O uso didático de texto de Divulgação Científica nas escolas: discutindo o consumo de antibióticos

Autores

  • Monique Schulz Instituto Federal do Rio de Janeiro |Campus Nilópolis Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC)
  • Eline Deccache-Maia Instituto Federal do Rio de Janeiro |Campus Nilópolis Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC) https://orcid.org/0000-0003-4770-3988

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a25587

Resumo

Esta pesquisa teve por objetivo investigar as contribuições e limitações da inserção didática de textos de Divulgação Científica (DC) para o Ensino de Ciências e a Educação em Saúde, especialmente considerando a abordagem do uso racional de antibióticos. Para tanto, foi realizada uma aula utilizando um texto de DC em turmas de Ensino Fundamental II de duas escolas com contextos sociais distintos e, por meio da observação participante, trazemos colocações sobre seu desenvolvimento. Nossas observações nos sugerem que a abordagem do texto de DC possibilitou ricas discussões e trouxe um melhor entendimento por parte dos alunos acerca do tema proposto, ainda que tenhamos notado algumas limitações. Esperamos que o trabalho desenvolvido contribua para uma melhor compreensão sobre as vantagens da inclusão de textos de DC (TDC) em sala de aula, especialmente no que tange à abordagem de assuntos interdisciplinares que envolvam Educação em Saúde.

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Biografia do Autor

Monique Schulz, Instituto Federal do Rio de Janeiro |Campus Nilópolis Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC)

Mestre em Ensino de Ciências pelo Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro. Bacharel e licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atua como professora de Biologia da Escola Sesc de Ensino Médio e de Ciências do Colégio Palas. Tem experiência com pesquisa na área de Microbiologia Ambiental, Educação Ambiental e Divulgação Científica.

Eline Deccache-Maia, Instituto Federal do Rio de Janeiro |Campus Nilópolis Pós-Graduação Stricto Sensu em Ensino de Ciências (PROPEC)

Doutora em Antropologia Social, trabalhando nos seguintes temas: infância e juventude; educação e trabalho; divulgação científica; ciência e arte; CTS; educação ambiental.

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Publicado

2019-09-19

Como Citar

Schulz, M., & Deccache-Maia, E. (2019). O uso didático de texto de Divulgação Científica nas escolas: discutindo o consumo de antibióticos. Ensino, Saude E Ambiente, 12(2). https://doi.org/10.22409/resa2019.v12i2.a25587

Edição

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