Abordagem interdisciplinar sobre saúde: relato de experiência no contexto da Educação Básica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a46412

Palavras-chave:

saúde, direito à saúde, Sistema Único de Saúde, ensino de ciências

Resumo

Este trabalho apresenta um relato de experiência de uma aula interdisciplinar sobre “Saúde e Qualidade de Vida” dirigida a estudantes do Ensino Médio. A construção da aula foi realizada com professores da educação básica, da área Ciências da Natureza, abrangendo conhecimentos relativos às disciplinas Biologia, Física e Química em interface com a temática saúde, considerando a interdisciplinaridade como princípio orientador. A aula foi destinada a um programa da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, o qual oferta ensino remoto a estudantes residentes em regiões de difícil acesso do Estado, envolveu quinze professores e alcançou cerca de quinze mil estudantes do Ensino Médio. Na aula, além de conteúdos formais correlatos à saúde, foram também apontadas as interfaces dos conceitos de saúde e discussões em torno do direito à saúde e do Sistema Único de Saúde (SUS). Ressalta-se que uma abordagem ampla sobre saúde é possível e necessária no contexto do Ensino de Ciências, e que os aspectos relacionados à organização e ao funcionamento do SUS despertaram curiosidades e interesses por parte dos docentes e dos estudantes, contribuindo para um processo de ensino e de aprendizagem dinâmico, interativo e elucidativo. É necessário e relevante abordar questões sociopolíticas no ensino, como é o caso da saúde e o seu viés enquanto política pública. Este relato se situa no contexto de uma pesquisa mais ampla sobre concepções de saúde subjacentes ao Ensino de Ciências, e a realização da aula interdisciplinar correspondeu à etapa final da pesquisa.

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Biografia do Autor

Marta Caires de Sousa, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela Universidade Federal da Bahia. Mestre em Saúde Comunitária pelo Instituto de Saúde Coletiva - ISC/UFBA. Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Aberta do Brasil/ Escola Nacional de Saúde Pública - ENSP/FIOCRUZ. Graduada em Odontologia e em Ciências Naturais (Licenciatura) pela Universidade Federal da Bahia. Atuou na Docência da Educação Básica pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia e na Gestão da Atenção Básica da Saúde pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia. Atua como Professora Formadora pelo Instituto Anísio Teixeira/Secretaria da Educação do Estado da Bahia (IAT/SEC-Ba). Tem experiência nas áreas da Educação e da Saúde, atuando em pesquisas, principalmente, nos seguintes temas: Ensino e Educação em Saúde, Saúde na Escola e Formação de Professores.

Ana Paula Miranda Guimarães, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia, Camacari, BA

Professora de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA)/campus Camaçari. Possui Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela mesma Universidade. É professora colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da Universidade Federal da Bahia e Universidade Estadual de Feira de Santana (UFBA/UEFS). Possui experiência nas áreas de Genética Humana e Médica, Biologia Molecular. Além disso, tem experiência em Ensino de Ciências e Biologia, área que atualmente possui interesse e realiza pesquisa. É integrante do grupo de pesquisa em História, Filosofia e Ensino de Ciências Biológicas vinculado ao Laboratório de Ensino, Filosofia e História da Biologia (LEFHBio-UFBA), é uma das das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC) e por fim, é líder do grupo de pesquisa em Ensino de Ciências e Inovações Educacionais (ENCINE) vinculado ao Núcleo de Pesquisa em ensino de ciências (NUPEC) do IFBA.

Amanda Amantes, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Amanda Amantes Neiva é professora associada do Instituto de Física da Universidade Federal da Bahia, departamento de Física do Estado Sólido. Licenciada em Física, Especialista em Ensino de Ciências, Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atuou como professora de Ensino Médio na rede privada e nas redes públicas (municipal, estadual e federal). Atualmente é docente do curso de graduação, licenciatura e bacharelado e do Programa de Pós Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências. É uma das das líderes do Laboratório de Metodologia e Pesquisa Mista em Ensino de Ciências (LAMPMEC) e desenvolve pesquisas interdisciplinares que envolvem educação, psicologia, neurociência e aprendizagem de máquina, atuando também na formação de professores através de programas institucionais. Seus objetos de estudos têm enfoque no desenvolvimento cognitivo, o que subsidia a interpretação sobre processos de aprendizagem, avaliação, ensino e comportamento. Desenvolve projetos na área de ensino relacionados a design de ambientes educativos, produção de materiais didáticos, jogos didáticos virtuais e materiais. Do ponto de vista metodológico emprega métodos qualitativos e quantitativos de análise, tendo como aporte teorias que levam em consideração a complexidade hierárquica de traços latentes e modelagem de dados, utilizando estatísticas clássicas, teoria de resposta ao item e modelagem Rasch.

Graça Regina Armond Matias Ferreira, Universidade Federal da Bahia, Salvador, BA

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Católica do Salvador (2003). Doutora em Ensino, Filosofia e História das Ciências (2017-2021). Mestrado em Engenharia Ambiental Urbana pela Universidade Federal da Bahia (2007). Especialização em Gestão Ambiental (2005); MBA em Auditoria e Gestão Ambiental (2006), Especialista em Tecnologias Educacionais (2010) e em Mídias na Educação (2010). Atuou como técnico de laboratório da Universidade Federal da Bahia no Laboratório de Estudos em Meio Ambiente (LEMA) e no Laboratório de Biologia Marinha e Biomonitoramento (LABIOMAR), onde desenvolveu diversas pesquisas na área ambiental. Atualmente é professor efetivo da Secretaria de Educação no Estado da Bahia, atuando no Centro Estadual de Referência de Ensino Médio com Intermediação Tecnológica - EMITEC desde 2010; Atuou desde julho de 2008 no Programa Ensino Médio no Campo com Intermediação Tecnológica - EMC@MPO(2008/2010); Professor Substituto da Universidade Federal da Bahia no Departamento de Engenharia Ambiental (2009 - 20011) e Professor Autor de Elaboração de Material Didático para cursos de Licenciatura de Biologia e Pedagogia pela UNEB (2010-2014). Professor Conteudista Licenciatura em Ciências Biológicas (UNEB/2015). Atuou como tutora Presencial pela UAB no Polo de Mata de São João para o curso de Especialização em Gestão Ambiental em Municípios pela UTFPR (2008-2011). Professor Formador de Ciências Naturais pela Rede Nacional de Formação Continuada (RENAFOR/2013). Tutora de Conteúdos do Programa Ciências na Escola - Ensino Médio (2013/2014). Participante do Grupo de Pesquisa "Comunidades Virtuais" da UNEB (2013/2014). Participante do grupo de Pesquisa RIZOMA (UEFS). Tem experiência na área de Meio Ambiente e Educação (Presencial e EaD), com ênfase em Biologia e Meio Ambiente e em Ensino-aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental, educação à distância (EaD), gestão ambiental, tecnologias educacionais, ensino/aprendizagem, competências/habilidades, didática, estratégias de ensino e aprendizagem, formação docente e conteúdos digitais educativos.

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Publicado

2022-02-27

Como Citar

Sousa, M. C. de, Guimarães, A. P. M., Amantes, A., & Ferreira, G. R. A. M. (2022). Abordagem interdisciplinar sobre saúde: relato de experiência no contexto da Educação Básica. Ensino, Saude E Ambiente, 14(2), 870-894. https://doi.org/10.22409/resa2021.v14i2.a46412

Edição

Seção

Artigos