Ensino, Saude e Ambiente https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente <p><em>Ensino, Saúde e Ambiente</em> é uma publicação do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense.</p> <p>O objetivo é a divulgação de artigos científicos resultantes de pesquisas e de relatos de experiências originais sobre temas que envolvem o Ensino de Ciências em espaços formais e não formais. Sem perder de vista, evidentemente, a precípua finalidade de integração de pesquisadores que atuam na interface ensino, saúde e ambiente.</p> <p>ISSN 1983-7011</p> pt-BR <p>Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:</p><p>1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.</p><p>2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.</p><p> </p> resa@vm.uff.br (Rose Latini e Luiza Oliveira) periodicos@sti.uff.br (Periódicos UFF) Mon, 30 Aug 2021 01:32:31 +0000 OJS 3.2.1.0 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Utilização de Desenho Animado como Contexto Gerador de Atividades para o Ensino de Ciências https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/38366 <p>Os desenhos animados constituem a preferência das crianças dentro da grade televisiva. A escola precisa estar inteirada das linguagens da sociedade informatizada e tecnológica em que está inserida, procurando estabelecer junto aos alunos abordagens que apresentem pontos de contato com esse mundo de imagens. A integração dos recursos audiovisuais na sala de aula pode organizar as atividades de ensino e desenvolver no aluno a competência de leitura crítica do mundo. Apresentamos nesse trabalho uma série de atividades teóricas e práticas (discussões em pequenos grupos, aulas dialogadas, pesquisa e atividades investigativas) relacionadas à Educação Ambiental, em especial ao tema da qualidade da água, desenvolvidas a partir do contexto gerado pelo quarto episódio da segunda temporada do desenho animado <em>Os Simpsons </em>(1990), com uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental. Os procedimentos realizados forneceram aos estudantes meios para que esses formulassem suas próprias opiniões e argumentos, auxiliando o seu desenvolvimento nas esferas moral e intelectual.</p> Fabricio Luís Lovato, Lenira Maria Nunes Sepel Copyright (c) 2021 Ensino, Saude e Ambiente https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/38366 Mon, 30 Aug 2021 00:00:00 +0000 Inovação em Tecnologias Sociais: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40839 <p>Este artigo pretende registrar uma experiência de Inovação em Tecnologia Social no campo da Psicologia, que tem como proposta refletir e intervir sobre a violência sexual contra a mulher, no município de Niterói -RJ, e tecer com mulheres redes potentes de cuidados a partir dos dispositivos e serviços que o município oferece no âmbito das políticas públicas para o enfrentamento e cultura da paz. Intenta não só dar visibilidade à experiência intitulada “Cuidando de mulheres expostas à violência sexual: empoderando mulheres e tecendo redes”, mas também introduzir, no âmbito da Psicologia, a relevância das chamadas Tecnologias Sociais (TS) e o seu modo de construção de conhecimento baseado em diretrizes como: participação da comunidade, escuta da demanda social, relevância e eficácia social, diálogo entre diferentes saberes, acessibilidade e apropriação das tecnologias, sustentabilidade econômica e inovação e construção cidadã do processo democrático. É uma aposta na potência das TS para a Psicologia.</p> Paula Land Curi, Carolina de Oliveira Armani, Lizia Paes Ramos Fiaux, Julia Gonçalves Barreto Baptista Copyright (c) 2021 Ensino, Saude e Ambiente https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40839 Mon, 30 Aug 2021 00:00:00 +0000 Avaliação de Liquens para Biomonitoramento de Impacto Ambiental da Distância de uma Rodovia sobre um Fragmento de Mata Atlântica em Barueri, Estado de São Paulo, Brasil https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40281 <p>Este artigo avalia o impacto do tráfego da Rodovia Castelo Branco sobre líquens epifíticos em um Parque de Mata Atlântica no Município de Barueri, no Brasil. A investigação a avalia como a distância à rodovia influencia a diversidade e a cobertura de tronco de grupos morfofuncionais selecionados de líquens sensíveis. A amostragem e as mensurações foram baseadas no protocolo da União Europeia para biomonitoramento com liquens, adaptado para florestas tropicais. Houve uma relação positiva log-linear positiva (valor-p = 2,5%) entre a distância à rodovia e a diversidade de líquens, apesar que o R<sup>2</sup> (0,12) da respectiva regressão foi baixo, provavelmente devido à alta biodiversidade de árvores da Mata Atlântica, que cria um a diversidade de aptidões de ambientes para os liquens. Mapas indicaram que o efeito da proximidade da rodovia sobre a diversidade e cobertura de liquens é mais evidente nos primeiros 100 metros. A maior parte da área do parque contém grupos morfofuncionais que aparentam ser potenciais indicadores de boa qualidade do ar.</p> Caroline Diogo Ishikawa, Vitor Vieira Vasconcelos Copyright (c) 2021 Ensino, Saude e Ambiente https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/40281 Mon, 30 Aug 2021 00:00:00 +0000 Remanejo emergencial: https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/41015 <p>A transferência escolar trata da transferência do aluno de forma voluntária ou como medida disciplinar. Por outro lado, são recorrentes nos sistemas de ensino do Brasil uma forma alternativa de transferência escolar ainda não caracterizada: o remanejo. O remanejo é a transferência em massa de alunos (podendo ou não incluir docentes e administração) de uma unidade escolar para outra, sendo uma transferência planejada ou emergencial. Os fatores que ocasionam o remanejo incluem obras (planejadas ou não), acidentes naturais, sub ou superlotação da unidade escolar e greves. No contexto do ensino básico no Brasil, que já sofre muito com falta de recursos, o remanejo emergencial (RE) é comum e tem o potencial de desidratar a qualidade da educação, que já é baixa. Neste sentido, o objetivo deste trabalho foi verificar os efeitos de um caso de RE no desempenho do corpo discente. Para isto, foram avaliadas as notas dos alunos do ensino médio do Centro Integrado de Educação Pública 057 – Doutor Nilo Peçanha (CIEP) antes e após o RE de todo o corpo discente, docente e administrativo do Colégio Estadual Dr. Thiers Cardoso (CETC) para mesmo prédio onde operava o CIEP. A coexistência do CIEP e do CETC após o RE resultou em queda significativa no desempenho dos alunos do CIEP, principalmente nas matérias de química, física, biologia e matemática. Desta forma, o RE surge como um novo tópico a ser discutido e avaliado pelos educadores e cientistas da educação.</p> Danilo Freitas Rangel, Lucas Rodrigues Xavier, Ana Karolina Rangel, Mayara Cristina de Freitas Correia, Jackellinne Caetano Douetts Peres, Leonardo Lopes Costa, Carla de Sales Pessanha Copyright (c) 2021 Ensino, Saude e Ambiente https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/41015 Mon, 30 Aug 2021 00:00:00 +0000 A construção de conceitos sobre a pequenez humana: Astronomia em aulas de Filosofia no Ensino Médio https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/41438 <p class="XIEPEF-TtulodeSeo">Este artigo apresenta o resultado de uma pesquisa na qual se analisou de que maneira o uso de conteúdos de Astronomia, trabalhados em aulas de Filosofia podem auxiliar na análise crítica dos estudantes do Ensino Médio sobre a existência, com enfoque na pequenez humana. Em uma abordagem interdisciplinar, tratou-se da relação entre Astronomia e Filosofia como áreas afins para uma reflexão existencialista. A abordagem culminou na criação de conceitos sobre a condição humana na Terra e no Cosmo. A metodologia utilizada utilizou questionários, relatos verbais e escritos e anotações do pesquisador-professor. A análise do itinerário da criação de conceitos pelos dos alunos validou a proposta mostrando que a intangibilidade da Filosofia foi assimilada por meio de conteúdos de Astronomia. As reflexões sobre a existência humana caminharam para a análise de nossa condição de pequenez diante da realidade terrena e cósmica.</p> Carlos Alexandre do Nascimento, Paulo Sergio Bretones Copyright (c) 2021 Ensino, Saude e Ambiente https://periodicos.uff.br/ensinosaudeambiente/article/view/41438 Thu, 02 Sep 2021 00:00:00 +0000