PANORAMA DESCRITIVO DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA EM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2014.v7i1.a21177Resumo
A pesquisa em Educação em Ciências no Brasil tem apresentando uma produção significativa a partir da criação dos programas de pós-graduação. Estudos investigativos sobre essa produção dão uma visão sobre os caminhos percorridos e contribuem para apontar tendências, resultados, lacunas e limitações que irão auxiliar pesquisadores e profissionais que atuam nesse campo de conhecimento a resolver problemas e encaminhar novas investigações. O presente trabalho tem como objetivo apresentar um panorama descritivo dos artigos publicados que tratam da produção acadêmica em Educação em Ciências em revistas brasileiras do campo. Realizou-se uma pesquisa bibliográfica das revistas da área de Ensino de Ciências avaliadas pelo Qualis CAPES nos estratos A, B1 e B2. Foram localizadas 7 revistas e, após pesquisa em cada um dos títulos, encontrou-se 17 artigos que foram caracterizados considerando o número de artigos por ano de publicação, tipo de material analisado, principais disciplinas e temáticas estudadas. A área de Educação em Ciências aparece como principal interesse de estudo, os artigos e teses/dissertações são os tipos de materiais com maior frequência nas pesquisas realizadas. A distribuição de 2002 a 2013 não apresentou tendência crescente. As temáticas específicas são enfocadas na maioria dos trabalhos.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.