Realizou seu Pós-Doutorado na UFRJ, Departamento de Bioquímica Médica no Laboratório de Bioenergética coordenado pelo Prof. Leopoldo de Meis (1997-1998). Atualmente trabalha na área de bioquímica, toxicologia e farmacologia de organocalcogênio, papel do estresse oxidativo em patologias humanas e experimentais e educação em ciências. Têm experiências na área de toxicologia, sistema nervoso central (incluindo psicofarmacologia e desenvolvimento), farmacologia de organocalcogênios e interação entre calcogênios e tióis. Participa de atividade relacionados ao ensino de ciências e como melhorar o ensino de ciências por meio da interação entre cientistas e estudantes e professores do ensino médio e fundamental .

Downloads

Publicado

2018-06-25

Como Citar

Soares Lemos Shaw, G., & Batista Teixeira da Rocha, J. (2018). OS SENTIDOS DA INTERDISCIPLINARIDADE ATRAVÉS DOS OLHARES DE LICENCIANDAS EM FORMAÇÃO INICIAL EM CIÊNCIAS DA NATUREZA: UMA EXPERIÊNCIA NO ESTÁGIO. Ensino, Saude E Ambiente, 11(1). https://doi.org/10.22409/resa2018.v11i1.a21278

Edição

Seção

Artigos