EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA MINIMIZAR O ABANDONO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE EM PACIENTES DO INSTITUTO DE PESQUISA CLÍNICA EVANDRO CHAGAS/FIOCRUZ

Autores

  • SIMONE CARVALHO NEVES FIOCRUZ
  • VALÉRIA ROLLA FIOCRUZ
  • CLAUDIA SOUZA FIOCRUZ

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i3.a21129

Resumo

A tuberculose ainda é um grave problema de Saúde Pública no Brasil. O tratamento irregular e o abandono são considerados os maiores entraves para o controle e a eliminação desta doença. O estudo pretendeu identificar fatores sócio-demográficos e comportamentais que influenciaram os pacientes a abandonarem o tratamento a fim de
implantar um Programa de Educação em Saúde no Instituto de Pesquisa Clínica Evandro Chagas da Fundação Oswaldo Cruz. Foi utilizado um roteiro semi-estruturado nas entrevistas. A análise foi baseada no Discurso do Sujeito Coletivo. Foram
entrevistados 17 pacientes que abandonaram o tratamento no período de 2000-2006. Os motivos do abandono do tratamento: tomar os remédios em jejum, a quantidade de
comprimidos e cápsulas e os efeitos adversos. Esperamos que novas iniciativas em educação em saúde possam surgir para o controle da tuberculose.
Palavras-chave: Abandono de Tratamento, Tuberculose, Educação em Saúde

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Publicado

2010-12-30

Como Citar

NEVES, S. C., ROLLA, V., & SOUZA, C. (2010). EDUCAÇÃO EM SAÚDE: UMA ESTRATÉGIA PARA MINIMIZAR O ABANDONO DO TRATAMENTO DA TUBERCULOSE EM PACIENTES DO INSTITUTO DE PESQUISA CLÍNICA EVANDRO CHAGAS/FIOCRUZ. Ensino, Saude E Ambiente, 3(3). https://doi.org/10.22409/resa2010.v3i3.a21129

Edição

Seção

Artigos