ESTRATÉGIAS EDUCATIVAS PARA COMBATER A DENGUE, ZIKA E CHIKUNGUNYA NO ENSINO FUNDAMENTAL II
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i1.a21657Resumo
O objetivo deste trabalho foi avaliar o jogo “Caça mosquito” como uma das estratégias educativas para o ensino de ciências sobre o tema arboviroses (DENV, ZIKV e CHIKV) com linguagem e conteúdo direcionados aos alunos do 7º e 8º anos do Ensino Fundamental II do Colégio Estadual Santo Antônio (CESA), localizado no quarto distrito (Xerém) de Duque de Caxias, RJ. Num primeiro momento (PM), o jogo foi aplicado para duas turmas, uma de cada ano (7º e 8º anos), separadamente. Cada turma com 15 jogadores, divididos igualmente em 3 equipes. Ao final, a pontuação das equipes foi devidamente computada, e os participantes foram direcionados imediatamente para a contextualização do tema, através de palestra e receberam um exemplar da cartilha educativa. No segundo momento (SM), após 30 dias, retornamos ao CESA para aplicarmos novamente o jogo aos mesmos jogadores que participaram do PM, porém com novas cartas-perguntas acerca da temática já abordada, mantendo a mesma divisão dos níveis de dificuldade e das categorias. A partir daí foram computados os pontos obtidos, por cada equipe neste SM, e comparados com os obtidos no PM, avaliando assim os participantes quanto ao conhecimento que tinham antes e depois do jogo. Os alunos tiveram um conhecimento prévio maior relacionado com DENV e ZIKV, possivelmente pelo fato de DENV ser endêmico na região estudada e ZIKV ter sido motivo de surto no ano de 2016. Contudo, a aplicação das estratégias educativas favoreceram a uniformização desses conhecimentos relacionados às três arboviroses (DENV, ZIKV e CHIKV).Downloads
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