Dimensão da Educação Permanente na perspectiva de enfermeiros atuantes no contexto da doação de órgãos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a50724

Palavras-chave:

educação permanente, doação de órgãos e tecidos, enfermagem, hospital

Resumo

Estudo objetivou evidenciar a dimensão da educação permanente presente no processo de trabalho em doação de órgão e tecidos para profissionais da equipe multidisciplinar atuantes no âmbito hospitalar identificada no depoimento dos enfermeiros. Trata-se de estudo qualitativo, fundamentado na sociopoiética, realizado com um grupo-pesquisador, composto por 8 enfermeiros, que atuavam no processo de doação e transplante de órgãos de um município do extremo sul do estado da Bahia, Brasil. Foram respeitados os aspectos éticos em pesquisa. Os dados foram produzidos mediante técnicas criativas, e categorizados segundo análise de conteúdo de Bardin. Os resultados descrevem três categorias temáticas da dimensão estudada: “Vislumbrando a Ampliação do Entendimento Sobre os Transplantes”, “Educação Continuada por Meio da Fala” e “Necessidade de Conhecimento da Equipe”. Discute-se a necessidade de novos conhecimentos, aprendizagem para o trabalho em equipe, enriquecimento da aprendizagem por meio de mobilização de recursos internos, e entendimento da necessidade da diversificação da atuação nos cenários onde são desenvolvidas as práticas laborais. Desse modo, espera-se que este estudo possa ser um direcionador na composição de práticas da educação voltadas aos enfermeiros e outros profissionais da saúde, atuantes no contexto da doação de órgãos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thiago Nogueira Silva, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Doutorando no Programa de pós-graduação ciências do cuidado, Universidade Federal Fluminense-UFF. Integrante dos Grupos de Pesquisa CNPq: Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde (Nupeccs) e Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae). RJ, Brasil

Claudia Mara de Melo Tavares, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ

Professora Titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil e Psiquiatria da Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense. Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989). Mestre em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1995), doutor em Enfermagem pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1998) e pós-doutorado pela Universidade de São Paulo - USP (2011). Ensina em todos os níveis (graduação, especialização, mestrado e doutorado). Professora do Programa Acadêmico Mestrado e Doutorado Ciências do Cuidado em Saúde e do Mestrado Profissional Ensino na Saúde.É avaliadora Ad Hoc de Cursos de Graduação pelo INEP/MEC. Dedica-se a produção de conhecimentos relativos ao cuidado e ensino de enfermagem e saúde, com ênfase nos seguintes temas: saúde mental, tecnologia em saúde, emoções, criatividade e arte em saúde. Atuou como tutora e coordenadora pedagógica dos Cursos de Especialização na modalidade EAD - PROFAE e Ativadores de Mudança (MS). Membro da Equipe de Coordenação Nacional do Curso de Formação de Profissionais de Nível Técnico de Saúde - PROFAPS - Ministério da Saúde/FIOCRUZ (2009-2011). Coordenadora Geral da Pós-Graduação em Enfermagem da UFF (2016-2018). Coordenadora do Mestrado Profissional Ensino na Saúde(2011-2019). Coordenadora Adjunta do Mestrado Profissional Enfermagem Assistencial (2004-2008). Presidente do Fórum Nacional dos Mestrados Profissionais - FOPROF(2016-2019). Líder dos Grupos de Pesquisa "Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde" e "Sociopoética e Abordagens Afins". Membro efetivo do CINTESIS - Centro de Investigação em Tecnologias e Sistemas de Informação em Saúde - Universidade do Porto - Portugal e do GIISAME - Grupo Internacional de Investigação em Enfermagem em Saúde Mental, em parceria com Espanha e Portugal. Membro do Grupo de Investigação Emoções em Saúde - Universidade de Lisboa. Pesquisadora Produtividade em Pesquisa do CNPq - 1D.

Rozemere Cardoso de Souza, Universidade Estadual de Santa Cruz

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Santa Cruz - UESC, Doutorado e mestrado em Enfermagem Psiquiátrica pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da USP. Atualmente é professora titular (Plena) do Departamento de Ciências da Saúde da UESC, líder do Grupo de Pesquisa, cadastrado no Diretório de Grupos do CNPq, intitulado: Saúde Mental de pessoas, grupos e comunidades: práticas de cuidado e formação de recursos humanos. Tem experiência na área de Saúde Mental e Saúde Coletiva, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Saúde Mental na Atenção Primária à Saúde, Enfermagem Psiquiátrica, Saúde da Família, Saúde Mental de Trabalhadores de Saúde, e Tecnologias relacionais do cuidado.

Victória Ribeiro Teles, Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ

Acadêmica do 10º período de Enfermagem na Universidade de Vassouras - RJ. Aluna de Iniciação Científica com certificado PIBIC. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio ambiente, Arte e Emoções em saúde (NUPETMAE). Realizou monitorias voluntárias das disciplinas de Teoria do Cuidado Humano e de Enfermagem e Metodologia Científica. Foi estagiária na Clínica de Nefrologia de Barra do Piraí (CNBP).

Márcia Cristina Moccellin, Universidade Federal Fluminense/Mestrado Profissional Ensino na Saúde

Psicóloga. Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem – Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS da Universidade Federal Fluminense – MPES/UFF. Integrante do Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae-CNPq). RJ, Brasil.

Marilei de Melo Tavares, /Universidade de Vassouras, Vassouras, RJ

Professora Adjunto. Possui Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade de Brasília (1998), Graduação em Psicologia pela Universidade de Brasília (1998), Especialização em Saúde do Trabalhador pela FIOCRUZ (1999), Especialização em Saúde e Gênero pela Universidade Federal Fluminense (2002), Mestrado em ensino de ciências da saúde e do ambiente (2007), Mestrado em Ciência da Arte pela Universidade Federal Fluminense (2009) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem e Biociências da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (2017). Realizou Pós-doutoramento na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Bolsista CAPES) sob supervisão do Professor Antonio Marcos Tosoli Gomes (2018). É Membro do NDE do Curso de Enfermagem na Universidade de Vassouras. E Membro da Comissão Própria de Avaliação - CPA/FACMAR. Membro do Comitê Científico da FACMAR. Coordenadora local e Professora permanente do Programa de Doutorado em Saúde Coletiva - PCI, em parceria da Universidade de Vassouras com a UNISINOS-RS. Atua como docente permanente Programa de Pós-graduação em Enfermagem - Mestrado Profissional Ensino na Saúde: Formação docente interdisciplinar para o SUS da Universidade Federal Fluminense - UFF. Coorientadora de Doutorado no Programa de Pós-graduação Ciências do Cuidado-UFF. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa-UFF (CEP-Humanas). É Editora Executiva da Revista Pró-UniverSUS e Membro do Conselho Editorial de Revistas da Editora da Universidade de Vassouras. Coordena Projeto de Extensão Universitária na área de saúde. Docente da FACMAR. Docente do Curso de Enfermagem - Campus Saquarema - em fase de implantação, ministrará as disciplinas Psicologia Aplicada à Saúde e Metodologia Científica. Coordena Projetos de Pesquisa com colaboração de docentes de instituições Públicas de Ensino Superior. Foi Coordenadora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Vassouras. É avaliadora Ad Hoc de Cursos de Graduação pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira - INEP/MEC. Líder de Grupo CNPq - Núcleo de Pesquisa Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde - NUPTMAE. Membro dos Núcleos de Pesquisa: Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e saúde - NUPCCSE/UFF; Bioética e Espiritualidade - NUBE/UESB. Membro da Rede de Pesquisa em Espiritualidade e Saúde - RePES. Aplica-se a produção de conhecimentos relativos ao ensino de Psicologia, Ciências da Saúde e do Ambiente, com ênfase em: saúde do trabalhador, psicologia da saúde, bioética, representação social, espiritualidade, religiosidade, criatividade e arte.

Luciano Barbosa Silva, Universidade Federal Fluminense

Doutorando no Programa de pós-graduação ciências do cuidado, Universidade Federal Fluminense-UFF. Integrante dos Grupos de Pesquisa CNPq: Ensino, Criatividade e Cuidado em Enfermagem e Saúde (Nupeccs) e Trabalho, Meio Ambiente, Arte e Emoções em saúde (Nupetmae). RJ, Brasil.

Referências

ABTO. Jornal Brasileiro de Transplantes. Disponível em: https://site.abto.org.br/jbt/. Acesso em: 08 de novembro de 2020.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 1994.

BRASIL. Coordenação Geral Do Sistema Nacional De Transplantes - CGSNT. Centrais de Notificação, Capacitação e Distribuição de Órgãos - CNCDO's. Disponível em: https://site.abto.org.br/transplantes/centros-de-transplantes/. Acesso em 6 maio 2015.

CAVALCANTI, Felipe de Oliveira Lopes; GUIZARDI, Francini Lube. Educação Continuada Ou Permanente Em Saúde? Análise Da Produção Pan-Americana Da Saúde. Trabalho, Educação e Saúde. v. 16, n. 1, pp. 99-122, 2018. https://doi.org/10.1590/1981-7746-sol00119.

CNS. Resolução nº 466 de 12 de dezembro de 2012. Dispõe sobre aspectos éticos em pesquisas com seres humanos. Brasília, DF, 2012. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/ultimas_noticias/2013/06_jun_14_publicada_resolucao.html#:~:text=A%20resolu%C3%A7%C3%A3o%20incorpora%2C%20sob%20a,deveres%20dos%20participantes%20da%20pesquisa.%20Acesso%20em:%2002%20de%20agosto%20de%202020 Acesso em 6 jun 2022.

CORDEIRO, Eugênia de Paula; MONTEIRO, Ana Márcia; SANTOS, Monaliza Holanda dos. Inspirações freireanas para o método contra-hegemônico da sociopoética. Revista Debates Insubmissos, v. 2, n. 4, 2018. https://doi.org/10.32359/debin2019.v2.n4.p73-82

COSTA, Maria Antonia Ramos; SOUZA, Verusca Soares de; BENEDETTI, Gabriella Michel dos Santos; TESTON, Elen Ferraz; MATSUDA, Laura Misue; MARQUETE, Verônica Francisqueti. Educação permanente em saúde e interface com a gestão do cuidado. Revista Sustinere, v. 6, n. 1, p. 37 - 51, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/sustinere/article/view/30708. Acesso em: 25 mar. 2021.

COSTA, Maria Antônia Ramos; SOUZA, Verusca Soares de; TESTON, Elen Ferraz; SPIGOLON, Novakowski Dandara; MATSUDA, Laura Misue. Educação permanente em saúde: a concepção freireana como subsídio à gestão do cuidado. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental online, v. 10, n. 2, p. 558-564, 2018. https://doi.org/10.9789/2175-5361.2018.v10i2.558-564

AGUIAR, Fernando; MOREIRA, Janine. Educação permanente em saúde: a problemática da doação de órgãos. Revista de Ensino, Educação e Ciências Humanas, v. 17, n. 2, p. 153-163, 2016. Disponível em: https://revista.pgsskroton.com/index.php/ensino/article/view/3946. Acesso em: 04 agost. 2020.

DECS. Descritor “Educação Continuada”, Número do Registro: 4563, Identificador Único: D004496. Disponível em: https://decs.bvsalud.org/. Acesso em: 07 abr. 2015.

FAGHERAZZI, Virgínia; TRECOSSI, Sara Priscila Carvalho; OLIVEIRA, Rafael Muniz de; SOUZA, Julieta Edlourdes dos Santos; NETO, Maricleia Sauer; SANTOS, Reginaldo Passoni dos. Educação permanente sobre doação de órgãos / tecidos com agentes comunitários de saúde. Revista de Enfermagem da UFPE on line, v. 12, n. 4, p. 1133-1138, 2018. https://doi.org/10.5205/1981-8963-v12i4a231367p1133-1138-2018

FERREIRA, Rejane Eleuterio; TAVARES, Cláudia Mara de Melo; SANTOS, Gabriela Silva dos; FONSECA; Paula Isabella Marujo Nunes. Motivação do enfermeiro para ingressar em uma pós-graduação stricto sensu. Revista Baiana de Enfermagem‏, v. 29, n. 2, 2015. https://doi.org/10.18471/rbe.v29i2.10738

FREIRE, Paulo. Conscientização: teoria e prática da libertação. São Paulo: Centauro, 2008.

GAUTHIER, Jaques. O oco do vento: metodologia da pesquisa sociopoética e estudos transculturais. Curitiba: CRV, 2012.

HANAUER, Morgana; BURILLE, Andreia. Conhecimento e opinião de universitários sobre doação e transplantes de órgãos. Revista de Pesquisa: Cuidado é fundamental online, p. 455-461, 2020. https://doi.org/10.9789/2175-5361.rpcfo.v12.8505

KNIHS, Neide da Silva; MAGALHÃES, Aline Lima Pestana; SANTOS, Juliana; WOLTER, Isabela dos Santos; PAIM, Sibele Maria Schuantes. Doação de órgão e tecidos: utilização de ferramenta de qualidade para a otimização do processo. Escola Anna Nery, v. 23, n. 4, 2019. https://doi.org/10.1590/2177-9465-EAN-2019-0084

NOGUEIRA, Maicon de Araujo; LINS, Marcio Almeida; MARTINS, Thayná Desireé Rodrigues; MIRANDA, Priscila Oliveira; MACIEL, Danielle Oliveira; SÁ, Antonia Margareth Moita. Conhecimento de docentes de graduação em enfermagem sobre doação de órgãos e tecidos para transplante. Rev. enferm. UFPI, p. 16-22, 2017. https://doi.org/10.26694/reufpi.v6i2.5819

RAMOS, Marise Nogueira. Políticas e história da educação profissional: onde estamos, como chegamos e para onde vamos? Cadernos de Pesquisa, v. 26, n. 4, p. 45-59, 2019. https://doi.org/10.18764/2178-2229.v26n4p45-59

SADE, Priscila Meyenberg Cunha; PERES, Aida Maris; ZAGO, Daniele Potrich Lima; MATSUDA, Laura Misue; WOLFF, Lillian Daisy Gonçalves; BERNARDINO, Elizabeth. Avaliação dos efeitos da educação permanente para enfermagem em uma organização hospitalar. Acta Paulista de Enfermagem, v.33, 2020. https://doi.org/10.37689/acta-ape/2020AO0023

SANTOS, Carla de Gouvêa dos; PORTUGAL, Fernanda Tosta de Alcântara; SILVA, Maria Alice Bastos; SOUZA, Ândrea Cardoso de; ABRAHÃO, Ana Lúcia. Formação em saúde e produção de vínculo: uma experiência PET-Saúde na rede de Niterói, RJ, Brasil. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 19, p. 985-993, 2015. https://doi.org/10.1590/1807-57622014.0868

SILVA, Cláudia Brandão Gonçalves; SCHERER, Magda Duarte dos Anjos. A implementação da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde na visão de atores que a constroem. Interface-Comunicação, Saúde, Educação, v. 24, p. e190840, 2020. https://doi.org/10.1590/Interface.190840

SILVA, Luiz Anildo Anacleto da; PINNO, Camila; SCHMIDT, Sandra Marcia Soares; NOAL, Helena Carolina; GOMES, Iris Elizabete Messa; SIGNOR, Eduarda. A educação permanente no processo de trabalho de enfermagem. Revista de Enfermagem do Centro-Oeste Mineiro, v. 6, n. 3, 2016. https://doi.org/10.19175/recom.v6i3.1027

SILVA, Thiago Nogueira. Dimensões do trabalho no processo de doação de órgãos e tecidos identificadas por enfermeiros: um estudo sociopoético. Mestrado (Dissertação). Orientadora: Dr.ª Cláudia Mara de Melo Tavares. Niterói: Escola de Enfermagem Aurora de Afonso Costa, da Universidade Federal Fluminense/UFF, 2015. Disponível em: https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/biblio-908897. Acesso em: 02 agost 2020

SILVA, Thiago Nogueira et al. Trabalho do enfermeiro em doação/transplante de órgãos: nuances de um compromisso com a vida. Saúde Coletiva, v. 44, n. 8, 2018. Disponível em: https://revistas.mpmcomunicacao.com.br/index.php/saudecoletiva/issue/archive. Acesso em: 13 jun. 2020.

SILVA, Vilma Vieira; ALMEIDA, Ana Clementina Vieira; MOURÃO, Lúcia Cardoso. Produtos do Mestrado Profissional: instrumentos de mudanças na formação e nas práticas profissionais na promoção e prevenção do tabagismo. Ensino, Saude e Ambiente, v. 13, n. 2, 2020. https://doi.org/10.22409/resa2020.v13i2.a29094

TONG, Allison; SAINSBURY, Pedro; CRAIG, Jonathan. Consolidated criteria for reporting qualitative research (COREQ): a 32-item checklist for interviews and focus groups. International journal for quality in health care, v. 19, n. 6, p. 349-357, 2007. https://doi.org/10.1093/intqhc/mzm042

Downloads

Publicado

2022-11-19

Como Citar

Silva, T. N., Tavares, C. M. de M., Souza, R. C. de ., Teles, V. R., Moccellin, M. C. ., Tavares, M. de M., & Silva, L. B. . (2022). Dimensão da Educação Permanente na perspectiva de enfermeiros atuantes no contexto da doação de órgãos. Ensino, Saude E Ambiente, 15(2), 248-265. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i2.a50724

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)