O ENSINO DE GIARDÍASE ATRAVÉS DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO: UMA INTERVENÇÃO REALIZADA COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS

Autores

  • Fernanda de Jesus Costa Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Marianne Cecília dos Santos Universidade do Estado de Minas Gerais
  • Quezia Dias Texeira
  • Isabela Gaipo Costa
  • Barbara Fatima Rodrigues
  • Léa Marcia Ferreira Nicácio Universidade do Estado de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21233

Resumo

O ensino de parasitologia nas escolas é de grande relevância, já que através da educação é possível que os alunos adquiram conhecimentos relevantes em relação a esta temática e sejam capazes de prevenir determinadas parasitoses. Apesar desta importância verificamos que o ensino de parasitologia quando trabalhado apenas da forma tradicional não tem gerado resultados tão positivos quando deveria, sendo necessária a inserção de novas metodologias. Neste sentido, o presente trabalho busca entender a eficácia das histórias em quadrinhos no ensino de giardíase com estudantes do ensino fundamental. Após uma aula teórica sobre o tema, foi solicitado que os alunos desenvolvessem Histórias em Quadrinhos sobre a prevenção desta e o papel da higiene. Verificamos que os alunos sentiam-se motivados e participativos durante a realização e através de um questionário verificamos que os alunos conseguiram adquirir conhecimentos relevantes sobre esta temática. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda de Jesus Costa, Universidade do Estado de Minas Gerais - Unidade Ibirité. Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Bióloga, mestre em Ensino de Ciências, Doutoranda em Educação. Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais. Pesquisa sobre metodologias alternativas no ensino de ciências e biologia, formação de professores e tecnologias digitais de informação e comunicação na educação.

Marianne Cecília dos Santos, Universidade do Estado de Minas Gerais

Estudante de Ciências Biológicas, bolsista de Iniciação Científica

Quezia Dias Texeira

Licenciada em Ciências Biológicas

Isabela Gaipo Costa

Estudante de Ciências Biológicas, bolsista de Iniciação Científica

Barbara Fatima Rodrigues

Licenciada em Ciências Biológicas

Léa Marcia Ferreira Nicácio, Universidade do Estado de Minas Gerais

Mestre em Ciências Ambientais, Professora da Universidade do Estado de Minas Gerais

Downloads

Publicado

2016-12-13

Como Citar

Costa, F. de J., Santos, M. C. dos, Texeira, Q. D., Costa, I. G., Rodrigues, B. F., & Nicácio, L. M. F. (2016). O ENSINO DE GIARDÍASE ATRAVÉS DE UMA HISTÓRIA EM QUADRINHO: UMA INTERVENÇÃO REALIZADA COM CRIANÇAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DE BELO HORIZONTE, MINAS GERAIS. Ensino, Saude E Ambiente, 9(3). https://doi.org/10.22409/resa2016.v9i3.a21233

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)