SifiQuiz: um jogo didático para ensino sobre a sífilis

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a47583

Palavras-chave:

ludicidade;, jogos didáticos;, sífilis;, produto educacional;, ensino

Resumo

Na última década a sífilis tem sido figurada como um sério problema de saúde pública no Brasil, reemergindo do passado e atingindo no presente centenas de milhares pessoas anualmente, com foco especial para o grupo de adolescentes e adultos jovens com baixa escolaridade. Nesse cenário epidêmico, a promoção de ensino de qualidade a respeito da temática para o público adolescente pode, assim como melhorias no acesso e na assistência à saúde, reverter esse quadro, salvando muitas vidas. Assim, para que o ensino seja de qualidade e resulte em aprendizagem efetiva capaz de gerar nos discentes reflexão crítica sobre os conteúdos assimilados, é preciso muitas vezes explorar metodologias não tradicionais, mas chamativas e instigantes através da ludicidade e de jogos pedagógicos. Dessa forma, este trabalho teve como objetivo relatar a construção do jogo denominado SifiQuiz e sua validação como produto educacional. Para tanto, o mesmo foi elaborado como um recurso didático digital na modalidade de perguntas e respostas em sua estrutura principal e posteriormente validado por 10 docentes licenciados em ciências biológicas através de questionário com perguntas abertas e fechadas. Os resultados mostram que o jogo, criado por meio de recursos do software Microsoft PowerPoint®, foi validado como um produto educacional, tendo agradado aos professores como uma ferramenta de ensino, o que demonstra que o mesmo pode ser utilizado como uma estratégia lúdica em sala de aula que estimule o aprendizado sobre a sífilis.

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Biografia do Autor

Renan Moreira Reis, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, RJ

Graduado em Engenharia de Petróleo e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho e em Gestão em Saúde, atualmente cursa Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente e trabalha na Prefeitura Municipal de Angra dos Reis como responsável pelo departamento de Dados Vitais, além de atuar como docente na Universidade Estácio de Sá.

Carlos Alberto Sanches Pereira, Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), Volta Redonda, RJ

Graduado em Ciências Biológicas, Especialista em Bioquímica, Especialista em Hematologia pela UFRJ em 2000, Mestre em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela UFRRJ (2001) na área de concentração em Microbiologia Aplicada; Doutor em Biotecnologia Industrial (2007) EEL-USP na área de concentração em Microbiologia Aplicada. Possui experiência em Biotecnologia de micro-organismos: estudos com Lactobacillus e seu papel na estimulação da imunidade; Microbiologia Clínica e Médica; Hematologia Clínica e Laboratorial. Docente/Orientador do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências da Saúde e do Meio Ambiente do UniFOA, programa no qual desenvolve estudos relacionados ao uso de atividades lúdicas como ferramenta para o ensino em Ciências Biológicas e Saúde. Estuda também os aspectos epidemiológicos de bactérias isoladas de Otites em Cães, e sua relação com a conduta terapêutica e com o ensino médico.

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Publicado

2022-12-18

Como Citar

Reis, R. M., & Pereira, C. A. S. (2022). SifiQuiz: um jogo didático para ensino sobre a sífilis. Ensino, Saude E Ambiente, 15(2), 361-387. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a47583

Edição

Seção

Artigos