O impacto do stress/saúde e qualidade de vida no desempenho docente: estudo comparativo entre Portugal e Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982

Palavras-chave:

avaliação de desempenho docente;, stress;, saúde;, qualidade de vida;, motivação

Resumo

A Avaliação de Desempenho Docente é um importante instrumento para escolas e professores, pois promove o desenvolvimento profissional, a motivação do corpo docente e a reflexão sobre a prática. Entendendo que o desempenho dos professores pode ser afetado por diversos fatores, este estudo teve como objetivo investigar o impacto do stress/saúde e qualidade de vida sobre a atividade docente. Para tal, foram realizadas entrevistas com 30 professores de duas instituições de ensino particular em Portugal e no Brasil. A partir das respostas, foram criadas categorias à luz da Análise de Conteúdo. Os resultados indicam que a maioria dos professores, 27 dos entrevistados, reconhece o impacto que o stress provoca em suas práticas e, sinaliza que o trabalho (nove professores) e a indisciplina dos alunos (14 professores) são os principais agentes desencadeadores de perda de qualidade de vida. Sendo assim, este estudo contribui para uma reflexão sobre a importância de se pensar estratégias para a melhoria da qualidade de vida dos professores

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Biografia do Autor

Pedro Miguel Marques da Costa, Universidade de Lisboa/Externato Séneca, Lisboa

Doutorando em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE), no CEFET/RJ. Licenciado em Química, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto, e Mestre em Ensino da Física e da Química, também pela Universidade do Porto. Pós-Graduação e Mestrado em Administração Escolar pelo ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa. Professor das disciplinas de Física, Química e Ciências do Ambiente no terceiro ciclo do ensino básico (ensino fundamental) e no ensino secundário (ensino médio). Coordenador do Projeto Espaços Educativos Inovadores e Sala de Aula do Futuro e desenvolve investigação na área das novas metodologias de ensino. Embaixador Scientix, Comunidade para a Educação Científica na Europa, pela European Schoolnet em representação da Comissão Europeia. Embaixador Owlypia - The Intellectuals' Challenge. Microsoft Innovative Educator Expert (MIE Expert). Foi candidato finalista ao prémio Global TeacherPrize, um prémio internacional, promovido pela Fundação Varkey, reconhecido como o ?Nobel da Educação? para professores. 

Generosa do Nascimento, ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa, Lisboa

Doutorada em Gestão, com especialização em Recursos Humanos e Comportamento Organizacional, pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa. É Professora Auxiliar no Departamento de Recursos Humanos e Comportamento Organizacional do ISCTE-IUL. É Diretora do Executive Master em Gestão Estratégica de Pessoas e Liderança, do Executive Master em Gestão de Serviços de Saúde e da Pós-Graduação em Gestão para Profissionais de Saúde do ISCTE Executive Education. As áreas de investigação são a Gestão de Serviços de Saúde e de Gestão Estratégica de Pessoas. Foi membro de Conselhos de Administração (ou assessora) e possui longa experiência em consultoria em Gestão Estratégica de Pessoas, Gestão de Serviços de Saúde e Mudança Organizacional em organizações, privadas, públicas e economia social, de diferentes setores de atividade.

Marcelo Borges Rocha, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, Rio de Janeiro, RJ

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000), Mestrado em Educação em Ciências e Saúde - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003) e Doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Pós-doutorado em Administração Pública pela EBAPE na Fundação Getúlio Vargas.Atuou como Professor Assistente do Centro Universitário Augusto Motta e da Universidade Estácio de Sá. Tem experiência na área de Educação, Zoologia, Bioquímica e Ecologia, atuando principalmente nos seguintes temas: divulgação científica, taxonomia, biologia molecular e meio ambiente. Atualmente atuo como professor no Ensino Superior e no Programa de Pós Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (CEFET/RJ). Docente de Programas de Pós-graduação na UFRJ. Além disso, sou chefe da Divisão de Editoração, responsável pela Revista Tecnologia e Cultura e coordeno o Laboratório de Divulgação Cientifica e Ensino de Ciências (LABDEC). Atuo como avaliador junto ao INEP/MEC para credenciamento e recredenciamento de cursos superiores no Brasil. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2. É Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ.

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Publicado

2022-08-10

Como Citar

Costa, P. M. M. da, Nascimento, G. . do, & Rocha, M. B. (2022). O impacto do stress/saúde e qualidade de vida no desempenho docente: estudo comparativo entre Portugal e Brasil. Ensino, Saude E Ambiente, 15(1), 175-195. https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i1.a50982

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