Ensino, Saúde e Ambiente https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente <p><em>Ensino, Saúde e Ambiente</em> é uma publicação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. O objetivo é a divulgação de artigos científicos resultantes de pesquisas e de relatos de experiências originais sobre temas que envolvem o Ensino de Ciências em espaços formais e não formais. Sem perder de vista, evidentemente, a precípua finalidade de integração de pesquisadores que atuam na interface ensino, saúde e ambiente.<br /><strong>ISSN</strong> 1983-7011</p> pt-BR <p>Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:</p><p>1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.</p><p>2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.</p><p> </p> esa.ppecn.uff@gmail.com (Natany Dayani de Souza Assai - Editora Chefe) sssantan@gmail.com (Sergio Simões de Sant'Ana) Thu, 17 Apr 2025 16:58:24 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Impactos ambientais nas trilhas de Unidades de Conservação no Brasil: uma revisão sistemática dos estudos sobre os parques https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/62147 <p>O crescente interesse por áreas protegidas para atividades recreativas e turísticas tem gerado uma pressão ambiental significativa. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo investigar estudos que abordam os impactos negativos causados em trilhas das Unidades de Conservação na categoria Parque. Para tal, realizou-se uma revisão sistemática de artigos, publicados no período de 2013 a 2023, disponíveis no banco de dados do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). O corpus documental, constituído por 14 artigos, foi analisado considerando descritores gerais e específicos. A região Sudeste destacou-se como a que mais publicou sobre a temática. Grande parte dos estudos exploraram parques localizados em São Paulo e no Rio de Janeiro. Observou-se que a técnica mais empregada foi a seleção de indicadores de impactos nas trilhas. Dentre as sugestões de manejo, destacam-se a instalação de degraus e corrimãos. Os resultados contribuem para um estímulo às pesquisas sobre a compreensão dos impactos ambientais negativos nas trilhas e para o desenvolvimento de estratégias eficazes de manejo e conservação em parques.</p> Giovana Reis Oliveira, Marcelo Borges Rocha Copyright (c) 2025 Giovana Reis Oliveira, Marcelo Borges Rocha https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/62147 Thu, 01 May 2025 00:00:00 +0000 O Potencial Educativo do Parque Nacional da Tijuca: uma análise a partir da ótica dos professores https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/62317 <p>A interferência humana tem causado profundas transformações nos ambientes naturais, resultando em impactos, muitas vezes, irreversíveis. Esse cenário ressalta a importância de criar e monitorar áreas protegidas, conhecidas como Unidades de Conservação (UC). Além disso, o contato com a natureza enriquece o currículo escolar, sendo um instrumento pedagógico valioso, aproveitando o potencial interdisciplinar das UC. Assim, este trabalho teve como objetivo investigar como professores percebem as potencialidades do Parque Nacional da Tijuca (PNT) para práticas educativas fora do contexto escolar. Trata-se de uma pesquisa de caráter qualitativo exploratório e descritivo, em que a coleta de dados consistiu na realização de uma entrevista semiestruturada com cinco professores que realizam práticas educativas dentro do PNT. As entrevistas ocorreram durante os meses de março e abril de 2023. Para a análise dos dados utilizou-se a Análise de Conteúdo. A partir dos diálogos expostos durante as entrevistas, com relação às atividades educativas realizadas pelos professores, foi possível agrupá-las em cinco categorias, sendo estas: atividade desenvolvida, contribuições, pré-visita, experenciação por parte dos alunos e dificuldades. Notou-se que diferentes faixas etárias e níveis de escolaridade foram envolvidos. Com relação às atividades a eles atribuídas, observou-se que, por mais que a temática de Educação Ambiental contemple grande parte das práticas encontradas, diferentes conteúdos foram abordados. O PNT também se mostra como um local de inclusão e acessibilidade, uma vez que inclui atividades que englobam alunos portadores de deficiência. Assim, evidencia-se a capacidade das UC englobarem ações com diversificadas abordagens metodológicas, destinadas a públicos de diferentes classes. </p> João Marcelo Bastos, Marcelo Copyright (c) 2025 João Marcelo Bastos, Marcelo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/62317 Sat, 26 Apr 2025 00:00:00 +0000 O tema alimentação como questão sociocientífica: uma proposta de abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade) para o ensino de ciências e biologia https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/61954 <p>Em busca da superação de um enfoque meramente fisiológico, bioquímico e nutricional sobre alimentação em aulas de ciências e biologia, o presente artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica do tema, caracterizando-o como uma questão sociocientífica (QSC) a partir de uma abordagem CTS (Ciência, Tecnologia e Sociedade). Para tanto, exploro sete elementos, a saber: contextualização social; ancestralidade e afetividade; aspectos científicos e tecnológicos; problemas socioambientais; aspectos culturais e éticos; questões controversas; e conteúdos interdisciplinares. São mobilizados conceitos como: soberania alimentar, níveis de insegurança alimentar, desertos alimentares, nutricídio, entre outros. Com isso, pretendo contribuir para a discussão do tema, a partir de uma perspectiva de educação em saúde multidimensional e socioecológica e de educação antirracista, comprometida politicamente, e para o trabalho docente na educação básica.</p> Tatiana Galieta Copyright (c) 2025 Tatiana Galieta https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/61954 Thu, 01 May 2025 00:00:00 +0000 A Educação em Saúde em livros didáticos de Biologia: abordagens e ressignificações da saúde para o Ensino de Biologia na escola https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/61529 <p>A Educação em Saúde, como parte do currículo escolar, envolve elementos relacionados a temas que compreendem a saúde individual ou coletiva, com intenção pedagógica definida. No contexto escolar, a Educação em Saúde é influenciada pela organização curricular do tema saúde presente nos livros didáticos. Nesse sentido, objetivamos analisar as possíveis abordagens do tema saúde em livros didáticos de Biologia em duas coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) 2018. Problematizamos neste artigo a forma como os temas relacionados à saúde são abordados em livros didáticos de Biologia, como forma de destacar a importância da Educação em Saúde para a formação cidadã, promovendo, além da aquisição de conhecimentos científicos, o desenvolvimento de capacidades essenciais ao exercício da cidadania: julgamento, interpretação, reflexão, comunicação, decisão e intervenção; além da superação de uma visão restrita da saúde. A pesquisa qualitativa foi desenvolvida a partir dos pressupostos metodológicos da pesquisa documental. A partir das análises percebemos que a abordagem biomédica é predominante nos conteúdos relacionados à saúde presentes nos livros didáticos, seguida das abordagens comportamental e socioecológica, respectivamente. As abordagens em saúde determinam a forma como o tema saúde é entendido, o que influencia na forma como o/a docente conduz o trabalho com o tema. Compreendemos que o trabalho docente pode transformar a perspectiva da Educação em Saúde no contexto escolar, conduzindo uma discussão que compreenda a saúde como processo multicausal, seus condicionantes e determinantes.</p> Premma Hary Mendes Silva, Mariana Guelero do Valle Copyright (c) 2025 Premma Hary Mendes Silva, Mariana Guelero do Valle https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/61529 Thu, 17 Apr 2025 00:00:00 +0000 Entretenimento como veículo para promoção da Educação Alimentar e Nutricional na Internet: um caminho possível? https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/63757 <p>Diante do aumento do consumo de conteúdo em vídeo e dos canais que compartilham modos de vida saudáveis, este trabalho tem como objetivo verificar se há possibilidade para promover a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) por meio do entretenimento gerado por canais de agricultores familiares, dentro da rede social “Youtube”. Trata-se de um estudo qualitativo, de caráter transversal, utilizando como metodologia a análise de conteúdo temática. Foram analisados e incluídos os 3 vídeos mais acessados dos 5 canais mais populares procedentes da pesquisa, totalizando 439 minutos analisados e 31 fragmentos relevantes para a discussão; juntos, somaram 35.730.853 milhões de visualizações. As cenas encontradas apresentaram práticas de comensalidade, preparo, origem dos alimentos, agroecologia, sustentabilidade, cooperação e variedade de alimentos. Estes saberes, quando compartilhados nas mídias sociais, ainda que sob a forma expressa de entretenimento, contribuem para ampliar o acesso à informação, tendo pleno potencial de promover a EAN, aproximar estes produtores com os consumidores e incentivar a aquisição de alimentos de maior qualidade, favorecendo a segurança alimentar e nutricional, a soberania alimentar e a alteridade cultural, bem como promovendo a sustentabilidade econômica, social e ambiental. Assim, fortalecendo o direito humano à alimentação adequada.</p> Elano Emerson Belucio Silva, Andréa das Graças Ferreira Frazão Copyright (c) 2025 Elano Emerson Belucio Silva, Andréa das Graças Ferreira Frazão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/63757 Mon, 21 Apr 2025 00:00:00 +0000 Educação em Saúde: da incerteza à conscientização sobre vacinação https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/59353 <p>A partir da crescente desinformação sobre vacinas é fundamental que as escolas desempenhem um papel ativo na conscientização dos alunos sobre a importância da imunização na prevenção de doenças e na promoção da saúde. Além disso, a avaliação do conhecimento prévio dos alunos sobre temáticas de saúde é essencial para verificar a eficácia das intervenções educativas e identificar as possíveis lacunas a serem abordadas. Assim, este estudo visa apresentar uma intervenção pedagógica sobre vacinas, com enfoque na imunização contra a COVID-19 e avaliar o conhecimento dos alunos acerca do tema. A intervenção foi realizada com alunos do ensino fundamental. A atividade foi desenvolvida em 3 etapas: 1º de diagnóstico do conhecimento, 2ª intervenção por meio de diálogo e 3º investigação do conhecimento adquirido. Nossos dados apontam que os estudantes sabem sobre a importância da vacina, mas demostraram não saber sobre assuntos pós-vacinação e acreditam em mitos acerca da imunização. Diante desse cenário, conclui-se que a educação em saúde desempenha um papel fundamental na promoção da vacinação. Da mesma forma, infere-se que intervenções possam contribuir para aumentar a conscientização dos alunos sobre a importância da vacinação e para preencher possíveis lacunas de conhecimento.</p> Aline Da Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Silvana Peterini Boeira , Vanderlei Folmer Copyright (c) 2025 Aline Da Goulart, Kellen Mariane Athaide Rocha, Andreia Caroline Fernandes Salgueiro, Silvana Peterini Boeira , Vanderlei Folmer https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/59353 Tue, 22 Apr 2025 00:00:00 +0000 Aula prática de Imunologia realizada por bolsistas do PIBID em duas turmas de Ensino Médio https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/63911 <p>Este artigo, de natureza qualitativa, apresenta um relato de experiência de uma aula prática realizada em duas turmas do terceiro ano do Ensino Médio utilizando materiais de baixo custo, para a aprendizagem da imunização humana. A observação dos espaços escolares aponta para dificuldades enfrentadas pelos professores da área de Ciências da Natureza, principalmente relacionados aos livros didáticos, assim como a escassez de materiais pedagógicos diversificados para esta área, levando a dificuldades de aprendizagem pelos estudantes. Considerando o tema em questão e a necessidade de ensinar de forma mais dinâmica, a aplicação da atividade mostrou-se eficaz e com possibilidade de replicação, uma vez que os estudantes alcançaram o objetivo proposto, demonstraram que entenderam a prática e a importância da vacinação como medida de contenção de doenças.</p> Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Flávia Assumpção Santana Copyright (c) 2025 Wanessa Cristiane Gonçalves Fialho, Flávia Assumpção Santana https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/63911 Wed, 23 Apr 2025 00:00:00 +0000