https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/issue/feedEnsino, Saúde e Ambiente2025-04-17T16:58:24+00:00Natany Dayani de Souza Assai - Editora Chefeesa.ppecn.uff@gmail.comOpen Journal Systems<p><em>Ensino, Saúde e Ambiente</em> é uma publicação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. O objetivo é a divulgação de artigos científicos resultantes de pesquisas e de relatos de experiências originais sobre temas que envolvem o Ensino de Ciências em espaços formais e não formais. Sem perder de vista, evidentemente, a precípua finalidade de integração de pesquisadores que atuam na interface ensino, saúde e ambiente.<br /><strong>ISSN</strong> 1983-7011</p>https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/62147Impactos ambientais nas trilhas de Unidades de Conservação no Brasil: uma revisão sistemática dos estudos sobre os parques2024-03-31T20:39:19+00:00Giovana Reis Oliveiragiovanareis023@gmail.comMarcelo Borges Rocharochamarcelo36@yahoo.com.br<p>O crescente interesse por áreas protegidas para atividades recreativas e turísticas tem gerado uma pressão ambiental significativa. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo investigar estudos que abordam os impactos negativos causados em trilhas das Unidades de Conservação na categoria Parque. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de artigos, publicados no período de 2013 a 2023, disponíveis no banco de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O corpus documental, constituído por 14 artigos, foi analisado considerando descritores gerais e específicos. A região Sudeste destacou-se como a que mais publicou sobre a temática. Grande parte dos estudos exploraram parques localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Observou-se que a técnica mais empregada foi a seleção de indicadores de impactos nas trilhas. Dentre as sugestões de manejo, destacam-se a instalação de degraus e corrimãos. Os resultados contribuem para um estímulo às pesquisas sobre a compreensão dos impactos ambientais negativos nas trilhas e para o desenvolvimento de estratégias eficazes de manejo e conservação em parques.</p>2025-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Giovana Reis Oliveira, Marcelo Borges Rochahttps://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/62317O Potencial Educativo do Parque Nacional da Tijuca: uma análise a partir da ótica dos professores 2024-05-05T20:30:53+00:00João Marcelo Bastosjoaomarcelombastos@gmail.comMarcelo Borges Rocharochamarcelo36@yahoo.com.br<p>A interferência humana tem causado profundas transformações nos ambientes naturais, resultando em impactos, muitas vezes, irreversíveis. Esse cenário ressalta a importância de criar e monitorar áreas protegidas, conhecidas como Unidades de Conservação (UC). Além disso, o contato com a natureza enriquece o currículo escolar, sendo um instrumento pedagógico valioso, aproveitando o potencial interdisciplinar das UC. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar como professores percebem as potencialidades do Parque Nacional da Tijuca (PNT) para práticas educativas fora do contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório e descritivo, em que a coleta de dados consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada com cinco professores que realizam práticas educativas dentro do PNT. As entrevistas ocorreram durante os meses de março e abril de 2023. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir dos diálogos expostos durante as entrevistas, com relação às atividades educativas realizadas pelos professores, foi possível agrupá-las em cinco categorias, sendo estas: atividade desenvolvida, contribuições, pré-visita, experenciação por parte dos alunos e dificuldades. Notou-se que diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade foram envolvidos. Com relação às atividades a eles atribuídas, observou-se que, por mais que a temática de Educação Ambiental contemple grande parte das práticas encontradas, diferentes conteúdos foram abordados. O PNT também se mostra como um local de inclusão e acessibilidade, uma vez que inclui atividades que englobam alunos portadores de deficiência. Assim, evidencia-se a capacidade das UC englobarem ações com diversificadas abordagens metodológicas, destinadas a públicos de diferentes classes. </p>2025-04-26T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 João Marcelo Bastos, Marcelohttps://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/61954O tema alimentação como questão sociocientífica: uma proposta de abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de ciências e biologia2024-03-31T20:18:56+00:00Tatiana Galietatatigalieta@gmail.com<p>Em busca da superação de um enfoque meramente fisiológico, bioquímico e nutricional sobre alimentação em aulas de ciências e biologia, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica do tema, caracterizando-o como uma questão sociocientífica (QSC) a partir de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Para tanto, exploro sete elementos, a saber: contextualização social; ancestralidade e afetividade; aspectos científicos e tecnológicos; problemas socioambientais; aspectos culturais e éticos; questões controversas; e conteúdos interdisciplinares. São mobilizados conceitos como: soberania alimentar, níveis de insegurança alimentar, desertos alimentares, nutricídio, entre outros. Com isso, pretendo contribuir para a discussão do tema, a partir de uma perspectiva de educação em saúde multidimensional e socioecológica e de educação antirracista, comprometida politicamente, e para o trabalho docente na educação básica.</p>2025-05-01T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Tatiana Galietahttps://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/61529A Educação em Saúde em livros didáticos de Biologia: abordagens e ressignificações da saúde para o Ensino de Biologia na escola2024-03-31T15:15:21+00:00Premma Hary Mendes Silvapremmahary10@gmail.comMariana Guelero do Vallemariana.valle@ufma.br<p>A Educação em Saúde, como parte do currículo escolar, envolve elementos relacionados a temas que compreendem a saúde individual ou coletiva, com intenção pedagógica definida. No contexto escolar, a Educação em Saúde é influenciada pela organização curricular do tema saúde presente nos livros didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar as possíveis abordagens do tema saúde em livros didáticos de Biologia em duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018. Problematizamos neste artigo a forma como os temas relacionados à saúde são abordados em livros didáticos de Biologia, como forma de destacar a importância da Educação em Saúde para a formação cidadã, promovendo, além da aquisição de conhecimentos científicos, o desenvolvimento de capacidades essenciais ao exercício da cidadania: julgamento, interpretação, reflexão, comunicação, decisão e intervenção; além da superação de uma visão restrita da saúde. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir dos pressupostos metodológicos da pesquisa documental. A partir das análises percebemos que a abordagem biomédica é predominante nos conteúdos relacionados à saúde presentes nos livros didáticos, seguida das abordagens comportamental e socioecológica, respectivamente. As abordagens em saúde determinam a forma como o tema saúde é entendido, o que influencia na forma como o/a docente conduz o trabalho com o tema. Compreendemos que o trabalho docente pode transformar a perspectiva da Educação em Saúde no contexto escolar, conduzindo uma discussão que compreenda a saúde como processo multicausal, seus condicionantes e determinantes.</p>2025-04-17T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Premma Hary Mendes Silva, Mariana Guelero do Vallehttps://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/63757Entretenimento como veículo para promoção da Educação Alimentar e Nutricional na Internet: um caminho possível?2024-08-27T12:16:04+00:00Elano Emerson Belucio Silvaelano.ebsilva@gmail.comAndréa das Graças Ferreira Frazãodeabrelaz@gmail.com<p>Diante do aumento do consumo de conteúdo em vídeo e dos canais que compartilham modos de vida saudáveis, este trabalho tem como objetivo verificar se há possibilidade para promover a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) por meio do entretenimento gerado por canais de agricultores familiares, dentro da rede social “Youtube”. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter transversal, utilizando como metodologia a análise de conteúdo temática. Foram analisados e incluídos os 3 vídeos mais acessados dos 5 canais mais populares procedentes da pesquisa, totalizando 439 minutos analisados e 31 fragmentos relevantes para a discussão; juntos, somaram 35.730.853 milhões de visualizações. As cenas encontradas apresentaram práticas de comensalidade, preparo, origem dos alimentos, agroecologia, sustentabilidade, cooperação e variedade de alimentos. Estes saberes, quando compartilhados nas mídias sociais, ainda que sob a forma expressa de entretenimento, contribuem para ampliar o acesso à informação, tendo pleno potencial de promover a EAN, aproximar estes produtores com os consumidores e incentivar a aquisição de alimentos de maior qualidade, favorecendo a segurança alimentar e nutricional, a soberania alimentar e a alteridade cultural, bem como promovendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Assim, fortalecendo o direito humano à alimentação adequada.</p>2025-04-21T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Elano Emerson Belucio Silva, Andréa das Graças Ferreira Frazãohttps://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/59353Educação em Saúde: da incerteza à conscientização sobre vacinação2024-09-16T14:16:52+00:00Aline Da Goulartalinefsgoulart@gmail.comKellen Mariane Athaide Rochakellen_a.rocha@hotmail.comAndreia Caroline Fernandes Salgueiroacfsalgueiro@gmail.comSilvana Peterini Boeira silvanaboeira@unipampa.edu.brVanderlei Folmervanderleifolmer@unipampa.edu.br<p>A partir da crescente desinformação sobre vacinas é fundamental que as escolas desempenhem um papel ativo na conscientização dos alunos sobre a importância da imunização na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Além disso, a avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre temáticas de saúde é essencial para verificar a eficácia das intervenções educativas e identificar as possíveis lacunas a serem abordadas. Assim, este estudo visa apresentar uma intervenção pedagógica sobre vacinas, com enfoque na imunização contra a COVID-19 e avaliar o conhecimento dos alunos acerca do tema. A intervenção foi realizada com alunos do ensino fundamental. A atividade foi desenvolvida em 3 etapas: 1º de diagnóstico do conhecimento, 2ª intervenção por meio de diálogo e 3º investigação do conhecimento adquirido. Nossos dados apontam que os estudantes sabem sobre a importância da vacina, mas demostraram não saber sobre assuntos pós-vacinação e acreditam em mitos acerca da imunização. Diante desse cenário, conclui-se que a educação em saúde desempenha um papel fundamental na promoção da vacinação. Da mesma forma, infere-se que intervenções possam contribuir para aumentar a conscientização dos alunos sobre a importância da vacinação e para preencher possíveis lacunas de conhecimento.</p>2025-04-22T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Aline Da Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Silvana Peterini Boeira , Vanderlei Folmerhttps://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/63911Aula prática de Imunologia realizada por bolsistas do PIBID em duas turmas de Ensino Médio 2024-08-27T21:06:10+00:00Wanessa Cristiane Gonçalves Fialhowanessa.fialho@ueg.brFlávia Assumpção Santanaflavia.santana@ueg.br<p>Este artigo, de natureza qualitativa, apresenta um relato de experiência de uma aula prática realizada em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio utilizando materiais de baixo custo, para a aprendizagem da imunização humana. A observação dos espaços escolares aponta para dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências da Natureza, principalmente relacionados aos livros didáticos, assim como a escassez de materiais pedagógicos diversificados para esta área, levando a dificuldades de aprendizagem pelos estudantes. Considerando o tema em questão e a necessidade de ensinar de forma mais dinâmica, a aplicação da atividade mostrou-se eficaz e com possibilidade de replicação, uma vez que os estudantes alcançaram o objetivo proposto, demonstraram que entenderam a prática e a importância da vacinação como medida de contenção de doenças.</p>2025-04-23T00:00:00+00:00Copyright (c) 2025 Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Flávia Assumpção Santana