EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE: AS CONCEPÇÕES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE

Autores

  • Francisco Tavares Guimarães Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
  • Rodrigo Roger Vitorino Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
  • Pedro Henrique Netto Cezar Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
  • Joana Ferrez de Castro Universidade Presidente Antônio Carlos - UNIPAC
  • Rosângela Mitre Minardi Cotta Universidade Federal de Viçosa - UFV
  • José Roberto Bittencourt Costa Centro Universitário Serra dos Órgãos - UNIFESO
  • Rodrigo Siqueira-Batista Universidade Federal de Viçosa - UFV

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21006

Resumo

O presente artigo tem por escopo analisar as concepções dos agentes comunitários de saúde (ACS), de quatro unidades da Estratégia de Saúde da Família (ESF) do município de Teresópolis-RJ, acerca da relação entre o ambiente e o processo saúde-doença, à luz dos referenciais da educação ambiental (EA). Para tanto, foi realizado um estudo qualitativo, a partir do conteúdo das respostas obtidas por meio de entrevista. Pôde-se observar que as percepções dos ACS são consistentes, no sentido de correlacionar a existência de um ambiente degradado com o processo saúde-doença. Entretanto, evidenciaram-se dificuldades, do ponto de vista dos ACS, em relação (1) ao trabalho desta idéias junto à comunidade e (2) à inoperância do poder público em viabilizar processos de articulação saúde-ambiente, aspectos essenciais para promoção da saúde (PS) e o cultivo de ambientes saudáveis.

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Como Citar

Guimarães, F. T., Vitorino, R. R., Netto Cezar, P. H., de Castro, J. F., Minardi Cotta, R. M., Bittencourt Costa, J. R., & Siqueira-Batista, R. (2013). EDUCAÇÃO, SAÚDE E AMBIENTE: AS CONCEPÇÕES DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE. Ensino, Saude E Ambiente, 6(1). https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i1.a21006

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