O que os Movimentos de Mulheres e os Ecofeminismos do Sul nos ensinam? Apontamentos para a Educação Ambiental de Base Comunitária

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40225

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre o diálogo entre a Educação Ambiental de Base Comunitária (EABC) e os movimentos Ecologistas de Mulheres e Ecofeminismos. Busca-se, portanto, nas experiências das resistências e práticas ambientais comunitárias, onde as mulheres tem presença preponderante, as bases para se pensar processos pedagógicos alternativos que caminhem no sentido da emancipação comunitária e superação das desigualdades sociais, ambientais, raciais e de gênero. Nesse caminho, levantamos alguns temas que aparecem como contribuições dos acúmulos destes movimentos para a EABC, dentre eles: a crítica radical à crise ambiental; a concepção de outras sustentabilidades; a noção da luta ambiental como luta pelo comum e os resgates dos saberes ambientais na cultura popular.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Alves Gomes Oliveira, UNIRIO

Mestre em Biologia Marinha e licenciada em Ciências Biológicas pela UFF, atualmente é doutoranda em Educação pela Unirio e  pesquisadora do GEASur. Desenvolve um trabalho de diálogo entre a Educação Popular e a Educação Ambiental e investiga o protagonismo das mulheres em experiências de Educação Ambiental de base Comunitária, em áreas de vulnerabilidade socioambiental na baixada fluminense.

Luz Ángela Prada Rojas, Universidade de Tolima

Licenciada em História e Geografia, especialista em Filosofia e Mestre em Educação. Trabalha há 33 anos na Universidade de Tolima, tendo orientado cursos sobre gênero. Atualmente, trabalha como professora de Ensino de História e Prática de Ensino. Pertence ao Grupo de Pesquisa Coletiva Interdisciplinar sobre Conflitos de Gênero. Participou de projetos de pesquisa financiados pela Universidade de Tolima.

Katiuska Andrea Fonseca Prada, Universidade de Tolima

Bióloga formada pela Universidade de Tolima. Possui experiencia de pesquisa e trabalho em mastozoologia, especialmente com primatas e quirópteros, participando paralelamente de atividades de educação ambiental nesse mesmo campo.

Stephanie Di Chiara Salgado, UNIRIO

Licenciada em Química pela UFF. Mestranda em Educação pela Unirio. Professora de química do IFRJ - campus Pinheiral. Pesquisadora do GEASur/Unirio. Integrante do Coletivo [Re]Considere.

Downloads

Publicado

2020-06-04

Como Citar

Oliveira, C. A. G., Rojas, L. Ángela P., Prada, K. A. F., & Salgado, S. D. C. (2020). O que os Movimentos de Mulheres e os Ecofeminismos do Sul nos ensinam? Apontamentos para a Educação Ambiental de Base Comunitária. Ensino, Saude E Ambiente. https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40225